segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Medicina e Positivismo

Acontece nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, no Memorial do Rio Grande do Sul, a palestra “Singela relação entre medicina e positivismo”, que será proferida pelo médico cardiologista, professor e escritor Waldomiro Carlos Manfrói. A promoção é da Academia Rio-Grandense de Letras, na qual Manfrói ocupa a cadeira 30. O evento será iniciado às 17h, no auditório Oswaldo Goidanich, no primeiro andar do Memorial. Aberto ao público e com entrada franca.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Casa do Povo recebe Caudilhos do Rio Grande do Sul - Exposição na Assembléia Legislativa apresenta biografia de personagens marcantes na história do Estado

A exposição itinerante Caudilhos do Rio Grande do Sul, pertencente ao acervo do Memorial do Rio Grande do Sul, será instalada na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de setembro. O evento faz parte das comemorações da Semana Farroupilha. A população terá até o dia 31 para apreciar os painéis que apresentam a biografia, em texto e imagens, de cerca de 30 personagens marcantes na história político-militar do Estado, como Bento Gonçalves, Gaspar Martins, Flores da Cunha, Joca Tavares e Gumercindo Saraiva.

A exposição será montada no espaço Galeria dos Municípios, no hall de entrada principal da sede do parlamento. As exposições itinerantes do Memorial do Rio Grande do Sul abordam temas da história e da cultura gaúchas. Atualmente, o catálogo da instituição oferece 11 acervos que percorrem municípios do Estado.

Serviço
O quê: Caudilhos do Rio Grande do Sul
Quando: de 27 a 31 de setembro, das 8h30min às 18h30min
Onde: Galeria dos Municípios, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre

terça-feira, 21 de setembro de 2010

4ª Primavera dos Museus reúne museus e twitteiros culturais no dia 25 de setembro

O Memorial do Rio Grande do Sul, que lançará nos próximos dias seu twitter, é uma das entidades confirmadas para o evento Museus e Redes Sociais: Mediação 2.0 e 4º Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre. O evento será realizado no próximo sábado, às 17h, na Sala Rita Lobato do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul – MUHM (av. Independência, 270).

A iniciativa é uma realização do MUHM em parceria com o Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre (ETC-POA). Os debatedores são a professora Jeniffer Cuty, vice-coordenadora do curso de Museologia da UFRGS, a professora Silvana Sandini, da FAMECOS/PUCRS e o consultor Silvio Belbute, empresário da área de Tecnologia de Informação.

O evento vai unir museus da capital gaúcha aos de todo o Brasil durante a 4ª Primavera dos Museus em um debate sobre mídia, redes sociais e como elas podem ajudar os museus a melhorar a comunicação com o seu público. Museu do Inter, Memória Carris, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Fundação Iberê Camargo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MUSECOM), Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), Secretaria de Estado da Cultura, IBRAM e Sistema Brasileiro de Museus (SBM) apoiam o evento e estarão presentes no dia debatendo e divulgando seus canais e perfis nas Redes e Mídias Sociais. No dia haverá sinal de rede wireless aberto para que os participantes possam comentar ao vivo de seus notebooks e transmissão online pelos perfis no Twitter @ETC_POA e por meio da TwitCAM no @muhmrs.

Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-maileventosmuseu@simers.org.br, pelo site www.muhm.org.br e fone (51) 3029-2900 ou ainda no site www.etcbrasil.com.br.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Confira as fotos do evento Semana Farroupilha, realizado no Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul realizou, na última segunda-feira, um evento em comemoração a Semana Farroupilha. Confira algumas fotos da cerimônia:







Uma prévia da Oktoberfest no Memorial do Rio Grande do Sul


Um dos eventos culturais mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest, terá lançamento em Porto Alegre nesta terça-feira (14), às 19h, no andar térreo do Memorial do Rio Grande do Sul. Trata-se da 26ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que será realizada no município no período de 6 a 17 de outubro.

O lançamento da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul no Memorial contará com a presença de autoridades e das soberanas da festa e com atrações como bandinhas típicas e grupos de dança da cultura alemã. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Serviço:
Lançamento da 26ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Local: Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega s/nº, andar térrreo)
Entrada franca

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Farroupilha no Memorial do Rio Grande do Sul

Missa Crioula, exposição de Danúbio Gonçalves e outras atrações integram as comemorações da Semana Farroupilha 2010 no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº), que se iniciam nesta segunda-feira (13). Todos os eventos são abertos ao público e têm entrada franca. Veja a seguir a programação:

Missa Crioula em celebração da Semana Farroupilha
Onde: Andar térreo do Memorial do RS (entrada pela rua Sepúlveda)
Quando: segunda-feira (13.09), 18h

Exposição Charqueadas - Um resgate para a história
De Danúbio Gonçalves
Painéis com reproduções de xilogravuras do artista plástico sobre as antigas charqueadas gaúchas e textos explicativos de José Antonio Mazza Leite, historiador e idealizador do Museu do Charque, de Pelotas.
Onde: Espaço Cultural Décio Freitas, 1º andar do Memorial do RS
Quando: 10 de setembro a 10 de outubro
Horário: terça a sábado, 10h às 18h

Exposição Farroupilha
Acrílicos sobre tela do artista plástico Zé Darci, de Arroio Grande (José Darci Barros Gonçalves integra o Grupo de Artistas Negros de Pelotas “Quilombos Urbanos”, coletivo que agrega referências artísticas da região. As temáticas mais recorrentes de sua obra são ambientadas no cotidiano e nas paisagens de quem vive o pampa).
Onde: andar térreo do Memorial do RS (entrada pela rua Sepúlveda)
Vernissage: segunda-feira (13.09), 19h

Exposição Piratini
A história da primeira capital farroupilha em fotos e textos. Doze painéis compõem a mostra comemorativa à Semana Farroupilha
Onde: Espaço Cultural Décio Freitas
Quando: terça a sábado, 10h às 18h

Mostra de filmes
Onde: auditório Oswaldo Goidanich (1º andar do Memorial do RS)
Programação:

O SOBRADO (Brasil 1956), de Walter G. Durst e Cassiano Gabus Mendes
Quando: terça-feira (14.09), 12h30

UM CERTO CAPITÃO RODRIGO (Brasil 1971), de Anselmo Duarte
Quando: quarta-feira (15.09), 12h30

ANAHY DE LAS MISIONES (Brasil 1997), de Sérgio Silva
Quando: quinta-feira (16.09) e sábado (18.09), 12h30

NETTO PERDE A SUA ALMA (Brasil 2001), de Tabajara Ruas e Beto Souza
Quando: sexta-feira (17.09) às 12h30 e sábado (18) às 15h30

Exposição Ospa 60 anos - Programação

Programação do Auditório Oswaldo Goidanich

15 de setembro, a partir das 18h30:
OSPA - OS ANOS DOURADOS - Dr. Arthur Torelly Franco
A OSPA E A ÓPERA – Professor Décio Andriotti
PAIXÃO PELOS INSTRUMENTOS - MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO – Professor Ricardo Leonardi Paranhos
A ARTE E A MEDICINA – Professor Dr. Ivo Nesralla

17 de setembro, a partir das 18h30:
A OSPA E A EDUCAÇÃO - Professora Liane Hentschke
OSPA COMO IMPULSIONADORA DE NOVOS TALENTOS – Professor Alexandre Dossin
NOVA SALA DE CONCERTOS DA OSPA – Eng. Ismael Solé
ENCERRAMENTO: MAESTRO ISAAC KARABTCHEVSKY

Apresentação do Coral da Igreja Luterana – “O Messias”, de Handel
Regente: Raul Blum
08 de outubro | 18h30

A exposição Ospa 60 Anos fica em cartaz até 10 de outubro no Memorial do RS (Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega). Horário de visitação: de terças a sábados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Confira como foi a abertura do Seminário História e Memória da OSPA

Nas a abertura com a mesa formada pelo Presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Dr.º Ivo Nesralla, o professor e ex-presidente da Fundação OSPA, Profº Luis Osvaldo Leite, e a Diretora do Memorial do RS, Leonor B. Schwartsmann. O professor Luis Osvaldo Leite, na ocasião, proferiu a palestra "Ambiente cultural de Porto Alegre na época da fundação da OSPA". No final do evento o Ilustre Secretário de Estado da Cultura do RS, Sr. Cézar Prestes, encerrou o evento.

Ivo Nesralla, Luis Osvaldo Leite, Leonor B. Schwartsmann
Luis Osvaldo Leite

Cézar Prestes - Secretário de Estado da Cultura do RS

E.M.E.F. Afonso Guerreiro Lima visita o Memorial do Rio Grande do Sul

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima visitou o Memorial do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, dia 09 de setembro.
Acompanhados pelos professores Mônica Sanschotene, Ana Elisa Fontoura, Daiane de Freitas, José Silva e Camargo e Marco Aurélio Soares Caratti, os alunos conheceram os diversos espaços da instituição.

Os alunos se preparam para o registro da foto dos professores

Lanche para recuperar as energias no terreo do Memorial RS

 Aluna ao lado do Piano "Museu" da Exposição OSPA 60 Anos, 
na entrada do Memorial RS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...