quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Confira as imagens da vernissage de História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura

O ministro da Saúde José Temporão, A diretora do Memorial RS, Leonor Schwartsmann,
e o secretário estadual de Cultura, Cézar Prestes

O secretário de Cultura conversa com as organizadoras da exposição:
Rejane Penna (esq) e Leonor Schwartsmann
O ministro concede entrevista à imprensa
Solenidade marcou abertura da exposição no Memorial

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ministro da Saúde abre exposição no Memorial

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e dois secretários estaduais participaram do evento de abertura da exposição História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura, no 2º andar do Memorial, que a partir de hoje (terça-feira 26.10) poderá ser visitada pelo público em geral. Acompanhados pelas organizadoras da mostra, as historiadoras Leonor Baptista Schwartsmann e Rejane Penna, percorreram as três sala que abriga o acervo de fotos e documentos históricos sobre a medicina no Rio Grande do Sul na virada do século XIX e início do século XX.

Na foto, da esq. para a dir.: Anita Gilda Hubner Bergmann (secretária de Saúde do RS); 
Cézar Prestes (secretário de Cultura do RS); Ricardo Malcon (presidente da ANDHPCRS);
ministro da Saúde José Gomes Temporão; Leonor Baptista Schwartsmann
(diretora do Memorial do RS); Suzana Dihl (diretora do Arquivo Histórico do RS (AHRS);
Rejane Penna (historiógrafa do AHRS).

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura

Exposição no Memorial do Rio Grande do Sul traz a público imagens e documentos que revelam o passado da medicina gaúcha




As Salas do Tesouro, espaço nobre no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, será ocupado a partir de 25 de outubro pela exposição História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura, que reúne documentos e fotos históricas sobre a evolução da medicina no Estado entre o século XIX e início do século XX e suas interrelações com a sociedade e a política.

A mostra é uma criação das historiadoras Leonor Baptista Schwartsmann, diretora do Memorial, e Rejane Penna, do Arquivo Histórico. A maior parte do acervo recolhido está sob a guarda do Arquivo Histórico, mas a exposição foi enriquecida com peças cedidas pelo Centro de Memória da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Museu da História da Medicina (MUHM), Museu da Brigada Militar e Serviço de Memória Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Também apóia a iniciativa a Associação Gaúcha de História da Medicina.

O ambiente das Salas do Tesouro favorece a observação atenta dos 37 painéis que compõem a mostra, organizados em seis blocos distintos: Os viajantes; O ensino da medicina; As guerras; O combate às epidemias; As instituições de saúde; e a Brigada Militar

Dos anos que antecederam à Primeira Guerra Mundial, por exemplo, são inúmeros os mapas, quadros estatísticos, litografias e fotografias retratando os processos de cura.. A exposição também reúne uma quantidade significativa de documentos escritos, como cartas trocadas entre políticos, autoridades sanitárias e governantes, além de fotografias de profissionais e instituições de saúde da época.

Serviço:
Exposição História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura
Local: Salas do Tesouro, 2º andar do Memorial do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Sete de Setembro 1020, Praça da Alfândega,Centro Histórico – Porto Alegre
Abertura para convidados no dia 25 de outubro
Visitação pública a partir de 26 de outubro
Horário: de terças a domingos, das 10 às 18h
Entrada gratuita

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Exposição comemora Outubro Rosa no Memorial do RS

A exposição “Verbos para Vestir”, assinada pelo artista plástico e designer Leandro Selister, está aberta à visitação no Memorial do Rio Grande do Sul até o dia 24 de outubro (terças a domingos, das 10h às 18h. A promoção é do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS).

A exposição foi criada exclusivamente para o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização criado para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama. Em suas obras, Leandro Selister homenageia as mulheres vitoriosas, que venceram a doença. A partir de 15 bustos femininos vestidos com verbos que simbolizam ações para a vida diante do diagnóstico da doença, o artista destaca a vontade de viver das mulheres que lutaram contra o câncer e se reinventaram perante as dificuldades do caminho.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Curso para educadores na Feira do Livro de Alvorada

Como parte da programação da 11ª Feira do Livro de Alvorada, será realizado na cidade, nos dias 7 e 8 de outubro, às 18h, o curso Educação e Diversidade. A promoção é do Memorial do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação de Alvorada e Associação Nacional de História (ANPUH) – Seção RS. O curso se destina a educadores e tem o objetivo de contemplar as exigências da Lei Federal 1039/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história negra e afrobrasileira nas escolas do país.
Os interessados podem se inscrever no próprio local de realização do curso, na Praça Central João Goulart, centro de Alvorada (avenida Getúlio Vargas, parada 48). As inscrições são gratuitas.


Serviço:
Curso Educação e Diversidade
Data: 7 e 8 de outubro de 2010
Horário: 18h
Local: 11ª Feira do Livro de Alvorada
Endereço: Praça Central João Goulart (av. Getúlio Vargas, parada 48 - Alvorada)

Coral da Igreja Luterana canta Messias de Haendel no Memorial do RS


O Coral da Igreja Luterana, de Porto Alegre, realiza concerto na sexta-feira da próxima semana (8 de outubro), às 18h30min, no Memorial do Rio Grande do Sul. A obra escolhida para a ocasião é O Messias (1742), de George Friedrich Haendel, a mais conhecida do compositor, sendo de grande popularidade o coro Aleluia.

O conjunto vocal, formado por 40 vozes, será regido pelo Reverendo Raul Blum. O concerto será realizado no Auditório Oswaldo Goidanich, com entrada franca.

A exposição Ospa 60 anos estará no Memorial do RS até o dia 10 de outubro, aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...