sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Imagens da visita do Centro de Referência em Assistência Social de Canoas ao Memorial

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Canoas visitou o Memorial do Rio Grande do Sul no último dia 25. Os adolescentes, acompanhados pelo orientador social Denien Brown e pela assistente social Fernanda Guedes, percorreram com muito interesse a exposição Surf em Prancha, que apresenta técnicas diferenciadas sobre pranchas de surfe, de diversos artistas. Veja as fotos da visita.


Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Imagens do 45º Festival de Coros do Rio Grande do Sul em Barra do Ribeiro

A 10ª etapa do Festival de Coros do RS 2010 ocorreu no município de Barra do Ribeiro, no dia 20 de novembro. O Memorial do Rio Grande do Sul apoiou o evento.

Diretora do Memorial do RS, Leonor Schwartsmann, 
faz a abertura do Festival

Coro Misto Vozes da Serra-Piá, de Nova Petrópolis

Vocal Phoenix, de São Leopoldo

Coro Masculino Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis

Vozes do Porteira Canto e Dança, de Novo Hamburgo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Surfe e natureza selvagem na programação do Memorial

Até o dia 3 de dezembro, estão sendo realizados no Memorial do Rio Grande do Sul diversos eventos sobre o surfe e suas pranchas, o mar e a rica natureza das praias. De terças a sábados, das 10 às 18h.Confira a seguir.

Exposição de fotos Costa Rica - Pura Vida!
Autor: Harleyson Almeida
Local: Sala Décio Freitas, 1º andar

Exposição de pintura sobre tela O Imaginário em uma Ilha
Autor: Ana Paula Alves de Souza
Local: Sala Décio Freitas, 1º andar

Exposição Porto em Prancha
Local: 1º andar, lateral esquerda
O evento reúne cerca de 40 pranchas de surfe transformadas em arte por 38 artistas de diferentes técnicas: como estilistas, grafiteiros, pintores, ilustradores, fotógrafos e litogravuristas.
Artistas: Zoravia Bettiol, Studio Crocco, Miriam TolPolar, APAS, Viti, Davi Escobar, Pablo Etcheparre, Carla Schertel, Nina Moraes, Marcelo Monteiro, Cleide Albuquerque, Matias Albuquerque, Caio Guedes, Diego de Los Campos, Yara Pansini, Hugo Rubilar, Sol Jaras, Trampo, Marcio Mello Melao, Cusco Rebel, Lidia Brancher, Ricardo Pirecco, Lemas, Jamaikah Santarem, Ogro, Cristina Engler, Paula Plim, Eliseu (artista especial da Kinder), Lucia Cavalli, Samuel Casal, Eduardo Guspe , Harleysom Almeida, Alexandre Torrano, Marcelo Barneiro, Felipe Dietrich, Andre Venzon, Bianka Choguis Grillo, Silvia Ferrão, Daniela Adams, Leandro Selister

Exibição de vídeos Surf & Natureza
Local: 1º andar
Exibição contínua de vídeos com temática de surfe

Ciclo de palestras Arte, Cidadania, Sustentabilidade & Surf!
Quando: 30/11, 01/12 e 02/12, às 10h e 14h
Local: Auditório

25 anos do Instituto Marc Chagall - Imagens da abertura da comemoração no Memorial

A diretora do Arquivo Histórico do Instituto Cultural Judaico Marc Chagal,
Ieda Gutfriend (esquerda), e a diretora do Memorial do RS, Leonor Baptista Schwartsmann

Apresentação do Coral Zemer, no auditório do Memorial

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Convite: Exposição de fotos e poesias O Nu das Palavras

A exposição O Nu das Palavras está aberta à visitação na Sala de Múltiplos Usos, no 2º andar do Memorial do Rio Grande do Sul.

Até 10 de dezembro, de terças a sábados, no horário das 10h às 18h.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Segue em cartaz no Memorial a exposição História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura


A exposição: são 37 painéis organizados em seis blocos distintos: Os viajantes; O ensino da medicina; As guerras; O combate às epidemias; As instituições de saúde; e a Brigada Militar, além do vídeo Olhares sobre a História da Medicina. Conta com inúmeros mapas, quadros estatísticos, litografias e fotografias retratando os processos de cura dos anos que antecederam à Primeira Guerra Mundial. Também reúne uma quantidade significativa de documentos, como cartas trocadas entre políticos, autoridades sanitárias e governantes, além de fotografias de profissionais e instituições de saúde da época.

Local: Salas do Tesouro
Visitação: terça à sábado, das 10h às 18h
Entrada franca
Agendamento: 3224.7210

Atrativo pedagógico nas visitas de crianças pequenas ao Memorial do RS

O Memorélio é um boneco de madeira, com cara de vovô sabe tudo e cerca de 1,20m de altura, criado pelo Memorial do Rio Grande do Sul para divertir e ensinar estudantes das séries iniciais em visita à instituição. Manipulado por um monitor, o boneco recebe as crianças, conta histórias sobre o Rio Grande do Sul, faz brincadeiras instrutivas e provoca muitas risadas.

O Memorélio protagoniza inúmeras atividades relacionadas à história, à cultura e ao patrimônio do Estado. Já está integrado à programação interativa que o Memorial do RS apresenta ao público, sempre de terças a sábados, das 10h às 18h.

O agendamento para as visitas guiadas com participação do boneco pode ser feito pelo fone (51) 3224.7210.

Visitas guiadas proporcionam imersão no acervo do Memorial do RS

As Visitas Guiadas são uma atração que o Memorial do Rio Grande do Sul disponibiliza para grupos de estudantes ou turistas, com atendimento diferenciado prestado por monitores especializados. Diariamente, o Memorial promove Visitas Guiadas em dois horários fixos, às 11h e 15h. Mas também podem ser realizadas em outros horários, da manhã à noite, mediante agendamento especial.
Os temas que podem ser abordados na visita são: Etnias formadoras da sociedade gaúcha; Modelos econômicos do Estado em diferentes períodos históricos; As guerras e conflitos no Rio Grande; O Rio Grande e o cenário nacional.
Agendamento pelo fone: 3224.7210.

Instituto Cultural Judaico Marc Chagall comemora 25 anos com atrações no Memorial do RS

Clique na imagem para ver em tamanho maior

A questão negra em evidência - Seminários Debates 2010, neste sábado, dia 20

Clique na imagem para ver em tamanho maior

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Novos escritores autografam no Memorial

Porto Alegre Dos Casais: Chegadas E Partidas
Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche
Edição 2010/Memorial Do RS - Turma Darcy Azambuja


Dia 9 De Novembro De 2010

16 Horas
Apresentação do livro com Alcy Cheuiche e debate com a diretora do Memorial Do RS, Leonor Baptista Schwartsmann, e os autores
Local: Sala Dos Jacarandás, 2º Andar Do Memorial Do Rs

18 Horas
Atividade: Sessão de Autógrafos
Local: Térreo do Memorial Do Rs

Autores
Ana Severo
Danci Caetano Ramos
Simone Oliveira
Dante D'angelo
Geni Oliveira
Leandro Toral
Mara Cidade
Maria De Jesus Monteiro
Roberto General

Organização
Alcy Cheuiche

Memorial do RS realiza segunda edição do seminário Africanidades

Tendo como subtemas a história, a arte e a cultura do continente que ajudou a formar a etnia brasileira, a nova edição do seminário Africanidades reunirá pesquisadores e estudiosos do assunto para cinco dias de conferências, debates e apresentação de trabalhos inéditos. O evento se inicia neste sábado (13), às 14h, e prossegue nos dias 26.22 às 14h; 27.11 às 9h; 3.12 às 9h; e 4.12 às 9h.

A promoção é do Memorial do Rio Grande do Sul em parceria com o Núcleo de Pesquisas em História (NPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Grupo de Trabalho (GT) Negros da Associação Nacional de História-Seção RS (ANPUH-RS), além de diversas outras instituições dedicadas à produção de conhecimento e divulgação de estudos afrobrasileiros. Haverá sessões para apresentação de pesquisas já concluídas ou em andamento que abordem a temática das africanidades em todas as áreas das Ciências Humanas (História, Filosofia, Geografia, Ciências Sociais), Letras e Artes em geral.

O evento terá lugar no auditório Oswaldo Goidanich, no 1º andar do Memorial (rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega), em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas no local e as vagas são limitadas. Para maiores informações entre em contato pelo fone (51) 3224.7210 ou e-mails arilson.memorial@uol.com.br e nph@ufrgs.br.

Com quantas letras se faz uma Canoas

A Associação Canoense de Escritores e a Casa do Poeta de Canoas, entidades dedicadas à produção e divulgação da literatura produzida no município vizinho a Porto Alegre, realizam no Memorial do Rio Grande do Sul, no dia 8 de dezembro, a sessão de autógrafos coletiva Com quantas letras se faz uma Canoas. O evento será iniciado às 19h30, reunindo diversos autores e suas obras individuais, além de duas coletâneas. Todos os títulos poderão ser adquiridos no local ou por meio dos portais das entidades (www.casadospoetas.com.br e www.escritorescanoenses.org.br).

Além da sessão de autógrafos, o evento tem o objetivo de aproximar os escritores canoenses do público e dos meios culturais porto-alegrenses. Também será entregue o Troféu da Revista Símbolo a algumas personalidades da capital que se destacam na área cultural.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Para conhecer a medicina de antigamente - Autores autografam livro no Memorial

A diretora do Memorial do Rio Grande do Sul, Leonor Baptista Schwartsmann, médica, historiadora e doutoranda em História, é uma das organizadoras do livro Páginas da História da Medicina, que terá sessão de autógrafos no próximo domingo, às 18h, no Memorial.

Publicação da EdiPUCRS, a obra é o resultado da primeira jornada de pesquisas que reuniu médicos e historiadores, realizada em 2008. Os demais organizadores são Luiz Gustavo Guilhermano, médico e professor da FAMED/PUCRS; a médica, professora e vice-diretora da FAMED/PUCRS Maria Helena Itaqui Lopes; e a doutora em história Juliane Serres, diretora do MUHM.

Com 310 páginas, o livro tem preço promocional de R$ 38,00 na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Está à venda na banca da EdiPUCRS e, no dia da sessão de autógrafos, também no Memorial do Rio Grande do Sul.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lançamento: Páginas da História da Medicina

Clique na foto para ver em tamanho maior

A música contemporânea gaúcha

Dentro do ciclo OSPA Contemporânea VII, o Memorial do Rio Grande do Sul sediará neste sábado, dia 6, às 15h, a palestra seguida de mesa-redonda A Música Contemporânea no Rio Grande do Sul. O palestrante, Professor Doutor Fernando de Lewis Mattos, vai falar sobre Práticas da Música Atual.

O evento será realizado no auditório Oswaldo Goidanich, no 1º andar do Memorial. A entrada é franca.

Seminário Africanidades - História, arte e cultura: Veja programação e inscrições

Clique na foto para ver em tamanho maior
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...