segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Programação de cursos para 2011

O Memorial do Rio Grande do Sul está organizando uma variada programação de cursos e seminários para o ano de 2011. Entre os assuntos em destaque, o estudo da história e da memória de Porto Alegre e de Pelotas, o debate das questões negra e indígena, o estudo da fotografia e da cultura visual.

As atividades do Memorial do Rio Grande do Sul são abertas ao público. Para inscrições e informações, fique atento à divulgação no site da entidade (www.memorial.rs.gov.br) e também no twitter (twitter.com/memorialdors).
  • História e Memória da Capital em Debate – 4ª Edição. Comemoração da Semana de Porto Alegre, dia 25 de março, sexta-feira, das 18 às 21 horas. “Sons, ritmos da Capital porto-alegrense ao longo de sua trajetória”. OSPA, negros na música, índios.
  • Curso sobre Pelotas (RS). Trajetórias e Histórias. Dias 6, 7, 8 de abril, das 18 às 21 horas, e 9 de abril, sábado, das 9 às 13 horas.
  • Seminários e Debates: A Questão Negra em Evidência – 8ª Edição. Período: de março a dezembro, aos sábados, das 9 às 13 horas, uma vez por mês: 19 de março, 30 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 30 de junho, 30 julho, 27 de agosto, 29 de outubro e 26 de novembro. O curso terá duração de 36 horas.
  • Seminário: A Questão Indígena – 4ª Edição. Período: abril de 2011 – quatro sábados: dia 16 de abril; dias 7 e 14 de maio, das 9 às 13 horas.
  • Jornada de Estudos Patrimoniais. Gestão Cultural. – 2ª Edição. Período: 10 a 13 de maio, das 18 às 21 horas.
  • GT História das Ideias, dias 21 e 28 de maio, das 18 às 21 horas.
  • Curso de Extensão: Africanidades, Ideologias e Cotidiano. Período: junho. Dia 17 de junho, sexta-feira, das 18 às 21 horas.
  • Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasilleiros. Será realizada na última semana de setembro, nos dias 26 a 30 de setembro.
  • Africanidades: História, Cultura e Arte – 3ª Edição. Dias 15 e 22 de outubro, sábados, das 18 às 21 horas.
  • Curso de Extensão: História, Fotografia e Cultura Visual. Dias 16, 17 e 18 de agosto, das 18 às 21 horas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Correios inauguram exposição em homenagem ao Dia do Carteiro

Nesta terça-feira (25), ocorreu a abertura da exposição “Carteiros de Ontem e Hoje”. A exposição faz parte das festividades dos Correios em comemoração ao dia do Carteiro, celebrado no dia 25 de janeiro.

A mostra fotográfica faz um panorama entre os carteiros dos anos 70 e os profissionais de hoje. Para ilustrar os anos 70, a primeira turma de carteiros formada somente por mulheres no Brasil. Os painéis homenageiam as mulheres que exercem a profissão que, até a década de 70, era uma atividade exclusiva dos homens. Também serão exibidas cerca de 30 fotos de carteiros atuais, produzidas pelas equipes dos Centros de Distribuição Domiciliária do Estado. Localizada no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, a mostra tem entrada franca e fica aberta para visitação até o dia 13 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas.

Dentro das comemorações da data do empregado símbolo dos Correios, também estão programados, ao longo de janeiro, torneios internos e cafés da manhã nas unidades em todo o Estado.

Saiba mais sobre o Dia do Carteiro

Todos os dias, mais de 55 mil carteiros saem às ruas do Brasil para distribuir 35 milhões de objetos. Juntos, eles percorrem a pé, diariamente, cerca de 280 mil quilômetros — o equivalente a quase sete voltas na circunferência da Terra.

O carteiro é a face mais visível dos Correios e, portanto, é em grande parte responsável pelo alto conceito que a empresa tem junto à população brasileira. De acordo com pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em São Paulo no final do ano passado, os Correios detêm índice de confiança de 92% e são a segunda instituição de maior confiança dos moradores da maior metrópole do País, ficando atrás apenas do Corpo de Bombeiros, com índice de 94%.

Para homenagear os carteiros, os Correios realizarão eventos em diversos Estados brasileiros, por meio de suas Diretorias Regionais.

Perfil
Os carteiros representam 51% do efetivo total dos Correios, de 107.992 empregados. Entre os que exercem a atividade, 5.494 são mulheres (9,91%), sendo o Rio Grande do Sul o Estado com maior participação feminina (21,75%).

A faixa etária que concentra o maior número de carteiros vai dos 31 aos 40 anos (20.853). Em relação à escolaridade, a maior parte tem o ensino médio completo (47.877). Cerca de 8% dos carteiros possuem curso superior completo (4.590).

História
O dia 25 de janeiro de 1663, data da nomeação do alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio da Capitania do Rio de Janeiro — quando então se originaram os correios-mores no Brasil — é considerada a data inicial da instituição da atividade postal regular no País.

A nomeação foi feita pelo sétimo Correio-Mor do Reino (1641/1674) e primeiro Correio-Mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Por essa razão, 25 de janeiro é considerado o Dia do Carteiro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Apresentação do Boneco Memorélio

No mês de janeiro, o Memorial do Rio Grande do Sul promove apresentações diárias do Boneco Memorélio para o público infanto-juvenil.

O Memorélio é um boneco de madeira, com cara de “vovô sabe-tudo” e cerca de 1,20m de altura, criado pelo Memorial do RS para divertir e ensinar estudantes das séries iniciais em visita à instituição. Manipulado por um monitor, o boneco recebe as crianças, conta histórias sobre o Rio Grande do Sul, faz brincadeiras instrutivas e provoca muitas risadas.

As apresentações acontecem diariamente, às 15 horas, no Auditório Oswaldo Goidanich, com entrada franca.

Projeto Férias Vídeo Memória: Cinema

Durante as terças e quintas-feiras do mês de janeiro, o Memorial do Rio Grande do Sul vai exibir uma mostra de grandes sucessos do cinema que retrataram cenas da nossa história, como O Quatrilho e Olga. As exibições serão no Auditório Oswaldo Goidanich, às 12h15min (horário sujeito a alteração), com entrada gratuita. Confira a programação.

PROJETO FÉRIAS VÍDEO MEMÓRIA: CINEMA

11/01-Terça - A MISSÃO (EUA/INGL/1985)
A Missão retrata a guerra estabelecida por portugueses e espanhóis contra jesuítas idealistas que catequizavam os índios nos Sete Povos das Missões, na América do Sul no século XVIII. Dirigido por Roland Roffe.
Horário de exibição: 12h15min.

13/01-Quinta - O SOBRADO (Brasil/1956)
Dois caudilhos, duas famílias em luta. Cercados em um sobrado, sem água, sem comida e sem munições, eles têm que resistir às provações com decisão e coragem. O inimigo não passa da soleira do sobrado. Baseado na obra O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, o filme é dirigido por Walter G. Durst e Cassiano Gabus Mendes.
Horário de exibição: 12h15min.


18/01 – Terça - UM CERTO CAPITÃO RODRIGO (Brasil/1971)
Um cavaleiro, meio soldado meio gaudério, cabelos dourados, chega a uma pacata cidade. Ninguém poderia imaginar que aquele homem estava entrando também em suas vidas, conquistando o coração das mulheres e admiração dos homens. No sangue, ferve o amor e a guerra pela liberdade: “viver com honra ou morrer com dignidade”. Baseado na obra O Tempo e o Vento de Erico Verissimo, o filme é dirigido por Anselmo Duarte.
Horário de exibição: 12h15min.

20/01-Quinta - ANAHY DE LAS MISIONES (Brasil/1997)
É a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante a Revolução Farroupilha. Juntos, arrastando um velho carroção, enfrentam a guerra, a morte e o medo. Mãe coragem, Anahy só tem um objetivo: manter unida sua família a qualquer custo. Para sobreviver, perambulam pelo Rio Grande recolhendo pertences dos combatentes mortos e negociando-os com soldados de ambas as facções. Evitando comprometer-se a qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não vai envolvê-la. O filme é dirigido por Sérgio Silva.
Horário de exibição: 12h15min.

25/01-Terça - NETTO PERDE A SUA ALMA (Brasil/2001)
Antonio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido no combate na Guerra do Paraguai. Sua recuperação é no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe acontecimentos estranhos, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira. Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo dos Lanceiros Negros, além do período em que viveu no Uruguai. O filme é dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza.
Horário de exibição: 12h15min.

27/01-Quinta - O QUATRILHO (Brasil/1994)
Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa de um se interesse pelo marido da outra, sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isso desprovida de romance. O filme é baseado na obra do mesmo título de José Clemente Pozenato, e dirigido por Fábio Barreto.
Horário de exibição: 12h15min.

Projeto Férias Vídeo Memória: Documentário

O Memorial do Rio Grande do Sul promove o Projeto Férias Vídeo Memória: Documentário. Ao longo do mês de janeiro, será apresentada uma série de documentários sobre a história do Rio Grande do Sul, sempre de terças a sábados, das 10 às 18 horas, com reprises contínuas. A cada dia, uma obra diferente. A mostra é aberta ao público. Confira a programação.

PROJETO FÉRIAS VÍDEO MEMÓRIA: DOCUMENTÁRIO

07/01-Sexta - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ESCRAVIDÃO

08/01-Sábado - A FERRO E FOGO: REVOLUÇÃO FARROUPILHA

11/01-Terça - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ALEGRE PORTO DE MUITAS VIDAS

12/01-Quarta - A FERRO E FOGO: OS MUCKER – SANGUE E FÉ NO FERRABRAZ

13/01-Quinta - A FERRO E FOGO: GUERRA DA CISPLATINA

14/01-Sexta - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ALEGRE PORTO DE MUITAS VIDAS

15/01-Sábado - A FERRO E FOGO: REVOLUÇÃO FARROUPILHA

18/01-Terça - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ALEGRE PORTO DE MUITAS VIDAS

19/01-Quarta - A FERRO E FOGO: OS MUCKER – SANGUE E FÉ NO FERRABRAZ

20/01-Quinta - A FERRO E FOGO: GUERRA DA CISPLATINA

21/01-Sexta - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ESCRAVIDÃO

22/01-Sábado - A FERRO E FOGO: REVOLUÇÃO FARROUPILHA

25/01-Terça - A FERRO E FOGO: OS MUCKER – SANGUE E FÉ NO FERRABRAZ

26/01-Quarta - A FERRO E FOGO: GUERRA DA CISPLATINA

27/01-Quinta - CONTINENTE DE SÃO PEDRO: ESCRAVIDÃO

28/01-Sexta - A FERRO E FOGO: REVOLUÇÃO FARROUPILHA

29/01-Sábado - A FERRO E FOGO: OS MUCKER – SANGUE E FÉ NO FERRABRAZ

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Convite: Exposição Intuição

O Memorial do Rio Grande do Sul convida para o lançamento da exposição Intuição, da artista plástica Ana Cardoso. A abertura acontece nesta quarta-feira (05), às 18h30min, no Espaço Cultural Décio Freitas, no 1º andar do Memorial. A mostra fica aberta ao público até o dia 29 de janeiro, sempre de terças a sábados, das 10 às 18 horas.

Clique na imagem para ver em tamanho maior

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curso As Representações do Negro em Diferentes Suportes de Texto

O curso As Representações do Negro em Diferentes Suportes de Texto começa nesta segunda-feira (03) e se estende até o dia 14 de janeiro. Organizado pelo Memorial do RS e pela Faculdade Porto- Alegrense (FAPA), o curso tem por objetivo oportunizar situações de reflexão em torno da questão afro, a partir de abordagens que auxiliem na leitura de produtos culturais estruturados pelas sociedades brasileira e africana.

O curso terá um total de 40 horas e as aulas serão ministradas das 18h30min às 22 horas, no Memorial do RS.

Cronograma

03/01 A inserção social negra através da música: análise dos territórios negros no pós-abolição em Porto Alegre - Prof º Felipe Rodrigues Bohrer – UFRGS

04/01 Os negros na historiografia: a diáspora negra e os afrodescendentes - Ms. Jorge Euzébio Assumpção – FAPA/SEC

05/01 As projeções do ser-negro nas leis educacionais brasileiras - Ms. Walter Günther Rodrigues Lippold – PMPA

06/01 Associações e imprensa negras como suporte de pesquisa em Pelotas-RS - Prof ª Fernanda Oliveira da Silva - PUCRS

07/01 “Aparecendo na foto”: representações do negro na fotografia em Porto Alegre no final do séc. XIX e início do séc. XX - Ms. Arilson dos Santos Gomes - Memorial do RS

10/01 Representações identitárias de remanescentes de quilombo - Ms. Paulo Sérgio da Silva – UFRGS

11/01 O teatro negro constituindo identidades entre os anos de 1850 e 1950 - Ms. Isabel Silveira dos Santos – UFRGS/PMO

12/01 Testemunho de preto não serve: representações e auto-representações do negro nos processos crimes dos oitocentos - Dr. Paulo Roberto Staudt Moreira – UNISINOS

13/01 As representações negras na poesia africana - Drª Eliana Inge Pritsch – FAPA


14/01 Tambores de Moçambique: devoção, territorialidade, resistência cultural e política - Dr. Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior - IACOREQ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...