quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Memorial do RS receberá a Etapa do Festival de Coros do RS

Na tarde de ontem (22/02) a direção do Memorial do RS recebeu a visita do presidente da Federação de Coros do Estado do Rio Grande do Sul – FECORS, Severino Seger. Na ocasião, foi agendada uma apresentação de coros que acontecerá, no dia 15 de março de 2011, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Memorial do RS, também sediará uma das Etapas do Festival de Coros do RS, no mês de setembro de 2011.

Leonor Schwartsmann, diretora do Memorial do RS, Maria Helena 
Nunes, vice-presidente da ANDHPCRS e Severino Seger, presidente da FECORS

Visita à Barra do Ribeiro

A diretora do Memorial do RS, Leonor Schwartsmann, e a Vice-presidente da Associação Nacional de Divulgação da História Política e da Cultura do Rio Grande do Sul - ANDHPCRS, professora e antropóloga Maria Helena Nunes, estiveram na cidade de Barra do Ribeiro, na segunda-feira (21/02). Na ocasião, foram recebidas pelo Prefeito da cidade, Walter Dahse Naibert, e pelo coordenador de cultura, Juanez Luiz da Silveira. A pauta foi a análise do Plano Diretor para criação de um Museu na localidade e discussão sobre o tombamento de prédios históricos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sobre a Semana Missioneira

O Memorial do RS está disponibilizando um Centro de Informações sobre a Semana Missioneira, cuja comemoração acontecerá de 19 a 25 de abril.

Seus objetivos são:
  • promover anualmente suas festividades;
  • resgatar a cultura Guarani-Missioneira;
  • conscientizar o povo desta importante herança;
  • ajudar os remanescentes a viver dignamente e
  • desfazer os equívocos históricos.
  • Localizado no térreo do Memorial do RS, seu atendimento é das 14 às 18 horas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Exposição "60 Anos de Vida Pública de Leonel Brizola"


No ano de comemoração dos 50 anos da Campanha da Legalidade, o Memorial do Rio Grande do Sul inicia nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, a exposição “60 anos de vida pública de Leonel Brizola”. A exposição terá entrada franca e ficará aberta ao público até o dia 31 de março, sempre de terças a sábados, das 10 às 18 horas.

Assinatura da Portaria de Criação do Comitê de Transversalidade

Na tarde desta quinta-feira (17/02), no Auditório do Memorial do RS, o Secretário de Estado da Cultura, Luiz de Antonio Assis Brasil, e a Secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, assinaram a Portaria de Criação do Comitê de Transversalidade, nomeando Roberto Schmidtt Prym e Leila Mattos, da Cultura, Brenda Espíndula e Cristina Queirolo Feijó, do Turismo, para integrarem o Comitê. Este tem por objetivo produzir ações para fomentar e divulgar o turismo cultural no Rio Grande do Sul. Participou da solenidade, também, a Coordenadora da Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes.

Secretária de Estado do Turismo do RS, Abgail Pereira,
se pronunciando a respeito da criação do Comitê de Transversalidade

Secretário de Estado da Cultura do RS, Luiz Antônio de
Assis Brasil, no momento da assinatura da portaria
Secretário Luiz Antônio de Assis Brasil e Relações Públicas do
Memorial do RS, Cristina Piccoli, no encerramento da solenidade

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reunião com diretores das instituições da Sedac/RS

No dia 8 de fevereiro, na Sala dos Governantes do Memorial do Rio Grande do Sul, foi realizado o encontro semanal que reúne todos os diretores das instituições ligadas à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS).

Memorial do RS encaminha parceira com a Secretaria de Assistência Social de Arroio do Tigre

O Memorial do Rio Grande do Sul firmou parceria técnica com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Arroio do Tigre para oportunizar aos professores da rede municipal ações de formação sobre a Lei 10.639/03. A legislação determina a inclusão da História da África e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares. Além disso, a parceria tem o objetivo de possibilitar a capacitação de projetos para os remanescentes de quilombos localizados na região.

A reunião foi realizada na segunda-feira, dia 14 de fevereiro, no Memorial do RS. Estavam presentes Leonor Schwartsmann, diretora do Memorial do RS, Arilson dos Santos Gomes e Leandro Toral, assistentes culturais da Instituição. Também participaram do encontro a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Arroio do Tigre, formada pela secretária da Assistência Social Cláudia Schuster Bernardy e pelo psicólogo Tiago, além da funcionária da Emater Daniele e da representante do Quilombo Linha Fião, localizado no município, Márcia da Silva.

Homenagem ao ano da Itália no Brasil

Em comemoração ao ano da Itália no Brasil, o Memorial do Rio Grande do Sul convida para a exposição Giuseppe Garibaldi. Doada pelo Instituto Italiano Fernando Santi, a mostra é composta por 21 quadros, que retratam a trajetória desse ilustre personagem na Itália.

A exposição pode ser visitada de terças a sábados, das 10 às 18 horas, na Sala Décio Freitas, ala esquerda, no 1º andar do Memorial do RS.


Confira as exposições do mês de fevereiro:
- Porto Alegre, uma viagem no tempo, na Sala Décio Freitas, ala direita.
- Carteiros de Ontem e Hoje, no térreo, até o dia 28 de fevereiro.
- História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura, de Leonor Schwartsmann e Rejane Penna, nas Salas do Tesouro, no 2º andar.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Memorial do Rio Grande do Sul fecha parceira com SMEC de Arroio dos Ratos

O Memorial do Rio Grande do Sul firmou uma parceria técnica com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Arroio dos Ratos que vai oportunizar aos professores da rede municipal ações de formação sobre História da África e Cultura Afro-brasileira. A iniciativa vai ao encontro da Lei 10.639/03, que determina a inclusão desses temas nos currículos escolares.

A parceria foi acertada em reunião realizada no Memorial do RS, no dia 25 de janeiro. Representando o centro de cultura gaúcha, participaram Leonor Schwartsmann, diretora do Memorial do RS, Arilson dos Santos Gomes e Leandro Toral, assistentes culturais da Instituição. Também estava presente a equipe da SMEC de Arroio dos Ratos, formada pelas coordenadoras pedagógicas Denice Pakulski e Magda Matzembacher e pelo coordenador de Cultura Giovani Ceroni.


No encontro, ficou firmada, ainda, a possibilidade de publicação de um livro sobre a História de Arroio dos Ratos até o final de 2011, além da cedência da exposição itinerante “Castro Alves e a poesia da abolição” para a abertura do ano letivo no município.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...