quinta-feira, 31 de março de 2011

Memorial do RS sedia o primeiro dia do Seminário Internacional Memória, Verdade e Justiça: Marcas da Ditadura no Cone Sul

Na noite dessa quarta-feira (30/03), o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, sediou o primeiro dia do Seminário Internacional Memória, Verdade e Justiça: as Marcas da Ditadura do Cone Sul. Os participantes ouviram os depoimentos de Camilo Casariego Celiberti, sequestrado em Porto Alegre no ano de 1978, e Edson Teles, sequestrado em São Paulo em 1972. A mesa redonda Ditaduras de Segurança Nacional: O Sequestro de Crianças foi mediada pela historiadora do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Ananda Simões Fernandes.

Estiveram presentes no evento, representando as instituições realizadoras: a diretora do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Caroline Rafaela Heck, a diretora do Memorial do RS, Leonor Schwartsmann, a historiadora do Teatro de Arena, Fernanda Stürmer, o professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Enrique Serra Padrós, a historiadora do Arquivo Público do Estado, vinculado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Clarissa Alves, e o presidente da Escola do Legislativo da Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado Jeferson Fernandes.

O seminário tem por objetivo a discussão dos reflexos das ditaduras do Cone Sul e marca o aniversário do Golpe Civil-Militar de 1964, lembrado oficialmente em 31 de março, e que decretou um longo período político de exceção e consequente violação dos direitos humanos. As atividades prosseguem na quinta-feira (31/03), no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 18h30min, e na sexta-feira (1º/04), no Salão de Atos II da UFRGS às 18h.

Veja fotos do evento (clique nas imagens para visualizar em tamanho maior):

Enrique Serra Padrós
Ananda Simões Fernandes, Edson Teles e Camilo Casariego
Edson Teles, Caroline Rafaela Heck,
Camilo Casariego Celiberti e Leonor Schwartsmann

quarta-feira, 30 de março de 2011

Moacyr Scliar é lembrado em homenagem

A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do RS, realizou homenagem ao escritor Moacyr Scliar na noite dessa terça-feira (29). A diretora do Memorial, Leonor Schwartsmann, agradeceu a participação de todos os palestrantes, deu boas-vindas aos convidados e falou sobre o perfil identitário do homenageado e sua importância para a cultura gaúcha. Em seguida, o secretário Assis Brasil abriu o evento e, emocionado, falou sobre sua amizade com Scliar.

A mesa redonda Moacyr, um gaúcho transcultural, coordenada pela assessora cultural do Memorial e professora da ULBRA, Débora Mutter, buscou mostrar diferentes facetas do escritor, retratadas por quem conviveu com Scliar. Dr. José Camargo, médico, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina, falou sobre a paixão de Scliar pela medicina e seu tempo como médico do escritor. Zilá Bernd, professora universitária, falou de seu livro sobre o escritor, O Viajante Transcultural. Cláudia Laitano, jornalista e escritora, retratou Moacyr Scliar através de seus feitos como cronista e jornalista. Ruben Oliven, antropólogo e professor universitário, mostrou um lado mais familiar do escritor. Fabio Prikladnicki, jornalista e doutorando em Letras, enfatizou as obras de Scliar que retratam o judaísmo.

A homenagem contou com a presença de Judith Scliar, esposa de Moacyr, que recebeu das mãos do presidente da Fundação Cultural Piratini, jornalista Pedro Osório, um acervo da TVE e FM Cultura com participações de Moacyr Scliar. Uma cópia também foi presenteada ao Memorial do RS. Dr. Dirceu Rodrigues, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Prêmio Moacyr Scliar, que será entregue pela instituição em junho. Estiveram presentes no evento Adão Villaverde, Presidente da Assembléia Legislativa, o diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, o diretor do Instituto Estadual do Livro, Ricardo Silvestrin, o escritor Armindo Trevisan, alunos da Ulbra, e muitos outros ilustres convidados.

Veja fotos do evento:

Abertura do evento
Leonor Schwartsmann
Secretário Assis Brasil

Dr. José Camargo
Zilá Bernd
Cláudia Laitano
Ruben Oliven
Fabio Prikladnicki
Débora Mutter, professoras e alunas da ULBRA
Leonor Schwartsmann, Judith Scliar e Débora Mutter

Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior.
Clique aqui e veja mais fotos em nosso perfil no Facebook!

terça-feira, 29 de março de 2011

Seminário Pelotas: Trajetória e Histórias

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Memorial do RS realiza, de 06 a 09 de abril de 2011, o seminário Pelotas: Trajetória e Histórias. Serão abordados temas como escravidão e abolicionismo, arte pelotense ou combinando tópicos como arquitetura e gênero, economia e política.

As palestras serão ministradas por estudiosos e especialistas, e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h30min às 20h20min e, no sábado, das 10h às 12h, na Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro Histórico - Porto Alegre.

Confira a programação:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Informações: 51-3224-4376 e/ou seminarios@memorial.rs.gov.br.
Inscrições: 51- 3286-6790, com Laura.

Música porto-alegrense em debate


O Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, promoveu nessa sexta-feira (25) a 4° edição do encontro História e Memória da Capital em Debate. O tema dessa edição, Músicas, melodias e ritmos da capital sul-riograndense, buscou mostrar a trajetória da música porto-alegrense através de suas características eruditas e populares.
O evento teve como palestrantes convidados Cosmas Grieneisen, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Felipe Rodrigues Bohrer, mestrando em História pelo PPGH/UFRGS. 

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

segunda-feira, 28 de março de 2011

Memorial promove oficina em Arroio dos Ratos

O Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, promoverá a Oficina: patrimônio, educação e cultura em comemoração ao aniversário de 47 anos do município de Arroio dos Ratos.
O encontro busca demonstrar, por intermédio dos funcionários do Setor de Assuntos Culturais do Memorial do RS, como os professores de Arroio dos Ratos, e a própria comunidade local, podem contribuir para a preservação, catalogação e divulgação da História do município.
O encontro ocorrerá no dia 14 de abril, quinta-feira, das 14h às 17h, com a seguinte programação:

14 h às 14h50min
Palestra Arquivo Registro de informação: suportes técnicos
com Alexandre Veiga

15h às 15h50min
Palestra Aplicabilidade da Lei 10.639/03 A história africana e afro-brasileira na sala de aula
com Arilson dos Santos Gomes e Fábio Oliveira Sosa;

16h às 16h50min
Palestra Possibilidades práticas para a criação de um memorial histórico
com Cássio de Oliveira Pires e Leandro Toral de Oliveira

quinta-feira, 24 de março de 2011

Homenagem ao escritor Moacyr Scliar

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Memorial do Rio Grande do Sul presta homenagem ao escritor Moacyr Scliar com a Mesa Redonda Moacyr, um gaúcho transcultural. O evento será na terça-feira, 29 de março de 2011, às 19h, no Auditório Oswaldo Goidanich – Memorial do RS – Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre – RS. O encontro contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, que fará a abertura da sessão de homenagem.

Mesa Redonda: Moacyr, um gaúcho transcultural
Coordenação: Débora Mutter assessora de assuntos culturais (Memorial do RS) 
e professora universitária (Ulbra)

Composição da Mesa:
  • Dr. José Camargo, médico, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina;
  • Zilá Bernd, professora universitária (UFRGS e Unilasalle);
  • Cláudia Laitano, jornalista e escritora;
  • Ruben Oliven, antropólogo e professor universitário (UFRGS);
  • Fabio Prikladnicki, jornalista e doutorando em Letras (UFRGS);

Clique na imagem para ver em tamanho maior

quarta-feira, 23 de março de 2011

Painel discute a discriminação racial

Nessa segunda-feira (21) a Coordenadoria Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Copir), da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, realizou no Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, o painel Discriminação Racial no Trabalho, com referência ao Dia Internacional Contra a Discriminação. Estiveram presentes Carlos Gadeia, professor da UNISINOS, Sandra Maciel, coordenadora do COPIR - RS Direitos Humanos e Vinícius Wu, Chefe de Gabinete do Governador Tarso Genro.

Veja fotos do evento:



Vinícius Wu

terça-feira, 22 de março de 2011

Seminário Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul

A Secretaria da Cultura, a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promovem o Seminário Memória, Verdade e Justiça: as marcas das Ditaduras do Cone Sul.

O Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, participará deste seminário através da mesa redonda Ditaduras de Segurança Nacional: O Seqüestro de Crianças, que se realizará no dia 30 de março, a partir das 19h, com entrada franca.

Hoje existe um intenso debate sobre a garantia dos direitos à memória e à verdade, mas também à responsabilização penal dos perpetradores do terrorismo de Estado. Este seminário tem por objetivo discutir estas marcas do passado ditatorial no presente democrático, oportunizando um espaço em que seja possível compartilhar experiências, conhecimento e reflexões.

Veja a programação completa do Seminário:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Seminários Debates 2011 – A questão negra em evidência no Memorial do RS

Com o objetivo de debater a contribuição negra na nossa sociedade, o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura promove, a partir do mês de março o encontro Seminários Debates 2011 – A questão negra em evidência no Memorial do RS.
O primeiro tema, Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, foi abordado no sábado (19) por Véra Neuza Lopes, especialista em Planejamento da Educação, e Eliane Almeida, coordenadora do setor da diversidade da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.


Clique nas imagens para ver em tamanho maior

O próximo encontro acontecerá no dia 30 de abril, sábado, a partir das 9 horas. Maiores informações através do telefone (51) 3224-4376 ou pelo email seminários@memorial.rs.gov.br

SECOM/RS realiza reunião no Memorial do RS


Na quinta-feira, 17 de março, foi realizada no Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, a reunião de assessores de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, promovida pela Secretaria de Comunicação Social e Inclusão Digital (Secom). O encontro buscou qualificar as equipes de trabalho das assessorias de comunicação das secretarias de Estado.

Veja fotos do evento:



sexta-feira, 18 de março de 2011

Mulheres, Deusas e Templos em exposição no Memorial do RS

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher se estendem pelo mês de março. Nesse espírito, o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, expõe a mostra fotográfica Mulheres, Deusas e Templos: pelo Olhar Fotográfico Masculino. Com autoria de Celito M. Brugnara, a mostra é composta por imagens registradas no Camboja e no Vietnã, além de desenhos feitos por Anna M. Brugnara. A exposição fotográfica fica aberta à visitação até o dia 23 de abril de 2011, no espaço térreo do Memorial.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher no Memorial do RS

O Memorial do RS, instituição vinculada à secretaria de Estado da Cultura, realizou a Comemoração do Dia Internacional da Mulher, na noite dessa terça-feira (15). A mesa "Mulheres: A Diversidade na Contemporaneidade", coordenada por Maria Helena Nunes, foi composta pelas palestrantes Hertha Spier, Neuza Zoch, Sônia Sittoni Goelzer, Denise Souza Costa, Lena Kurtz, Maria Waleska Van Helden. Berenice Gonzales, Coordenadora de Linguagens Artísticas da Secretaria de Estado da Cultura, esteve presente representando o Secretário de Estado Luiz Antônio de Assis Brasil. O Memorial decidiu convidar mulheres de relevância para a sociedade gaúcha, para prestarem seus depoimentos. Elas foram escolhidas por representarem a diferença que faz a participação feminina nas mais diversas áreas de atuação, tais como: a defesa dos direitos das mulheres, a presença das mulheres na área política, proteção da família, na preservação da memória da humanidade, no estímulo às artes e em outros assuntos tão atuais, como a preservação do meio ambiente e a ecologia.
Por fim, as mulheres foram homenageadas com a apresentação do Coro Masculino da Sociedade Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis, sob a regência de Severino Seger, e a exposição intitulada Mulheres, Deusas e Templos: pelo Olhar Fotográfico Masculino”, do autor Celito M. Brugnara e desenhos de Anna M. Brugnara.
A exposição fotográfica fica aberta à visitação até o dia 23 de abril de 2011, no espaço térreo do Memorial. 

Veja fotos do evento: (clique nas imagens para visualizar em tamanho maior)

Da esquerda para a direita: Maria Helena Nunes, as palestrantes Maria Waleska Van Helden,
Lena Kurtz, Denise Souza Costa, Sônia Sittoni Goelzer, Neuza Zoch, Hertha Spier e seu
filho Lucio Spier

Sra. Hertha Spier recebe homenagem
Sra. Rosario Fons Delgado, Cônsul em exercício do Uruguai,
recebe homenagem do Sr. Orlando Ortega, Cônsul Ad-Honorem da Colômbia
Apresentação do Coro Masculino da Sociedade Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis
Celito M. Brugnara, engenheiro e fotógrafo autor da exposição "Mulheres,
deusas e templos: pelo Olhar Fotográfico Masculino", Anna M. Brugnara,
Louise Klein e Leonor Schwartsmann, diretora do Memorial do RS

Clique aqui e veja mais fotos em nosso perfil no Facebook!

terça-feira, 15 de março de 2011

Reunião da Federação de Coros do RS

Na tarde do último domingo (13/03) foi realizada assembleia ordinária da Federação de Coros do RS, no Auditório Oswaldo Goidanich, no Memorial. Na ocasião, foram relatadas as atividades do ano de 2010, os planos da FECORS para 2011, que incluem, para junho do corrente ano, o 21º Painel de Regência do Coral, o qual contará com a presença de professores de outros países. Além disso, foi montada a programação do 46º Festival de Coros, que prevê 20 etapas, sendo que uma delas será realizada no Memorial do RS, no mês de setembro. Por fim, o presidente da FECORS, Severino Seger, agradeceu ao Memorial do RS por abrigar a realização desse evento.  

sexta-feira, 11 de março de 2011

Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Memorial do Rio Grande do Sul, realiza a Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher.

Programação


“Mulheres: A Diversidade na Contemporaneidade”

A Mesa será coordenada por
Leonor Baptista Schwartsmann, historiadora e diretora do Memorial do RS;
Maria Helena Nunes, antropóloga e vice-presidente da Associação Nacional de Divulgação da História Política e Cultural do RS.

Palestrantes:
Hertha Spier – Foi prisioneira em três campos de concentração. Primeiro, em Plaszow (retratado no filme A Lista de Schindler). Posteriormente, transferida para o campo de extermínio de Auschwitz, foi selecionada para a força de trabalho e, por isso, poupada do morte nas câmaras de gás. Seu número, A21646, foi tatuado no braço esquerdo. Nos últimos meses, dos cinco anos da guerra, foi transportada para o campo de Bergen-Belsen, o mesmo para onde levaram Anne Frank. Com a libertação do campo pelas tropas aliadas, Hertha foi encontrada junto aos demais prisioneiros em estado terminal. Após um período de um ano de recuperação, numa unidade de sobreviventes na Suécia, veio ao Brasil onde refez sua vida. Casou, trabalhou e criou seus dois filhos. Personagem do livro A Sobrevivente A21646, tem a sua saga descrita pelo escritor Tailor Diniz em sua obra prefaciada pelo saudoso Moacyr Scliar. Aos 92 anos, essa testemunha da História, vive em Porto Alegre, cercada do carinho de sua família e inúmeros amigos.

Neuza Zoch - Cientista Social; Relações Públicas (PUCRS) e Pós-Graduada em Gestão Pública (UFRGS). Atua como dirigente do Núcleo da Fundação de Proteção Especial - Inserção Social, desde 2009. Recebeu, da Assembleia Legislativa, o Troféu: Mulher Cidadã/2008, pelos serviços prestados à sociedade rio-grandense.

Sônia Sittoni Goelzer - Graduada pela PUC/RS em Letras; professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação; idealizadora e fundadora da Quinta da Estância Grande, onde recebeu os prêmios: 1ª Fazenda Carbon-Free do Brasil; Maior Fazenda de Turismo Rural Pedagógico; Empresa Signatária do Pacto Global da ONU. Foi premiada pelo Sebrae, Mulher de Negócios 2010; pela FARSUL, Troféu Destaque Empreendedorismo Rural; e ainda recebeu o Prêmio Nacional MPE-Brasil; Responsabilidade Social.

Denise Souza Costa
Advogada, especialista em Direito Público, mestre em Direito do Estado e Consultora da UNESCO para o programa de Governança Solidária Local de Porto Alegre.

 Lena Kurtz - Graduada em Jornalismo pela FAMECOS-PUC/RS; Artista Plástica; jornalista e apresentadora da TVE e da Rádio Cultura da Fundação Piratini.

Maria Waleska Van Helden - Diretora da Cia. de Dança Contemporânea do Rio Grande do Sul.


As mulheres serão homenageadas com a apresentação do Coro Masculino da Sociedade Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis, sob a regência Severino Seger, e com a exposição intitulada Mulheres, Deusas e Templos: pelo Olhar Fotográfico Masculino”, autor Celito M. Brugnara. 

sexta-feira, 4 de março de 2011

Programação de Março

Confira a programação de exposições deste mês, no Memorial do RS:

História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura
A exposição conta a evolução da Medicina no RS.
Nas Salas do Tesouro

Leonel Brizola
A exposição apresenta a trajetória do político que virou mito na história do Brasil,
em alusão aos 50 anos da Campanha da Legalidade.
Na Sala de Múltiplos Usos.


Giuseppe Garibaldi
Em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, a exposição retrata a trajetória
deste importante personagem da história italiana e brasileira.
Na Sala Décio Freitas I

Porto Alegre, Uma Viagem no Tempo
A exposição, composta por 17 banners, mostra a capital do
RS por meio de fotografias antigas.
Na Sala Décio Freitas II

Todas as exposições têm entrada franca, com visitação de terças a sábados, das 10 às 18 horas.

Exposição itinerante no Município de Barra do Ribeiro

O Memorial do RS marca presença no município de Barra do Ribeiro, através da exposição itinerante Os Caudilhos no Rio Grande do Sul, aberta a visitação das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta, até o dia 21 de março, nas dependências da prefeitura.

História e Memória da Capital em Debate - 4° Edição

O encontro acontecerá no dia 25 de março, no Auditório Oswaldo Goidanich. Veja mais detalhes sobre a programação:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Seminários Debates 2011 - A questão negra em evidência no Memorial do RS

Buscando um maior entendimento sobre a História Afro-Brasileira e Afro-Gaúcha, acontece o "Seminários Debates - 2011 - A questão negra em evidência no Memorial do RS", a partir do dia 19 de março.

Confira todos os detalhes da programação e inscrições:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior


Seminário "A Questão Indígena no Memorial do RS - 2011"

O Seminário "A Questão Indígena no Memorial do RS - 2011" inicia a partir do dia 15 de abril, no Auditório Oswaldo Goidanich.

 Confira todos os detalhes da programação e das inscrições:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...