quinta-feira, 28 de abril de 2011

Segue no Memorial a exposição História e Saúde: Diálogos com a Dor e a Cura


A exposição História e Saúde - Diálogos com a Dor e a Cura traz fotos e documentos sobre a evolução da Medicina no RS. Composta por 37 painéis, os visitantes encontrarão na exposição informações em 6 blocos distintos: Os viajantes; O ensino da medicina; As guerras; O combate às epidemias; As instituições de saúde; e a Brigada Militar, além do vídeo Olhares sobre a História da Medicina.

História e Saúde conta ainda com inúmeros mapas, quadros estatísticos, litografias e fotografias retratando os processos de cura dos anos que antecederam à Primeira Guerra Mundial, além de uma quantidade significativa de documentos, como cartas trocadas entre políticos, autoridades sanitárias e governantes, além de fotografias de profissionais e instituições de saúde da época.

A visitação pode ser realizada de terças a sextas, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O Memorial também disponibiliza visitas guiadas para grupos. O agendamento pode ser feito através do telefone (51) 3224.4376.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Memorial recebe visitas de escolas municipais de Porto Alegre

A exposição Aluno Faz Foto que traz o resultado de oficinas fotográficas realizadas em 17 escolas municipais chega à sua última semana no Memorial do RS. Durante seu período, o Memorial recebeu a visita das diversas escolas que participaram do projeto.

EMEF Anísio Teixeira
CMET Paulo Freire
EMEF Tristão Viana
EMEF Elyseu Pagliogi e EMEF Chico Mendes
Foto retirada do blog www.alunofazfoto.blogspot.com
Turma de professores da EMEF Elyseu Pagliogi
Foto retirada do blog www.alunofazfoto.blogspot.com

Parabenizamos a todos pelo sucesso da exposição e agradecemos pelas visitas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Arte Guarani no Memorial do RS

Em comemoração ao dia do Índio, o IECAM e a comunidade Guarani do RS promovem, no Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria da de Estado da Cultura a “IV Mostra Cultura, Arte e Vida Guarani”.

A exposição, na sala na Sala Décio Freitas II, é composta por peças artesanais (esculturas em madeira, instrumentos musicais, cestaria e ornamentos), além de registros fotográficos do cotidiano nas aldeias gaúchas.

Visitação de terças a sextas, das 10 às 18 horas, com entrada franca, até o dia 30 de abril.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A questão indígena em debate no Memorial do RS

A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do RS, inicia nesta sexta-feira (15/04), às 18:30h o Seminário A questão indígena no Memorial do RS.

As discussões deste seminário têm objetivo de evidenciar as contribuições dos grupos indígenas na formação de nossa sociedade. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51-3286-6790, com Laura. Os encontros seguintes ocorrerão nos dias 16 de abril, 07 e 14 de maio.

Veja a programação do seminário:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Pelotas é tema de seminário no Memorial do RS

Encerrou-se nesse sábado (09), o Seminário Pelotas: Trajetórias e Histórias promovido pelo Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

Durante três dias, o encontro abordou as transformações culturais, sociais e políticas ocorridas em Pelotas desde sua fundação até a atualidade. Diversos palestrantes abordaram tópicos como arquitetura, arte pelotense, economia e política.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a presença de Eduardo Macluf, Secretário do Desenvolvimento Economico e Turismo de Pelotas e Eduardo Leite, Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas.

Veja algumas fotos do evento (clique nas imagens para visualizar em tamanho maior):

José Antonio Mazza Leite, diretor do Museu do Charque,
Leonor B. Schawrtsmann, diretora do Memorial do RS,
e Leila Sudbrack, Restauradora.

José Antonio Mazza Leite, Eduardo Macluf,Eduardo Leite
e Henrique Pires, Diretor do Instituto Simões Lopes Neto.

José Antonio Mazza Leite e Erli Soares Massaú, professor da UCPEL.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Alunos de curso Pré-Vestibular visitam o Memorial do RS

O curso pré-vestibular PV Sinos, que atua em São Leopoldo e Novo Hamburgo, fez uma visita ao Memorial do RS no sábado (09). Os alunos tiveram uma aula sobre a história do Rio Grande do Sul a fim de complementar seus preparativos para o vestibular.

Veja fotos da visita:

Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior
Agradecemos a presença, esperamos que voltem sempre e desejamos sucesso a todos os estudantes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Palestra: Os dilemas da produção de alimentos e a fome no mundo

A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do RS, realiza a palestra Os dilemas da produção de alimentos e a fome no mundo. O tema será abordado por Antônio Sartori que, como ele mesmo se define é "colono, filho de colono, neto de colono". Sartori é diretor-analista da BRASOJA, membro da BBM - Bolsa Brasileira de Mercadorias, conselheiro e professor convidado do I-UMA - Universidade de Marketing em Agribusiness.

O evento será na quinta-feira, 14 de abril de 2011, às 18h30min, no Auditório Oswaldo Goidanich do Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre – RS), com entrada franca.

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alunos de escolas municipais expõem fotos no Memorial do RS

Nessa quarta-feira (06) teve início, no Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Aluno faz foto. Resultado de oficinas e de atividades em aula, o mesmo tem o objetivo de incentivar a produção fotográfica dos estudantes, usando essa linguagem como recurso pedagógico. Essa é a base do trabalho que mobilizou 17 escolas municipais de Porto Alegre.

A abertura da exposição foi transformada em uma grande sessão de fotos, onde todos munidos de câmeras fotográficas puderam registrar a reação das pessoas diante das fotos. Além disso, músicos, mímicos, poetas e malabaristas realizaram performances para as câmeras. As fotos foram projetadas em um telão e algumas foram impressas na hora, como lembrança do evento.




Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior

A mostra Aluno Faz Foto é gratuita, com visitação até o dia 28 de abril, de terças a sábados, das 10h às 18h, no térreo do Memorial. Veja mais informações no blog do projeto: www.alunofazfoto.blogspot.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Seminário Pelotas: Trajetória e Histórias no Memorial do RS

Inicia hoje (06/04) às 18h30min o seminário Pelotas: Trajetórias e Histórias no Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. O seminário aborda temas como escravidão e abolicionismo, arte pelotense e tópicos como arquitetura e gênero, economia e políticas. As inscrições podem ser feitas através do telefone 51- 3286-6790, com Laura. O encontro encerra dia 09 de abril.

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exposição Fotográfica "Aluno Faz Foto" no Memorial do RS

A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do Rio Grande do Sul, participa do projeto Aluno Faz Foto . A proposta é incentivar as produções fotográficas dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, assim como reunir e divulgar as propostas pedagógicas que envolvem esta linguagem expressiva, favorecendo o estudo e a troca entre os professores. Serão 17 escolas participantes envolvendo 24 projetos com a fotografia em suas mais variadas formas.

O Projeto realizará, no período de 06 a 29 de abril de 2011, uma exposição das imagens feitas pelos alunos, nas salas de exibição do Memorial RS. Esta exposição ocorrerá concomitantemente ao Festival de Fotografia de Porto Alegre – FestFotoPoa – que tem o apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Sedac, e o qual será o padrinho do projeto, oferecendo aos professores participantes oficinas com o Fotógrafo Miguel Chikaoka.

Na inauguração, no dia 6 de abril, a exposição "Aluno Faz Foto" terá uma grande sessão de fotos, onde representantes dos alunos e das escolas, fotógrafos e convidados levarão suas câmeras para registrar a reação das pessoas diante das fotos e ao servirem de modelo com adereços e fantasias. Contará também com artistas como músicos, mímicos, poetas, malabaristas, parceiros do Ponto de Cultura da Assunção, do Minc Sul e da Descentralização da Cultura, que estarão fazendo performances para as câmeras. As fotos feitas na hora serão projetadas em telões, e algumas, impressas pela firma Jetfil.



Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Informações no blog do evento, www.alunofazfoto.blogspot.com

Texto: Cláudia Antunes
Edição: Assessoria de Comunicação - Secretaria da Cultura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...