quarta-feira, 29 de junho de 2011

História do Barão de Mauá, contada em exposição

 A trajetória de um dos principais atores do capitalismo brasileiro no século XIX: Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889) é mostrada em exposição no Memorial do Rio Grande do Sul, uma das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Com o título Barão de Mauá - O empreendedor, a exposição chega a Porto Alegre no dia 19 de Julho, depois de ter passado pelo Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.
A mostra resgata a trajetória de um homem arrojado, com visão de conjunto, capaz de sempre se lançar a novos desafios em diversas áreas de atuação. Grande industrial, banqueiro e diplomata, Mauá despertou admiração, rancor, respeito e inveja de seus contemporâneos. Pioneiro nas áreas da indústria, iluminação pública, ferrovia e rodovia, a atuação de Mauá contrastava com a sociedade rural e escravocrata de seu tempo.
Símbolo de uma época, Mauá foi um empreendedor que, não apenas estimulou como também participou de mudanças cruciais para a experiência de industrialização brasileira no século XIX. A exposição conta com acervo de fotos, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos que relatam a história desse grande empreendedor. Inspirada em livro homônimo, resultado de pesquisa realizada pelo escritor e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição tem curadoria do designer Victor Burton, também responsável pelo projeto gráfico do livro. 
 Para complementar essa viagem a um pedaço da história brasileira, será lançado, também no dia 19 de julho, um site com informações sobre Barão de Mauá e sua trajetória. De conteúdo dinâmico e interativo, a página da web terá versão bilíngue (português e inglês) do livro homônimo da exposição, ampliando o acesso ao conteúdo da mostra e possibilitando mais oportunidades de interação e aprofundamento acerca da vida dessa interessante personalidade de nossa história. 

SERVIÇO

Barão de Mauá - O empreendedor em PORTO ALEGRE
De 19 de Julho a 21 de Agosto de 2011.
Terça a Sábado das 10h às 18h. Domingos e feriados, das 13h às 17h.
Agendamento de visitas guiadas: 55 51 3224-4376
de Segunda a Sexta ou pelo e-mail visitas@memorial.rs.gov.br

Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 Praça da Alfândega
Centro Histórico – Porto Alegre - RS

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Denise Carvalho e Gilberto Maringoni
Texto: Gilberto Maringoni
Revisão de texto: Eveline Maria
Coordenação de Produção: Luiza Thesin
Produção: Luciana Cunha
Assistente de produção: Ana Julia Montanara, Keila Gisele e Natacha Marcatto.
Projeto Expográfico: Juliana Augusta Vieira
Montagem: Reginaldo Gomes – Phill
Diagramação: Fernando de Sousa Lima
Produção: AORI Produções Culturais     
Apoio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura por meio do Memorial do RS, Associação Nacional de Divulgação da Historia Política e da Cultura do Rio Grande do Sul, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Lauro Trevisan é empossado na Academia Rio-Grandense de Letras

No dia 30 de julho, quinta-feira, o padre Lauro Trevisan, 76 anos, toma posse da cadeira 28 da Academia Rio-Grandense de Letras. O evento acontecerá às 18 horas  no Auditório Oswaldo Goidanich do Memorial do Rio Grande do Sul.
O escritor com formação em filosofia já publicou 68 livros, alguns deles lançados também na Argentina, Portugal, Espanha, Paraguai e Bulgária.Seu nome é referência em estudos no que tange a ciência do poder da mente e auto-ajuda. No entanto, o autor, que é natural de Santa Maria, também  escreve  poesia, peças teatrais, comédia, humor, romance e trova. A cadeira  que Lauro ocupará tem como patrono o autor João Belém (1874-1935). O lugar 28 também já foi de Edmundo Cardoso (1917-2002) e de Antonio Augusto Ferreira (1935-2008).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Curso de Extensão no Memorial do RS

Está previsto para o mês de julho, no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, o Curso de Extensão Caminhos da História: o Rio Grande do Sul Contemporâneo. A atividade é resultado de uma parceria firmada entre Memorial do Rio Grande do Sul, o Instituto Gaucho de Tradição e Folclore (IGTF) e a Faculdade Porto Alegrense (FAPA).
O curso tem como objetivo promover a reflexão de temas ligados à Constituição do Rio Grande do Sul Contemporâneo, em suas múltiplas dimensões: identitária, cultural, social, política e econômica. A duração total da atividade é de 40 horas.
O período para inscrições é de 17 de junho a 11 de julho de 2011, podendo ser feita através do site da FAPA,  http://www.fapa.com.br/.
O investimento é de R$ 40,00. A atividade acontece de segunda a sexta-feira, à noite, das 18h30min às 22h.
Confira a programação do curso:

18/07 – As identidades regionais: interfaces entre política, movimentos sociais e cultura
Dr. Elizabeth W. Rochadel Torresini – FAPA
19/07 – A questão indígena
Ms. Alberto Tavares Duarte de Oliveira – FAPA
20/07 – Desafios da população afro-descendente para o século XXI
MS. Jorge Euzébio Assumpção – FAPA
21/07 – Movimento sociais rurais e urbanos (1945-1990)
Dr. Sérgio Silva – FAPA
22/07 – Movimento Feminista no RS
Dr. Nathália Pietra – UCS
25/07 – O trabalhismo no Rio Grande do Sul: o pensamento de Alberto Pasqualini
Prof. Alexsandro Witkowski
26/07 – O Estado rio-grandense e os governos militares
Dr. Claudira do Socorro Cirino Cardoso – FAPA
27/07 – O cenário econômico no RS contemporâneo
MS. Nola Patrícia Gamalho – UFRGS
28/07 -  Modernidade e tradição no cenário cultural rio-grandense
Dr. Cláudio Pereira Elmir – UNISINOS
29/07 – Relações Internacionais no RS contemporâneo
Dr. Diego Pautasso – ESPM

Para maiores informações extensão@fapa.com.br ou (51)33828282.

A questão negra em evidência no Memorial do RS

Neste sábado, dia 25 de junho, às 09 horas, o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, sedia o 4º Seminário Debates A questão negra em evidência no Memorial do Rio Grande do Sul. A temática do encontro será A utilização da literatura e do pensamento africano como ferramenta didática. São  palestrantes: Jorge Fróes (poeta professor e literário) e Walter Günther Rodrigues Lippolld (Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com graduação em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras).
O projeto Seminários Debates procura desenvolver através de encontros mensais, um maior entendimento sobre os temas referentes à História Afro-brasileira e Afro-gaúcha. Tem como objetivo apresentar ao público interessado as relações existentes entre as pesquisas e as vivências da cultura afro em nossa história e realidade.
Para inscrições e mais informações, enviar  email para: seminarios@memorial.rs.gov.br ou o telefone (51) 3224-7159. O valor do encontro com certificado é R$ 5,00 e sem certificado a entrada é franca. As vagas são limitadas.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Últimas semanas da Exposição Galeria Regresso

A exposição Galeria Regresso segue até  o dia 03 de julho na Sala Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul.
 Com curadoria de Pablo Ferretti, a mostra reúne artistas, em sua maioria radicalizados em Londres, e que estudaram, estudam ou lecionam na Royal College da Art. As obras foram enviadas pelo correio, por pessoas de várias localidades, aproximando o conceito de Arte Postal e remetendo à antiga função do prédio do Memorial do RS.
A exposição é a quarta edição do Projeto Galeria Regresso, que visa utilizar espaços alternativos para as Artes Visuais e que, em suas edições anteriores, consistiu em exposições em um apartamento vazio, uma loja fechada e um hotel abandonado, todas em Londres, entre 2009 e 2010.
.


A visitação pode ser realizada de terças a sábados, das 10 às 18 horas, e aos domingos e feriados das 13 às 17 horas, com entrada franca. O Memorial também disponibiliza visitas guiadas para grupos. O agendamento pode ser feito através do telefone (51) 3224.4376

terça-feira, 21 de junho de 2011

No Memorial a exposição 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo

A exposição 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo fica aberta ao público até o dia 09 de julho no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.
 A mostra retrata os rostos de mil mulheres, símbolos da luta pela paz, a segurança humana e a justiça, de 150 países. Todas essas mulheres foram indicadas ao Prêmio Nobel da Paz 2005 pela associação suíça Mulheres pela Paz ao redor do Mundo, com apoio da Unesco. Mesmo não sendo premiadas, a candidatura coletiva de mil mulheres de todos os continentes ao Nobel da Paz, deu origem à Associação Mulheres pela Paz, fundada há três anos em São Paulo.


A visitação pode ser realizada de terças a sábados, das 10 às 18 horas, e aos domingos e feriados das 13 às 17 horas, com entrada franca. O Memorial também disponibiliza visitas guiadas para grupos. O agendamento pode ser feito através do telefone (51) 3224.4376.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nomeado comitê para festejos dos 260 anos do Povoamento Açoriano no Estado

Em solenidade realizada na manhã dessa quarta-feira (15) no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e a secretária de Estado de Turismo, Abgail Pereira, assinaram a Portaria nº 03 de 2011, que nomeia o Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado.

Em reconhecimento à relevante colaboração dos açorianos à cultura gaúcha estão previstas palestras, concursos, seminários e participação de eventos nativistas que ressaltem diferentes aspectos da influência portuguesa na formação da cultura sul-rio-grandense.

O secretário Assis Brasil brindou os presentes com uma pequena aula sobre a chegada dos açorianos ao Rio Grande do Sul. “Insisti para que usemos a expressão Povoamento porque historicamente foi o que tivemos aqui no Rio Grande do Sul com a chegada dos açorianos enviados pelo rei Dom João V. Agora com o trabalho desse comitê vamos comemorar como se deve a presença açoriana no estado”, disse Assis Brasil.

O secretário lembrou ainda que a miscigenação ocorrida fez com que ocorresse uma certa diluição da presença efetiva dos açorianos, exceto na região do litoral, onde a tradição é mais visível. Fato este destacado também pela secretária Abgail Pereira em seu pronunciamento. “Às vezes esquecemos de dar o devido destaque que os açorianos merecem. Pretendemos, a partir desse comitê, gerar um projeto que destaque a colaboração dos açorianos em nossa cultura e turismo”, finalizou a secretária.

O vice -cônsul de Portugal, Paulo Martins dos Santos ressaltou o orgulho e alegria pela criação do comitê e pela comemoração prevista.

O Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado é composto por 17 integrantes. A coordenação do Comitê será exercida em conjunto pelos representantes da Secretaria de Turismo e da Secretaria da Cultura.





Integrantes do Comitê :

Brenda Espíndola, representante da Secretaria de Estado de Turismo;
Roberto Schmitt-Prym, representante da Secretaria de Estado da Cultura;
Maria João Agostinho Tavares, representantes do vice-Consulado de Portugal;
Joaquim Firmino , representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Rio Grande do Sul;
Santa Inèze Domingues da Rocha Neiva Soares e Carlos Manuel Soares, representantes do Instituto Cultural Português;
Dione Peña Zanatta e Célia Silva Jachemet, representantes da Casa dos Açores – CAERGS
Ivo Ladislau Janicsek, representante da Rota Açoriana e da Associação dos Municípios do Litoral Norte;
Antonio Luis Schifino Valente, representante da Fundação universidade de Rio Grande- FURG;
Telmo Padilha Cesar, representante da Defender Defesa Civil do Patrimônio Histórico;
Joana Braga e Marcela Márquez, representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre;
Luiz Agnelo Chaves Martins, representante da Associação dos Municípios da Península – AMPERGS ;
Eduardo Cesar Martins e Rejane Kersting Leotte, representantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – ASMURC,
Sueli Ribeiro representante do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Rio Grande do Sul;
Maria de Fátima Richinitti, representante da Associação Gaúcha dos Prestadores de Serviços de Guiamentos Turísticos – AGUIATURS;
Nilson Noremberg e Claudemir Dornelles representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD COSTA DOCE.




Texto: Asscom Sedac


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eventos marcam a abertura da Exposição Galeria Regresso

A exposição Galeria Regresso, com curadoria de Pablo Ferreti, foi  aberta  na sexta-feira (10/06). Uma realização do Estúdio Galeria Mamute, Estação Cultural Meme Santo da casa, e da Secretaria  de Estado da Cultura , representada pelo Memorial do Rio Grande do Sul. A mostra reúne artistas, em sua maioria radicalizados em Londres, e que estudaram, estudam ou lecionam na Royal College da Art. As obras foram enviadas pelo correio, por pessoas de várias localidades, aproximando o conceito de Arte Postal e remetendo à antiga função do prédio do Memorial do RS.
A exposição é a quarta edição do Projeto Galeria Regresso, que visa utilizar espaços alternativos para as Artes Visuais e que, em suas edições anteriores, consistiu em exposições em um apartamento vazio, uma loja fechada e um hotel abandonado, todas em Londres, entre 2009 e 2010.
No mesmo dia, ocorreu a Performance P.S do coletivo GEPERFORMANCEPOA, formado por Fernanda Stein, Niura Borges,Patrícia Soso e Rosemary Brum.
No sábado, dia 11, as atividades seguiram com a apresentação da Performance de Luciana Medeiros e ações da rede INTERARTES e Grupo ?Por Qua? realizadas em conjunto com Michel Volim e Marcio Pizarro.
 Também no dia 11 foi realizado o Colóquio Arte Cidade com  as seguintes linhas temáticas:
1) Arquitetura e Performance das transformações das funções dos edifícios históricos na ocupação artística – processos de desterritorialização rizoma e memória.  Com a participação de
- Isabella Menegazzo - Mestranda em História (FH – UFG/GO);
- Luciana Medeiros - Secretária Municipal de Educação de Goiânia/GO – Grupo de Dança ?Por Qua? (GO);
- Rosemary Brum - Prof. Dra. Pesquisadora NPH/UFRGS – Vice Líder INTERARTES;
- Valquíria Guimarães -  Doutoranda em História (FAV/ UFG);
- Márcio Noronha - Prof. Dr. Coordenador Geral do INTERARTES (UFG-FEF);
2) Territórios urbanos e formas de registro – do documental ao ficcional. Os participantes são:
- Célia Bezerra - Rede de Informação e Ação pelo Direito de se Alimentar – FIAN/Brasil;
- Kamyla Maia - Faculdade do Araguaia (Goiânia/GO);
- Luciana Medeiros - Secretária Municipal de Educação – Grupo de Dança ?Por Qua? (GO);
- Márcio Noronha - Prof. Dr.Coordenador Geral do INTERARTES (UFG-FEF)
- Michel Valim - Fundação RTVE Coordenador de Imagem – UFG ASCOM/Diretor de Imagem;
- Geperformancepoa - coordenação da mesa;

Todos os eventos ocorreram no Memorial, na Sala Múltiplos Usos.




terça-feira, 14 de junho de 2011

Criado Comitê Estadual para os festejos dos 260 anos de imigração açoriana

Nessa quarta-feira (15), às 09h, no Memorial do Rio Grande do Sul, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e a secretária de Estado de Turismo, Abgail Pereira, assinam a nomeação do Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado.

Estão previstas palestras, concursos, seminários e participação de eventos nativistas que ressaltem diferentes aspectos da influência portuguesa na formação da cultura sul-rio-grandense.
Fonte: Asscom/ Sedac

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Abertura da Exposição 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo

Na noite dessa quinta-feira (09/06) o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, sediou a cerimônia de abertura da Exposição itinerante 1000 Mulheres pela Paz ao redor do Mundo. Participaram da mesa Simone Flores Monteiro,  Maria Berenice Dias,  Sandra Genro, Vera Vieira, Carmem Moraes, Télia Negrão, Clara Charf e Roberto Lorea. Logo após, ocorreu o lançamento do livro do Brasileiras Guereiras da Paz, com sessão de autógrafos.
  A exposição retrata os rostos de mil mulheres, símbolos da luta pela paz, a segurança humana e a justiça, de 150 países. Todas essas mulheres foram indicadas ao Prêmio Nobel da Paz 2005 pela associação suíça Mulheres pela Paz ao redor do Mundo, com apoio da Unesco. Mesmo não sendo premiadas, a candidatura coletiva de mil mulheres de todos os continentes ao Nobel da Paz, deu origem à Associação Mulheres pela Paz, fundada há três anos em São Paulo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...