quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acontece no Memorial o 5º encontro do Seminário Debates A questão negra em evidência

Neste sábado, 30 de julho, às 09 horas, será realizado o 5º Seminário Debates A questão negra em evidência no Memorial do Rio Grande do Sul. A temática deste encontro será Cultura material e imaterial. Participarão como palestrantes Giane Vargas Escobar (Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2010). Especialista em Museologia pelo Centro Universitário Franciscano/UNIFRA (2002). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceicão/FIC (1988). Trabalhou no Memorial do RS e coordenou o Núcleo Administrativo do Museu de Arte do RS/MARGS, em Porto Alegre. Coordenadora do Museu do Centro Histórico Coronel Pillar/CHCP, da Brigada Militar de Santa Maria, implantando a partir de 2002, o Projeto de Reestruturacao, Documentação e Organização do Acervo. É responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio, o primeiro museu da cultura afro-brasileira do estado do RS, sendo a sua atual Diretora Técnica)  e Jorge Forques (sua trajetória profissional passa por eventos e festivais, atuando como músico instrumentista, acompanhando bandas e artistas,entre espetáculos e gravações. Criou e produziu os espetáculos: O Poeta Marginal, A Cerimônia da Corte, A Dança dos Mestrais, Panis Et Circenses, Yoga Ocidental, O Violino Negro, Cultura Rag, Workshow, Cultura Rag, Nós, Nossa América, o musical infantil Tomou Conta da História, e convidados e Afrika Language. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Puc-RS, Jorge Foques também é gestor de projetos especiais, promovendo a criação de cenário educativo.
O projeto Seminários Debates procura desenvolver através de encontros mensais, um maior entendimento sobre os temas referentes à História Afro-brasileira e Afro-gaúcha. Tem como objetivo apresentar ao público interessado as relações existentes entre as pesquisas e as vivências da cultura afro em nossa história e realidade.
Para inscrições e mais informações, contatar o email seminarios@memorial.rs.gov.br ou o telefone (51) 3224-7159. O valor do encontro com certificado é R$ 5,00 e sem certificado a entrada é franca. As vagas são limitadas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Abertura da Exposição Barão de Mauá - o empreendedor

Na noite dessa terça-feira( 19), no Memorial do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, foi aberta a exposição Barão de Mauá – o empreendedor.  A mostra resgata a trajetória de um homem arrojado, com visão de conjunto, capaz de sempre se lançar a novos desafios em diversas áreas de atuação. Grande industrial, banqueiro e diplomata, Mauá despertou admiração, rancor, respeito e inveja de seus contemporâneos. Pioneiro nas áreas da indústria, iluminação pública, ferrovia e rodovia, a atuação de Mauá contrastava com a sociedade rural e escravocrata de seu tempo. A exposição estará no Memorial do RS até o dia 21 de Agosto de 2011. De Terça a Sábado das 10h às 18h; Domingos e feriados, das 13h às 17h; a entrada é franca. Agendamento de visitas guiadas: 55 51 3224-4376 de Segunda a Sexta ou pelo e-mail visitas@memorial.rs.gov.br


Crédito das fotos: Mathias Cramer/temporealfoto.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curso de extensão: inscrições até dia 15/07

As inscrições para o Curso de Extensão Caminhos da História: o Rio Grande do Sul Contemporâneo que acontece no Memorial do Rio Grande do Sul foram prorrogadas até o dia 15 de julho (sexta-feira).
As mesmas podem ser feitas no Protocolo da FAPA – prédio das 14h às 17h e das 18h às 21h30.
O curso tem como objetivo promover a reflexão de temas ligados à constituição do Rio Grande do Sul Contemporâneo, em suas múltiplas dimensões: identitária, cultural, social, política e econômica  tendo 40 horas de duração total.
A atividade acontece entre 18/07 a 29/07, de segunda a sexta-feira, à noite, das 18h30min às 22h e tem investimento de 40 reais.

Segue abaixo cronograma:

18/07
As identidades regionais: interfaces entre política, movimentos sociais e cultura
Dr. Elizabeth W. Rochadel Torresini - FAPA
19/07
A questão indígena
Ms. Alberto Tavares Duarte de Oliveira - FAPA
20/07
Desafios da população afro-descendente para o século XXI
Ms. Jorge Euzébio Assumpção - FAPA
21/07
Movimentos sociais rurais e urbanos (1945 – 1990)
Dr. Sérgio Silva - FAPA
22/07
Movimentos feministas no RS
Dr. Nathália Pietra - UCS
25/07
O trabalhismo no Rio Grande do Sul: o pensamento de Alberto Pasqualini
Prof. Alexsandro Witkowski
26/07
O Estado rio-grandense e os governos militares
Dr. Claudira do Socorro Cirino Cardoso - FAPA
27/07
O cenário econômico no RS contemporâneo
Ms. Iván Gerardo Peyre Tartaruga - FEE
28/07
Modernidade e tradição no cenário cultural rio-grandense
Ms. Cláudio de Sá Machado Júnior - FAPA
29/07
Relações Internacionais no RS contemporâneo
Dr. Diego Pautasso - ESPM
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Lauro Trevisan: novo acadêmico da Academia Rio-Grandense de Letras

Na noite dessa quinta-feira (30/06) o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, sediou a posse do padre e autor Lauro Trevisan,na cadeira de número 28 da Academia Rio-Grandense de Letras. Quem ocupava a cadeira antes era o  Poeta de São Sepé, Antônio Augusto Ferreira. 
 A solenidade reuniu os membros e escritores da academia que foram agraciados com discurso de Lauro sobre a importância da leitura.



                                                             Crédito da foto: Miguel Costa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...