terça-feira, 30 de agosto de 2011

Registro do Seminário dos 50 anos da Legalidade

Mesa 1 - Dia 25/08




Mediador: Cássio Pires  Palestrantes: Carla Brandalise e Luiz Alberto Grijó (professores do programa de Pós-Graduação da UFRGS).


Mesa 2 - 26/07



  Mediadora: Marluza Marques Harres Palestrantes: Carlos Bastos (ex-jornalista da Última Hora), Índio Vargas (ex-repórter do Diário de Noticiais)  e Carlos Keunecke.

Festejos dos 186 anos da independência uruguaia


Na quinta-feira, dia 25 de agosto,  ocorreu o  evento em comemoração aos 186 anos da Declaração da Independência do Uruguai. A solenidade que aconteceu no espaço térreo do Memorial do Rio Grande do Sul   contou com a apresentação da banda marcial da Brigada militar  que agraciou a todos com o hino do Brasil  e  do Uruguai. Além disso, o evento teve a participação de autoridades.




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seminário aborda a Legalidade

O Memorial do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu da Comunicação e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, instituições da Secretaria de Estado da Cultura, promovem o seminário 50 anos da Legalidade no Memorial RS, no auditório da instituição (Rua Sete de Setembro, 1020), primeiro andar, nos dias 25 e 26 de agosto, às 19h30 min. O evento integra as comemorações do Governo do Estado alusivas ao cinquentenário do movimento da Legalidade. A entrada é franca.

No dia 25 (quinta-feira), pesquisadores de História Política (UFRGS) discorrem sobre o episódio, relatando também os resultados de pesquisa desenvolvida por historiadores no Memorial da Assembléia Legislativa do Estado. A mesa 1, Legalidade e História, mediada por Vinícius Wu (historiador e chefe de Gabinete do Governador do Estado), tem a participação de Carla Brandalise e Luiz Alberto Grijó, professores do programa de Pós-Graduação da UFRGS.
Na sexta-feira, 26 de agosto, a mesa 2, Legalidade e Memória, conta com o jornalista Carlos Bastos (com passagem pelo jornal Última Hora), Lucídio Castelo Branco (ex-assessor de imprensa de João Goulart), Índio Vargas (ex-repórter do Diário de Noticiais) e Jayme Keunecke (que integrou a equipe do Diário de Notícias), todos protagonistas da Campanha da Legalidade, que narram suas experiências pessoais no episódio. A mediação é de Marluza Marques Harres, professora do Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS.
A imagem em destaque, do acervo do Museu da Comunicação,  retrata a manifestção popular em defesa da Legalidade (27/08/1961).

Outras informações através do telefone (51) 32247159, memorial@sedac.rs.gov.br e no site www.legalidade.rs.gov.br








Fonte: Mariângela Machado (Museu da Comunicação)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sandra Pesavento em exposição

Na noite desta segunda-feira, no Memorial do Rio Grande do Sul foi inaugurada a exposição Percursos Historiográficos I: Sandra Jatahy Pesavento.  O evento foi prestigiado por amigos e ex-colegas da historiadora, além de familiares.
A mostra tem o seu mote na produção intelectual e historiográfica da autora e historiadora gaúcha, salientando o estudo dos excluídos, do urbano em suas diversas áreas, a relação história e literatura e por fim, e não menos importante, o estudo das sensibilidades. Além disso, paralelamente são rodados vídeos com entrevistas e programas de TV, imagens e a exposição de sua obra bibliográfica e alguns manuscritos das últimas pesquisas. 
A exposição tem entrada franca e fica aberta no Memorial até o dia 15 de setembro na Sala Décio Freitas.





Créditos das fotos:Inácio do Canto - ACS/TRT-RS

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

I JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO: VISÕES DO CÁRCERE & PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS I: SANDRA JATAHY PESAVENTO – textos, imagens e obras


O mote deste evento, cuja primeira edição acontece em 2011, é apresentar e discutir as obras mais recentes da historiadora gaúcha Sandra Jatahy Pesavento, falecida em 2009, iniciando por sua última publicação (póstuma) “Visões do Cárcere”. Inclui-se, nesta primeira jornada, uma exposição de fotos, imagens e vídeos relativos à vida da professora Sandra e sua obra historiográfica.
Sandra Jatahy Pesavento é um grande nome do mundo acadêmico e da Cultura do nosso Estado. Professora titular em História da UFRGS por 35 anos, doutora em História pela USP e com três pós- doutorados em Paris, ela deixou uma vasta e profícua obra: entre livros publicados em autoria e organizados por ela somam 51 obras; em artigos em periódicos científicos e capítulos de livros, constam mais de 210 escritos. Sandra Jatahy Pesavento foi uma pessoa inovadora no que pensou, no que fez e no que trouxe para o mundo da História, para seus alunos e pares acadêmicos e, também porque não dizer, para a sociedade sul-riograndense. Porém, suas idéias atravessaram as fronteiras gaúchas, inspirando e ganhando interlocutores em vários locais do Brasil e do mundo (principalmente França e Itália).
A Jornada versará sobre a obra “Visões do Cárcere”, inicialmente lançada em CDROM pela editora Jeweb digital em 2003 e sendo publicação póstuma em livro em 2009,  a qual é resultado de uma pesquisa que a professora iniciou no final da década de 90 – com apoio da FAPERGS e do CNPq e com a ajuda de bolsistas BIC da História da UFRGS - e se estendeu até o início dos 2000. O tema desta pesquisa foi ‘Cidadania e Exclusão Social no final do século XIX em Porto Alegre’. Resumidamente, o conteúdo do livro passa pelo resgate da história de presos na Casa de Correção de POA, cruzando magistralmente, pela História Cultural, os achados das várias fontes pesquisadas: relatório do médico legista Sebastião Leão, um livro de fotografias dos presos na Cadeia Pública, os processos crimes destes e o Livro de Sentenciados desta instituição.

A exposição “Percursos Historiográficos I: Sandra Jatahy Pesavento – textos, imagens e obras” tem como eixo principal a produção intelectual e historiográfica da autora e historiadora gaúcha, salientando os temas mais importantes aos quais se dedicou nos últimos quase vinte anos de sua carreira, no campo da História Cultural: o estudo dos excluídos, do urbano em suas diversas áreas, a relação história e literatura e por fim, e não menos importante, o estudo das sensibilidades.Também fazendo parte desta exposição teremos vídeos com entrevistas e programas de TV, imagens e a exposição de sua obra bibliográfica e alguns manuscritos das últimas pesquisas. 
PROGRAMAÇÃO: O evento será realizado em dois locais (Memorial do Judiciário do RGS e Memorial do RGS), ambos no centro de Porto Alegre, abrangendo duas atividades distintas:
1-     Jornada (Memorial do Judiciário):

a-     Painel 1 (das 9.30h às 11.30h): A Obra – “Visões do Cárcere”, sua gênese e interlocuções. Coordenador: Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RGS). Painelistas: Dra. Nádia Maria Weber Santos (Dra em História e Psiquiatra/UNILASALLE), Dra Maria Eunice Maciel (Dra em Antropologia/UFRGS) e Angélica Bersch Boff (Me. em História, Pesquisadora do Projeto que originou o Livro)

b-     Painel 2 (das 14 às 16h):  Autores e suas idéias: Sebastião Leão, Césare Lombroso e Dyonélio Machado. Coordenadora: Dra. Nádia Maria Weber Santos (Psiquiatra, Historiadora e Coordenadora do GT de História Cultural/ANPUH-RS). Painelistas: Dr. Paulo Moreira (Dr. em História/ UNISINOS), Me. Maristela Bleggi Tomasini (Bel. em Direito, advogada e Mestranda do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE), Dr. Mauro Gaglietti (Dr. em História/Docente e Pesquisador na IMED e no Mestrado em Direito da URI).

c-     Painel 3 (das 16.30 às 18.30h): Relações contemporâneas: Medicina, Literatura, Direito e Criminalidade. Coordenador: Des. José Carlos Teixeira Giorgis (Diretor do Memorial do Judiciário). Painelistas: Dr. Renato Zamora Flores (Dr. em Genética), Dr. José Geraldo Taborda (Psiquiatra/UFCSPA), Des. Umberto Sudbrack (Desembargador)

2 - Exposição: Percursos Historiográficos I: Sandra Jatahy Pesavento. Abertura às 19h do dia 15 de Agosto no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega). A visitação será aberta ao público de 16 de agosto a 03 de setembro de 2011. Curadoria geral: Dra. Nádia Maria Weber Santos (UNILASALLE); Curadoria de imagens/fotografias: Dr. Charles Monteiro (PUCRS); Curadoria de imagens/vídeos: Dra. Miriam de Souza Rossini (UFRGS).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exposição de fotos mostra os 200 anos de Bagé



                                           Mostra de fotos retrata os 200 anos da história de Bagé

As comemorações dos 200 anos do município de Bagé chegam à capital gaúcha. Na noite dessa terça-feira, 02, foi aberta uma exposição de fotos que retrata a trajetória histórica da cidade, no Memorial do Rio Grande do Sul.
Bagé 200 anos – 1811 Memória e História – 2011 Mostra Documental e Fotográfica, foi idealizada pela Câmara de Vereadores da cidade, com proposição da vereadora Jussara Carpes.  São fotos e textos sobre o município em forma de banners que registram a contribuição de Bagé para a história política e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A origem do material são fotos de arquivo da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Dom Diogo de Souza e arquivos pessoais de integrantes do grupo de pesquisas históricas Attila Taborda. As temáticas dos materiais são: o Espaço Construído e Reservado, Dois séculos do cotidiano de Bagé, a Estética das Águas e Complexo Cultural Santa Thereza.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, cumprimentou a vereadora Jussara pela iniciativa. “ Bagé significa a ligação com o passado que nos dá um rumo para o futuro, pela sua cultura, pela sua história, por seu patrimônio. A cultura possibilita o pensamento transformador. Percorrendo a cidade, recentemente durante a interiorização de governo, pude ver como a cultura bajeense é respeitada por seu povo”, disse o secretário.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado AdãoVillaverde lembrou a bravura e as características especiais do povo da cidade. “Bagé é uuma cidade universal, tem uma característica muito singular. A cultura é uma marca profunda do município e além disso o bajeense tem uma relação de alma com a cidade, que nunca é cortada”, finalizou o deputado.


                                  Secretário Assis Brasil destaca a valorização da cultura pelos bajeenses

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que já foi prefeito de Bagé por suas vezes, fez um pronunciamento emocionado. “ Bagé representa o sonhode uma geração que lutou por liberdade. Temos uma  historia linda de luta . A cidade construiu um nome e uma fama pelas suas personalidades. E temos uma geração apaixonada pela cultura. É uma cidade feita também de alma e isso é o que nos reúne em momentos como este”, enfatizou Mainardi.
O secretário Municipal da Cultura, Sapiran Brito,  lembrou a histórica resistência dos antepassados. “ A marca da celebração dos 200 anos é a cultura.Com todas as dificuldades que tem enfrentado, Bagé vê uma luz no horizonte, resiste e  avança rumo ao futuro. E mesmo quando a economia não vai bem a cultura resiste. A  maior riqueza  que temos é a cultura de Bagé. Por isto, a  importância de um evento que resgata e preserva a memória”.
Também estiveram presentes no evento os secretários de estado do Planejamento, João Mota , e do trabalho e desenvolvimento social, Luiz Augusto Lara, entre outras autoridades e representantes da comunidade bajeense.
A mostra fia aberta até o dia 8 de agosto, das 10h às 18h, de terça a sábado. O Memorial fica na rua Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega.


Serviço:
O que: Bagé 200 anos – 1811 Memória e História – 2011 Mostra Documental e Fotográfica,
Quando – até 08 de agosto, das 10h às 18h, de terça a sábado. Domingo, das 13h às 17h.
Onde – Memorial do RS- rua Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega-Porto Alegre

Texto: Asscom Sedac

                                                 

                                                
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...