segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ciclo de Cinema: Sessão ao Meio-dia - 28 a 02

Sessão de filmes, no Auditório Oswaldo Goidanich, com entrada franca: 


Dia 28, às 12h - terça -feira: Mokoi Tekoá e Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada.
Resumo da Sinopse: Três jovens realizadores guaranis acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje. 

Dias 29, às 12h - Quarta-feira: Kuaray do Sul 

Resumo da Sinopse: Um filme em busca do mito guarani Sepé Tiaraju junto aos movimentos populares. De como sua luz se manifesta na atualidade: no espírito, no coração e nas ações de pessoas simples. 

Dia 01, às 12h - terça -feira: Mokoi Tekoá e Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada.
Resumo da Sinopse: Três jovens realizadores guaranis acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje. 

Dias 02, às 12h - Quarta-feira: Kuaray do Sul 

Resumo da Sinopse: Um filme em busca do mito guarani Sepé Tiaraju junto aos movimentos populares. De como sua luz se manifesta na atualidade: no espírito, no coração e nas ações de pessoas simples. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sessão ao Meio-dia - 22 a 24

Sessão de filmes, com entrada franca, no Auditório Oswaldo Goidanich: 
Dia 22, às 13h: Mestre Borel e a Ancestralidade Negra em Porto Alegre 
Resumo da Sinopse: Neste documentário, Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel fala sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil, ligados a um itinerário negro nas cidades. 

Dia 23, às 12h: Mauá: O Imperador e o Rei 
Resumo da Sinopse: O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XIX. 

Dia 24, às 12h: Mestre Borel e a Ancestralidade Negra em Porto Alegre 
Resumo da Sinopse: Neste documentário, Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel fala sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil, ligados a um itinerário negro nas cidades. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Fórum Social Temático 2012 no Memorial

Anunciação Rap Global

Boaventura de Sousa Santos vira rapper em ensaio 

de hip-hop baseado em sua obra

   
                        

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Marighella em filme

O documentário "Carlos Marighella - Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora" será exibido hoje no Memorial do RS (rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega), às 18h30min, com entrada franca. A apresentação contará com um bate-papo com o diretor do filme, Carlos Pronzato, argentino radicado no Brasil que está em Porto Alegre participando do Fórum Social Temático. O filme enfoca o período da luta armada de resistência ao regime militar, de 1964 até a morte de Carlos Marighella, em dezembro de 1969.

Montado a partir de depoimentos de militantes políticos, estudiosos e pesquisadores, a obra conta a luta do revolucionário. O título "Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora" é uma referência à carta homônima redigida por Marighella e endereçada aos revolucionários de São Paulo em dezembro de 1968, em que conclamava uma ação conjunta contra a ditadura. Entre os entrevistados estão o filho de Carlos Marighella, Carlinhos; o cineasta Silvio Tendler; o último líder da ALN, Carlos Eugênio Clemente; a presidente do grupo Tortura Nunca Mais, Rose Nogueira; entre outros.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=119&Caderno=5&Noticia=386169

Olívio Dutra e Frei Betto avaliam o processo do Forum Social Mundial

Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro das Cidades, avaliou o Forum Social Temático (FST) após assistir ao documentário do diretor Carlos Pronzato, “Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora!”, que foi exibido na sexta-feira (27) no Memorial do Rio Grande do Sul e reuniu na platéia um público ligado a diferentes movimentos sociais.
Dutra considerou que esse FST, como uma atividade preparatória ao Forum Social Mundial, constitui num processo importante onde o ser o humano não é visto como mercadoria, mas sim uma engrenagem na luta coletiva solidária. Na antevéspera da Rio+20 esse FST tem, ainda, uma importância maior porque não depende de iniciativas governamentais para sua organização e representa a voz de milhões que discutem o destino de um mundo.
“O Forum não é um gesto, mas sim um movimento consciente de seres humanos que erradia esperança e proposituras para um novo mundo com justiça social em oposição à proposta capitalista que ganha dinheiro com morte, desigualdade e vilania”, avaliou Olívio Dutra.
Olívio destacou também que os ativistas do mundo todo se sentem em casa estando em Porto Alegre e que a cidade tem sua importância histórica na construção desse movimento, onde pessoas do mundo todo se encontram e acumulam experiências para prosseguir nesse processo, sem a preocupação de concluir o movimento.
O teólogo e escritor Frei Betto também avaliou FST na saída do Memorial RS após assistir ao documentário de Carlos Pronzato: “Foi um sucesso em termos de organização e qualidade das atividades e achei importante a consideração da Presidenta Dilma Rousseff em participar do FST e não ter ido a Davos participar do Forum Econômico Mundial”, comentou o assessor de movimentos sociais.
Texto e Foto: Ane Nunes / Comunicação FST 2012.
Na foto: Olívio Dutra, Frei Betto, Carlos Pronzato entre participantes do FST.

Fonte: http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=23&acao=Ver&id=248

Documentário de Carlos Pronzato sobre Marighella integrou atividades do FST

O documentário do diretor Carlos Pronzato, “Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora!”, foi exibido no Memorial do Rio Grande do Sul na sexta-feira (27) e reuniu um público ligado a diferentes movimentos sociais, tendo o ex-governador Olívio Dutra e o teólogo Frei Betto na platéia.
Além de imagens inéditas resgatadas em diversos arquivos, o documentário traz depoimentos de ativistas dos movimentos contrários à repressão, entre eles Aton Fon, Guimar Lopes e Manuel Cyrillo.
Após a exibição do filme, Pronzato destacou a importância da trajetória de luta do guerrilheiro baiano e seu papel na história política brasileira.
O filme que antes de Porto Alegre já tinha sido exibido em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro é uma das atividades do FST que trazem Marighella como tema.

Fonte: http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=23&acao=Ver&id=247
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...