sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançamento da Exposição Arpilleras

Foi inaugurado oficialmente a Exposição Arpilleras da Resistência Política Chilena no Memorial do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu ontem, dia 12 de abril, às 17h na Sala de Multiusos com a presença de autoridades da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE).

 Movimentos sociais prestigiaram o lançamento

Cerimônia de Abertura da Exposição

Obra Corte de Água confeccionada em 1980

terça-feira, 10 de abril de 2012

Memorial do RS recebe a exposição Arpilleras da Resistência Política Chilena

A exposição Arpilleras da Resistência Política Chilena será aberta ao público na próxima terça-feira (10), às 18h, no Memorial do RS. O Brasil é o primeiro país na América Latina a receber a mostra, já exibida na Europa, Ásia e Estados Unidos.
A Arpillera é uma técnica têxtil chilena que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras de Isla Negra, localizada no litoral central chileno. Graças às arpilleras muitas mulheres chilenas puderam denunciar e enfrentar a ditadura, de 1973 a 1990. Elas mostravam o que realmente estava acontecendo nas suas vidas, constituindo expressões que levavam adiante a luta pela verdade e pela justiça.
Esta exposição é resultado de iniciativa fomentada pelo projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, e foi selecionado pelo 2º Edital Público do Projeto, lançado em 2011.
Mais informações sobre a técnica e a história podem ser obtidas no blog http://arpillerasdaresistencia.wordpress.com/



Serviço:
O que: Arpilleras da Resistência Política Chilena
Onde: Memorial do RS
Quando:10 a 17 de abril
Entrada franca

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ARPILLERAS

EXPOSIÇÃO - ARPILLERAS DA RESISTÊNCIA POLÍTICA CHILENA


Dia 10 à 17 de Abril na Sala Multi-uso.

Memorial do Rio Grande do Sul




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...