quarta-feira, 30 de maio de 2012

Noites de Filó durante o mês de junho no Memorial RS


Projeto Noites de Filó promove exposição de fotos e apresentações durante o mês de junho no Memorial RS. O público pode conferir a legítima tradição italiana em atividades com entrada franca.]

A Libretos idealizou o projeto Noites de Filó e junto com o fotógrafo Marco Nedeff irá trazer um pouco da tradição que ainda vive em alguns municípios gaúchos como Antônio Prado, Caxias do Sul, Porto Alegre, Viadutos e Vila Flores para o Memorial do Rio Grande do Sul durante o mês de junho.
O filó abrange um conjunto de atividades comunitárias que as famílias italianas promoviam aos fins de tarde, hábito herdado dos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. O sadio costume de reunir a vizinhança num ritual alegre e religioso, em que compartilham cantoria, bordados, contação de histórias, jogos, brincadeiras, danças e culinária típica é preservado até hoje como atividade cultural, por grupos organizados.
De 02 a 30 de junho, das 10h às 18h, será exibida a exposição de fotos de autoria de Nedeff, com a curadoria de Rafael Guimaraens. Além das imagens, o visitante pode vivenciar estas Noites de Filó assistindo às apresentações dos grupo de Filó: Grupo de Filó Projeto Memória / Cibrap / Coral Vozes do Prado, de Antonio Prado (dia 02), Massolin de Fiori, de Porto Alegre (dia 06), Grupo Felice Personne, de Caxias do Sul (dia 14) e Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola  Taliani Contenti, de Viadutos (dia 22). A entrada para todas as atividades é franca.
Nedeff acompanhou as Noites de Filó nos cinco municípios gaúchos. “Mais do que registrar as atividades desenvolvidas pelos grupos, ele captou a comunhão de sentimentos que perpetua e revigora essa prática ancestral, a preservar a cultura e fortalecer as identidades locais. Muitos se perguntam como os primeiros imigrantes conseguiram sobreviver e adquirir prosperidade em condições tão adversas. Neste sentido, as fotos de Marco Nedeff são mais do que reveladoras”, afirma o curador.
O projeto tem financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) e apoio de Aecia Cooperativa, Calábria 50 anos, Cooperativa Vitivinícola Forquetta, Memorial do Rio Grande do Sul,Nordeste Alimentos e Orgânicos Pérola da Terra.
Exposição de fotos Noites de filó
de Marco Nedeff
Local
Memorial do Rio Grande do Sul
Sala Multiusos
Praça da Alfândega, 2º andar
Porto Alegre/RS
Data
De 2 a 30 de junho
Horário
Das 10h às 18h
Filós fotografados
Grupo de Filó de Vila Flores / Vila Flores
Grupo de Filó Projeto Memória / Antônio Prado
Massolin de Fiori / Porto Alegre
Grupo Felice Personne / Caxias do Sul
Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola Taliani Contenti / Viadutos
Apresentações de Filós
ao vivo
19h  Entrada Franca
Dia 2 de junho (Sábado)
Grupo de Filó Projeto Memória / Cibrap /
Coral Vozes do Prado, de Antonio Prado
Dia 6 de junho  (Quarta-feira)
Massolin de Fiori, de Porto Alegre
Dia 14 de junho  (Quinta-feira)
Grupo Felice Personne, de Caxias do Sul
Dia 22 de junho  (Sexta-feira)
Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola  Taliani Contenti, de Viadutos
Realização
Libretos
Apoio
Aecia Cooperativa
Calábria 50 anos
Cooperativa Vitivinícola Forquetta
Memorial do Rio Grande do Sul
Nordeste Alimentos
Orgânicos Pérola da Terra
Financiamento
Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), do Sistema Pró-Cultura RS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oficina do Gasto Público e Sustentabilidade


A Secretária da Fazenda deu início, no dia 26 de abril, às Oficinas do Gasto Público e Sustentabilidade. O primeiro evento contou com a presença de representantes de todas as Secretárias de Governo. 



A palestra de abertura ocorreu no Auditório Oswaldo Goindaich 



A oficina lotou o espaço do Memorial do RS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Primeiro Encontro de Literatura

O Memorial do Rio Grande do Sul sediou a Primeira Odisseia de Literatura Fantástica nos dias 27 e 28 de abril.  A entrada para o encontro era franca e contou com a presença de escritores gaúchos e nacionais. A proposta da Editora Argonautas, organizadora do evento, era promover oficinas para novos autores. “Quero escrever meu livro” e “Quero publicar meu livro” foram os tópicos da odisseia mais procurados.
A abertura do evento aconteceu no Auditório do Memorial

O coquetel foi oferecido aos autores no Salão Principal

Editoras de todo o Brasil mostraram seus trabalhos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...