quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Audiência pública vota Ações Especiais contempladas pelo FAC em 2013

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
A Secretaria de Estado da Cultura realizou na manhã desta quarta-feira a Audiência Pública das Ações Especiais que serão contempladas em 2013 pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O encontro ocorreu no Memorial do RS e foi conduzido pela diretora de Economia da Cultura, Denise Viana Pereira.
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

“A gente acredita fortemente neste novo mecanismo como uma forma de potencializar as ações desenvolvidas pelo FAC, seu volume de recursos”, salientou Denise. Após o debate, ficou validada a renovação das Ações Especiais deste ano – Qualificação do ambiente criativo do RS e Desenvolvimento da economia da cultura do RS -, por acreditar-se que ambas são abrangentes e qualificadas.
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
As Ações Especiais abrem uma nova modalidade de financiamento para a cultura, na qual não há necessidade de contrapartida pela empresa patrocinadora, que recebe 100% de isenção fiscal do valor investido.

A seleção dos projetos se dará através de editais, ou seja, cada Ação Especial captada pode originar um ou mais editais do Pró-cultura RS FAC. Sendo assim, fica garantida a condição de participação da comunidade cultural de modo a contemplar suas demandas de forma democrática e transparente. É mais uma ferramenta para efetivação da política cultural do Estado. 

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

Foto: Alina Souza/Memorial do RS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

TV Globo grava especial de Natal no Memorial do RS

A rede Globo está produzindo uma série de gravações com corais de diferentes regiões brasileiras cantando músicas natalinas. O Memorial foi escolhido para ser sede da gravação na região Sul. O coral faz parte do Projeto Prelúdio, do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul, que completa 30 anos em 2012.


Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mostra “Vidas de Qualidade” homenageia lideranças do Rio Grande do Sul


Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

No final da tarde do dia 11 de dezembro (terça-feira), o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) promoveu um coquetel de abertura da "Mostra Vidas de Qualidade", na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A exposição estará aberta ao público até dia 7 de janeiro e conta com os pôsteres das 27 lideranças perfiladas no livro “Vidas de Qualidade – Trajetórias de Sucesso nos 20 Anos do PGQP”.

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
A cerimônia foi contemplada com a presença dos homenageados, representantes e da equipe organizadora do livro. Para a escolha dos perfilados, a equipe responsável pelo livro definiu as categorias e convidou para reuniões de trabalho representantes da sociedade, com atuação relevante em cada uma das áreas. Todos os convidados atuaram voluntariamente, integrando um Comitê Externo de Avaliação, cuja finalidade foi selecionar de maneira soberana os homenageados. “É importante reforçar, sempre, que as personalidades reconhecidas neste livro e na exposição representam suas categorias, mas – felizmente não são os únicos heróis de nossa sociedade” declarou o curador da obra, José Paulo Soares Martins.

José Paulo Soares Martins, curador da Mostra, durante o coquetel de abertura do evento. 
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
José Paulo Soares Martins faz discurso em homenagem às 27 personalidades perfiladas na Mostra.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Luiz Pierry.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
As seguintes personalidades foram eleitas pelo Comitê: o neurocientista e pesquisador Iván Izquierdo e o cientista político Hélgio Trindade na categoria Academia; o pintor Iberê Camargo (in memoriam) e o diretor de artes cênicas Luciano Alabarse na categoria Arte; o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e o jornalista ex-diretor-geral da Rede Bandeirantes Ubirajara Leme Valdez (inmemoriam) na categoria Comunicação; a professora doutora em Teoria Literária Tania Rösinge, o escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo na categoria Cultura; o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (in memoriam) e a educadora fundadora do Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática de Porto Alegre (GEMPA), Esther Grossi na categoria Educação; o médico e educador físico que integrou o Conselho Nacional de Desportos Henrique Licht e o treinador de futebol Luiz Felipe Scolari na categoria Esporte; o presidente da Randon Participações SA, Raul Randon, e o diretor presidente das Lojas Renner, José Galló, na categoria Economia e Empreendedorismo; o sócio-fundador da Altus, Teikon e HT Micron, Ricardo Felizzola, e o fundador do Grupo Coester, Oskar Coester, na categoria Inovação; o diretor da Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Paulo Renato Paim, e o assessor de grupos de reciclagem Roque Spies na categoria Meio Ambiente; o presidente do Conselho Superior da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre Anton Karl Biedermann e o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral Paulo Brossard na categoria Político-institucional; a Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e responsável pelo programa “Vida Urgente”, Diza Gonzaga, e o presidente da Linck SA idealizador do Projeto Pescar, Geraldo Linck (in memoriam) na categoria Responsabilidade social; o médico ex-secretário estadual da Saúde Germano Bonow e o médico José Camargo, protagonista do primeiro transplante de pulmão na América Latina, na categoria Saúde; o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, e o sócio-fundador da Altus Luiz Gerbase na categoria Tecnologia. Além das 13 categorias definidas, a coordenação geral do projeto homenageará Jorge Gerdau Johannpeter, na categoria Especial. O nome do empresário foi indicado em mais de cinco categorias originais. Esta segmentação foi criada para evitar a premiação repetida, permitindo que mais personalidades pudessem ser reconhecidas.

Professor Luis Augusto Fischer foi um dos homenageados na Mostra
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Parte dos homenageados na "Mostra Vidas de Qualidade".
Foto:Alina Souza/divulgação Memorial do RS

O livro “Vidas de Qualidade –Trajetórias de Sucesso nos 20 Anos do PGQP” é uma realização do PGQP que foi possível mediante a adesão de importantes empresas e entidades que acreditaram na ideia e no legado que a publicação representará para a sociedade gaúcha. O projeto conta com patrocínio do Hospital Moinhos de Ventos, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, SENAI e SESI. Como apoiadores da iniciativa, figuram AGCO, Braskem, Celulose Riograndense, Confederação Nacional da Indústria, Ipiranga, Empresas RANDON, RGE - Rio Grande Energia S/A, Santander, Todeschini e Weinmann Laboratório.

Sobre o PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

A Mostra acontece até o dia 07 de janeiro na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do RS.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Livro "O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico do RS" recebe Prêmio Açorianos de Literatura 2012



Na noite do dia 10 de novembro, o livro "O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico RS" recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2012, na categoria especial.

Publicada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Maestra Comunicação e Cultura, a obra é resultado do trabalho de pesquisa do AHRS e sua equipe técnica, sob a organização de Rejane Penna, historiógrafa da instituição. A obra, concebida por Luiz Carlos da Cunha Carneiro, tem projeto gráfico de Clô Barcellos, planejamento cultural de Simone Lersch e foi patrocinado pelo Banrisul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Com 168 páginas, a publicação reúne mais de 200 imagens do acervo do Arquivo Histórico, desde o século XIX até a contemporaneidade. Estão presentes as fotografias mais significativas e exclusivas que, junto a textos de renomados pesquisadores, contam a passagem do tempo sob diferentes contextos de crises, mudanças e permanências. As imagens selecionadas contemplam quatro temas principais: antepassados, espaços/natureza, sociabilidade e luta/política.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...