segunda-feira, 18 de outubro de 2010

História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura

Exposição no Memorial do Rio Grande do Sul traz a público imagens e documentos que revelam o passado da medicina gaúcha




As Salas do Tesouro, espaço nobre no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, será ocupado a partir de 25 de outubro pela exposição História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura, que reúne documentos e fotos históricas sobre a evolução da medicina no Estado entre o século XIX e início do século XX e suas interrelações com a sociedade e a política.

A mostra é uma criação das historiadoras Leonor Baptista Schwartsmann, diretora do Memorial, e Rejane Penna, do Arquivo Histórico. A maior parte do acervo recolhido está sob a guarda do Arquivo Histórico, mas a exposição foi enriquecida com peças cedidas pelo Centro de Memória da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Museu da História da Medicina (MUHM), Museu da Brigada Militar e Serviço de Memória Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Também apóia a iniciativa a Associação Gaúcha de História da Medicina.

O ambiente das Salas do Tesouro favorece a observação atenta dos 37 painéis que compõem a mostra, organizados em seis blocos distintos: Os viajantes; O ensino da medicina; As guerras; O combate às epidemias; As instituições de saúde; e a Brigada Militar

Dos anos que antecederam à Primeira Guerra Mundial, por exemplo, são inúmeros os mapas, quadros estatísticos, litografias e fotografias retratando os processos de cura.. A exposição também reúne uma quantidade significativa de documentos escritos, como cartas trocadas entre políticos, autoridades sanitárias e governantes, além de fotografias de profissionais e instituições de saúde da época.

Serviço:
Exposição História e Saúde – Diálogos com a Dor e a Cura
Local: Salas do Tesouro, 2º andar do Memorial do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Sete de Setembro 1020, Praça da Alfândega,Centro Histórico – Porto Alegre
Abertura para convidados no dia 25 de outubro
Visitação pública a partir de 26 de outubro
Horário: de terças a domingos, das 10 às 18h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...