Nesta terça-feira (25), ocorreu a abertura da exposição “Carteiros de Ontem e Hoje”. A exposição faz parte das festividades dos Correios em comemoração ao dia do Carteiro, celebrado no dia 25 de janeiro.
A mostra fotográfica faz um panorama entre os carteiros dos anos 70 e os profissionais de hoje. Para ilustrar os anos 70, a primeira turma de carteiros formada somente por mulheres no Brasil. Os painéis homenageiam as mulheres que exercem a profissão que, até a década de 70, era uma atividade exclusiva dos homens. Também serão exibidas cerca de 30 fotos de carteiros atuais, produzidas pelas equipes dos Centros de Distribuição Domiciliária do Estado. Localizada no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, a mostra tem entrada franca e fica aberta para visitação até o dia 13 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas.
Dentro das comemorações da data do empregado símbolo dos Correios, também estão programados, ao longo de janeiro, torneios internos e cafés da manhã nas unidades em todo o Estado.
Saiba mais sobre o Dia do Carteiro
Todos os dias, mais de 55 mil carteiros saem às ruas do Brasil para distribuir 35 milhões de objetos. Juntos, eles percorrem a pé, diariamente, cerca de 280 mil quilômetros — o equivalente a quase sete voltas na circunferência da Terra.
O carteiro é a face mais visível dos Correios e, portanto, é em grande parte responsável pelo alto conceito que a empresa tem junto à população brasileira. De acordo com pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em São Paulo no final do ano passado, os Correios detêm índice de confiança de 92% e são a segunda instituição de maior confiança dos moradores da maior metrópole do País, ficando atrás apenas do Corpo de Bombeiros, com índice de 94%.
Para homenagear os carteiros, os Correios realizarão eventos em diversos Estados brasileiros, por meio de suas Diretorias Regionais.
Perfil
Os carteiros representam 51% do efetivo total dos Correios, de 107.992 empregados. Entre os que exercem a atividade, 5.494 são mulheres (9,91%), sendo o Rio Grande do Sul o Estado com maior participação feminina (21,75%).
A faixa etária que concentra o maior número de carteiros vai dos 31 aos 40 anos (20.853). Em relação à escolaridade, a maior parte tem o ensino médio completo (47.877). Cerca de 8% dos carteiros possuem curso superior completo (4.590).
História
O dia 25 de janeiro de 1663, data da nomeação do alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio da Capitania do Rio de Janeiro — quando então se originaram os correios-mores no Brasil — é considerada a data inicial da instituição da atividade postal regular no País.
A nomeação foi feita pelo sétimo Correio-Mor do Reino (1641/1674) e primeiro Correio-Mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Por essa razão, 25 de janeiro é considerado o Dia do Carteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário