sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Exposição sobre 50 anos da Campanha da Legalidade



Dia 2 de setembro, às 19h, será aberta a exposição O último levante dos gaúchos, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro 1020), na Sala de Tesouro, primeiro andar.

O evento integra as comemorações do Governo do Estado para assinalar os 50 anos da Campanha da Legalidade (1961-2011). A mostra exibe documentos originais, fotografias, peças de propaganda política e periódicos de circulação da época. A visitação está disponível de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo do fone (51) 32270882. A entrada é franca.



A  exposição resulta da parceria entre Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e o Memorial do Rio Grande do Sul, instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, que apresentam materiais relacionados ao movimento da Legalidade. O Museu exibe exemplares do Ultima Hora – jornal de grande circulação em Porto Alegre nos anos 60. O acervo fotográfico da instituição apresenta cerca de 80 imagens, oriundas da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini durante a gestão de Leonel Brizola. E o Arquivo Histórico RS complementa a exposição com documentos originais relacionados esse episódio de grande repercussão na história do país.
Os materiais estão agrupados sob os seguintes temas: manifestações populares, lideranças políticas, fortificações no Palácio Piratini, meios de comunicação e estratégias políticas. A comissão curadora, composta por pesquisadores das duas instituições, primou pela seleção de peças que possibilitem a contextualização do fato histórico, além da compreensão do cenário político contemporâneo.
Em www.legalidade..rs.gov.br é possível acessar imagens do acervo do Museu de Comunicação, capas de jornais e revistas, áudios da Rádio Guaíba e vídeos da TV Assembléia com diversos depoimentos. A Secretaria de Cultura incentiva ainda uma campanha de doação de documentos da Legalidade.

Texto: Mariangela Machado - Museu da Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...