terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Olívio Dutra e Frei Betto avaliam o processo do Forum Social Mundial

Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro das Cidades, avaliou o Forum Social Temático (FST) após assistir ao documentário do diretor Carlos Pronzato, “Carlos Marighella – quem samba fica, quem não samba vai embora!”, que foi exibido na sexta-feira (27) no Memorial do Rio Grande do Sul e reuniu na platéia um público ligado a diferentes movimentos sociais.
Dutra considerou que esse FST, como uma atividade preparatória ao Forum Social Mundial, constitui num processo importante onde o ser o humano não é visto como mercadoria, mas sim uma engrenagem na luta coletiva solidária. Na antevéspera da Rio+20 esse FST tem, ainda, uma importância maior porque não depende de iniciativas governamentais para sua organização e representa a voz de milhões que discutem o destino de um mundo.
“O Forum não é um gesto, mas sim um movimento consciente de seres humanos que erradia esperança e proposituras para um novo mundo com justiça social em oposição à proposta capitalista que ganha dinheiro com morte, desigualdade e vilania”, avaliou Olívio Dutra.
Olívio destacou também que os ativistas do mundo todo se sentem em casa estando em Porto Alegre e que a cidade tem sua importância histórica na construção desse movimento, onde pessoas do mundo todo se encontram e acumulam experiências para prosseguir nesse processo, sem a preocupação de concluir o movimento.
O teólogo e escritor Frei Betto também avaliou FST na saída do Memorial RS após assistir ao documentário de Carlos Pronzato: “Foi um sucesso em termos de organização e qualidade das atividades e achei importante a consideração da Presidenta Dilma Rousseff em participar do FST e não ter ido a Davos participar do Forum Econômico Mundial”, comentou o assessor de movimentos sociais.
Texto e Foto: Ane Nunes / Comunicação FST 2012.
Na foto: Olívio Dutra, Frei Betto, Carlos Pronzato entre participantes do FST.

Fonte: http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=23&acao=Ver&id=248

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...