segunda-feira, 15 de agosto de 2011

I JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO: VISÕES DO CÁRCERE & PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS I: SANDRA JATAHY PESAVENTO – textos, imagens e obras


O mote deste evento, cuja primeira edição acontece em 2011, é apresentar e discutir as obras mais recentes da historiadora gaúcha Sandra Jatahy Pesavento, falecida em 2009, iniciando por sua última publicação (póstuma) “Visões do Cárcere”. Inclui-se, nesta primeira jornada, uma exposição de fotos, imagens e vídeos relativos à vida da professora Sandra e sua obra historiográfica.
Sandra Jatahy Pesavento é um grande nome do mundo acadêmico e da Cultura do nosso Estado. Professora titular em História da UFRGS por 35 anos, doutora em História pela USP e com três pós- doutorados em Paris, ela deixou uma vasta e profícua obra: entre livros publicados em autoria e organizados por ela somam 51 obras; em artigos em periódicos científicos e capítulos de livros, constam mais de 210 escritos. Sandra Jatahy Pesavento foi uma pessoa inovadora no que pensou, no que fez e no que trouxe para o mundo da História, para seus alunos e pares acadêmicos e, também porque não dizer, para a sociedade sul-riograndense. Porém, suas idéias atravessaram as fronteiras gaúchas, inspirando e ganhando interlocutores em vários locais do Brasil e do mundo (principalmente França e Itália).
A Jornada versará sobre a obra “Visões do Cárcere”, inicialmente lançada em CDROM pela editora Jeweb digital em 2003 e sendo publicação póstuma em livro em 2009,  a qual é resultado de uma pesquisa que a professora iniciou no final da década de 90 – com apoio da FAPERGS e do CNPq e com a ajuda de bolsistas BIC da História da UFRGS - e se estendeu até o início dos 2000. O tema desta pesquisa foi ‘Cidadania e Exclusão Social no final do século XIX em Porto Alegre’. Resumidamente, o conteúdo do livro passa pelo resgate da história de presos na Casa de Correção de POA, cruzando magistralmente, pela História Cultural, os achados das várias fontes pesquisadas: relatório do médico legista Sebastião Leão, um livro de fotografias dos presos na Cadeia Pública, os processos crimes destes e o Livro de Sentenciados desta instituição.

A exposição “Percursos Historiográficos I: Sandra Jatahy Pesavento – textos, imagens e obras” tem como eixo principal a produção intelectual e historiográfica da autora e historiadora gaúcha, salientando os temas mais importantes aos quais se dedicou nos últimos quase vinte anos de sua carreira, no campo da História Cultural: o estudo dos excluídos, do urbano em suas diversas áreas, a relação história e literatura e por fim, e não menos importante, o estudo das sensibilidades.Também fazendo parte desta exposição teremos vídeos com entrevistas e programas de TV, imagens e a exposição de sua obra bibliográfica e alguns manuscritos das últimas pesquisas. 
PROGRAMAÇÃO: O evento será realizado em dois locais (Memorial do Judiciário do RGS e Memorial do RGS), ambos no centro de Porto Alegre, abrangendo duas atividades distintas:
1-     Jornada (Memorial do Judiciário):

a-     Painel 1 (das 9.30h às 11.30h): A Obra – “Visões do Cárcere”, sua gênese e interlocuções. Coordenador: Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RGS). Painelistas: Dra. Nádia Maria Weber Santos (Dra em História e Psiquiatra/UNILASALLE), Dra Maria Eunice Maciel (Dra em Antropologia/UFRGS) e Angélica Bersch Boff (Me. em História, Pesquisadora do Projeto que originou o Livro)

b-     Painel 2 (das 14 às 16h):  Autores e suas idéias: Sebastião Leão, Césare Lombroso e Dyonélio Machado. Coordenadora: Dra. Nádia Maria Weber Santos (Psiquiatra, Historiadora e Coordenadora do GT de História Cultural/ANPUH-RS). Painelistas: Dr. Paulo Moreira (Dr. em História/ UNISINOS), Me. Maristela Bleggi Tomasini (Bel. em Direito, advogada e Mestranda do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE), Dr. Mauro Gaglietti (Dr. em História/Docente e Pesquisador na IMED e no Mestrado em Direito da URI).

c-     Painel 3 (das 16.30 às 18.30h): Relações contemporâneas: Medicina, Literatura, Direito e Criminalidade. Coordenador: Des. José Carlos Teixeira Giorgis (Diretor do Memorial do Judiciário). Painelistas: Dr. Renato Zamora Flores (Dr. em Genética), Dr. José Geraldo Taborda (Psiquiatra/UFCSPA), Des. Umberto Sudbrack (Desembargador)

2 - Exposição: Percursos Historiográficos I: Sandra Jatahy Pesavento. Abertura às 19h do dia 15 de Agosto no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega). A visitação será aberta ao público de 16 de agosto a 03 de setembro de 2011. Curadoria geral: Dra. Nádia Maria Weber Santos (UNILASALLE); Curadoria de imagens/fotografias: Dr. Charles Monteiro (PUCRS); Curadoria de imagens/vídeos: Dra. Miriam de Souza Rossini (UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...