quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exposição de fotos mostra os 200 anos de Bagé



                                           Mostra de fotos retrata os 200 anos da história de Bagé

As comemorações dos 200 anos do município de Bagé chegam à capital gaúcha. Na noite dessa terça-feira, 02, foi aberta uma exposição de fotos que retrata a trajetória histórica da cidade, no Memorial do Rio Grande do Sul.
Bagé 200 anos – 1811 Memória e História – 2011 Mostra Documental e Fotográfica, foi idealizada pela Câmara de Vereadores da cidade, com proposição da vereadora Jussara Carpes.  São fotos e textos sobre o município em forma de banners que registram a contribuição de Bagé para a história política e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A origem do material são fotos de arquivo da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Dom Diogo de Souza e arquivos pessoais de integrantes do grupo de pesquisas históricas Attila Taborda. As temáticas dos materiais são: o Espaço Construído e Reservado, Dois séculos do cotidiano de Bagé, a Estética das Águas e Complexo Cultural Santa Thereza.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, cumprimentou a vereadora Jussara pela iniciativa. “ Bagé significa a ligação com o passado que nos dá um rumo para o futuro, pela sua cultura, pela sua história, por seu patrimônio. A cultura possibilita o pensamento transformador. Percorrendo a cidade, recentemente durante a interiorização de governo, pude ver como a cultura bajeense é respeitada por seu povo”, disse o secretário.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado AdãoVillaverde lembrou a bravura e as características especiais do povo da cidade. “Bagé é uuma cidade universal, tem uma característica muito singular. A cultura é uma marca profunda do município e além disso o bajeense tem uma relação de alma com a cidade, que nunca é cortada”, finalizou o deputado.


                                  Secretário Assis Brasil destaca a valorização da cultura pelos bajeenses

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que já foi prefeito de Bagé por suas vezes, fez um pronunciamento emocionado. “ Bagé representa o sonhode uma geração que lutou por liberdade. Temos uma  historia linda de luta . A cidade construiu um nome e uma fama pelas suas personalidades. E temos uma geração apaixonada pela cultura. É uma cidade feita também de alma e isso é o que nos reúne em momentos como este”, enfatizou Mainardi.
O secretário Municipal da Cultura, Sapiran Brito,  lembrou a histórica resistência dos antepassados. “ A marca da celebração dos 200 anos é a cultura.Com todas as dificuldades que tem enfrentado, Bagé vê uma luz no horizonte, resiste e  avança rumo ao futuro. E mesmo quando a economia não vai bem a cultura resiste. A  maior riqueza  que temos é a cultura de Bagé. Por isto, a  importância de um evento que resgata e preserva a memória”.
Também estiveram presentes no evento os secretários de estado do Planejamento, João Mota , e do trabalho e desenvolvimento social, Luiz Augusto Lara, entre outras autoridades e representantes da comunidade bajeense.
A mostra fia aberta até o dia 8 de agosto, das 10h às 18h, de terça a sábado. O Memorial fica na rua Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega.


Serviço:
O que: Bagé 200 anos – 1811 Memória e História – 2011 Mostra Documental e Fotográfica,
Quando – até 08 de agosto, das 10h às 18h, de terça a sábado. Domingo, das 13h às 17h.
Onde – Memorial do RS- rua Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega-Porto Alegre

Texto: Asscom Sedac

                                                 

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...