quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Audiência pública vota Ações Especiais contempladas pelo FAC em 2013

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
A Secretaria de Estado da Cultura realizou na manhã desta quarta-feira a Audiência Pública das Ações Especiais que serão contempladas em 2013 pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O encontro ocorreu no Memorial do RS e foi conduzido pela diretora de Economia da Cultura, Denise Viana Pereira.
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

“A gente acredita fortemente neste novo mecanismo como uma forma de potencializar as ações desenvolvidas pelo FAC, seu volume de recursos”, salientou Denise. Após o debate, ficou validada a renovação das Ações Especiais deste ano – Qualificação do ambiente criativo do RS e Desenvolvimento da economia da cultura do RS -, por acreditar-se que ambas são abrangentes e qualificadas.
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
As Ações Especiais abrem uma nova modalidade de financiamento para a cultura, na qual não há necessidade de contrapartida pela empresa patrocinadora, que recebe 100% de isenção fiscal do valor investido.

A seleção dos projetos se dará através de editais, ou seja, cada Ação Especial captada pode originar um ou mais editais do Pró-cultura RS FAC. Sendo assim, fica garantida a condição de participação da comunidade cultural de modo a contemplar suas demandas de forma democrática e transparente. É mais uma ferramenta para efetivação da política cultural do Estado. 

Foto: Alina Souza/Memorial do RS
Foto: Alina Souza/Memorial do RS

Foto: Alina Souza/Memorial do RS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

TV Globo grava especial de Natal no Memorial do RS

A rede Globo está produzindo uma série de gravações com corais de diferentes regiões brasileiras cantando músicas natalinas. O Memorial foi escolhido para ser sede da gravação na região Sul. O coral faz parte do Projeto Prelúdio, do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul, que completa 30 anos em 2012.


Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mostra “Vidas de Qualidade” homenageia lideranças do Rio Grande do Sul


Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

No final da tarde do dia 11 de dezembro (terça-feira), o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) promoveu um coquetel de abertura da "Mostra Vidas de Qualidade", na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A exposição estará aberta ao público até dia 7 de janeiro e conta com os pôsteres das 27 lideranças perfiladas no livro “Vidas de Qualidade – Trajetórias de Sucesso nos 20 Anos do PGQP”.

Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
A cerimônia foi contemplada com a presença dos homenageados, representantes e da equipe organizadora do livro. Para a escolha dos perfilados, a equipe responsável pelo livro definiu as categorias e convidou para reuniões de trabalho representantes da sociedade, com atuação relevante em cada uma das áreas. Todos os convidados atuaram voluntariamente, integrando um Comitê Externo de Avaliação, cuja finalidade foi selecionar de maneira soberana os homenageados. “É importante reforçar, sempre, que as personalidades reconhecidas neste livro e na exposição representam suas categorias, mas – felizmente não são os únicos heróis de nossa sociedade” declarou o curador da obra, José Paulo Soares Martins.

José Paulo Soares Martins, curador da Mostra, durante o coquetel de abertura do evento. 
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
José Paulo Soares Martins faz discurso em homenagem às 27 personalidades perfiladas na Mostra.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Luiz Pierry.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS
As seguintes personalidades foram eleitas pelo Comitê: o neurocientista e pesquisador Iván Izquierdo e o cientista político Hélgio Trindade na categoria Academia; o pintor Iberê Camargo (in memoriam) e o diretor de artes cênicas Luciano Alabarse na categoria Arte; o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e o jornalista ex-diretor-geral da Rede Bandeirantes Ubirajara Leme Valdez (inmemoriam) na categoria Comunicação; a professora doutora em Teoria Literária Tania Rösinge, o escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo na categoria Cultura; o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (in memoriam) e a educadora fundadora do Grupo de Estudos sobre Ensino de Matemática de Porto Alegre (GEMPA), Esther Grossi na categoria Educação; o médico e educador físico que integrou o Conselho Nacional de Desportos Henrique Licht e o treinador de futebol Luiz Felipe Scolari na categoria Esporte; o presidente da Randon Participações SA, Raul Randon, e o diretor presidente das Lojas Renner, José Galló, na categoria Economia e Empreendedorismo; o sócio-fundador da Altus, Teikon e HT Micron, Ricardo Felizzola, e o fundador do Grupo Coester, Oskar Coester, na categoria Inovação; o diretor da Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Paulo Renato Paim, e o assessor de grupos de reciclagem Roque Spies na categoria Meio Ambiente; o presidente do Conselho Superior da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre Anton Karl Biedermann e o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral Paulo Brossard na categoria Político-institucional; a Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e responsável pelo programa “Vida Urgente”, Diza Gonzaga, e o presidente da Linck SA idealizador do Projeto Pescar, Geraldo Linck (in memoriam) na categoria Responsabilidade social; o médico ex-secretário estadual da Saúde Germano Bonow e o médico José Camargo, protagonista do primeiro transplante de pulmão na América Latina, na categoria Saúde; o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, e o sócio-fundador da Altus Luiz Gerbase na categoria Tecnologia. Além das 13 categorias definidas, a coordenação geral do projeto homenageará Jorge Gerdau Johannpeter, na categoria Especial. O nome do empresário foi indicado em mais de cinco categorias originais. Esta segmentação foi criada para evitar a premiação repetida, permitindo que mais personalidades pudessem ser reconhecidas.

Professor Luis Augusto Fischer foi um dos homenageados na Mostra
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

Parte dos homenageados na "Mostra Vidas de Qualidade".
Foto:Alina Souza/divulgação Memorial do RS

O livro “Vidas de Qualidade –Trajetórias de Sucesso nos 20 Anos do PGQP” é uma realização do PGQP que foi possível mediante a adesão de importantes empresas e entidades que acreditaram na ideia e no legado que a publicação representará para a sociedade gaúcha. O projeto conta com patrocínio do Hospital Moinhos de Ventos, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, SENAI e SESI. Como apoiadores da iniciativa, figuram AGCO, Braskem, Celulose Riograndense, Confederação Nacional da Indústria, Ipiranga, Empresas RANDON, RGE - Rio Grande Energia S/A, Santander, Todeschini e Weinmann Laboratório.

Sobre o PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

A Mostra acontece até o dia 07 de janeiro na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do RS.
Foto: Alina Souza/divulgação Memorial do RS

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Livro "O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico do RS" recebe Prêmio Açorianos de Literatura 2012



Na noite do dia 10 de novembro, o livro "O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico RS" recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2012, na categoria especial.

Publicada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Maestra Comunicação e Cultura, a obra é resultado do trabalho de pesquisa do AHRS e sua equipe técnica, sob a organização de Rejane Penna, historiógrafa da instituição. A obra, concebida por Luiz Carlos da Cunha Carneiro, tem projeto gráfico de Clô Barcellos, planejamento cultural de Simone Lersch e foi patrocinado pelo Banrisul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Com 168 páginas, a publicação reúne mais de 200 imagens do acervo do Arquivo Histórico, desde o século XIX até a contemporaneidade. Estão presentes as fotografias mais significativas e exclusivas que, junto a textos de renomados pesquisadores, contam a passagem do tempo sob diferentes contextos de crises, mudanças e permanências. As imagens selecionadas contemplam quatro temas principais: antepassados, espaços/natureza, sociabilidade e luta/política.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Memorial do RS recebe padrinhos para a campanha Papai Noel dos Correios


Foto: Divulg. Memorial
Há 23 anos, os Correios contribuem para que muitas crianças brasileiras enxerguem um Natal mais colorido. Por meio da campanha “Papai Noel dos Correios”, cada cidadão pode promover a felicidade da garotada.

O projeto reúne cartas de meninos e meninas com até dez anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, que contenham pedidos de presentes para a data natalina. Disponibiliza essas correspondências para que pessoas, empresas ou entidades realizem os desejos dos remetentes.

Além disso, escolas selecionadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação também podem participar enviando cartas dos alunos que estão matriculados até a 5ª série do ensino fundamental. Em 2011, cerca de 27 mil cartas foram adotadas pelos gaúchos.

Foto: Divulg. Memorial

A campanha depende de dois tipos de voluntários:

- Padrinhos: São pessoas, empresas ou entidades interessadas em adotar cartas, ou seja, atender os pedidos que as crianças fazem ao Papai Noel e doar os presentes.

- Ajudantes: Leem, cadastram e selecionam milhões de cartinhas. É uma atividade não remunerada.

Os interessados em atender os pedidos dos pequenos sonhadores de Porto Alegre e Região Metropolitana podem se dirigir ao Espaço Térreo do Memorial do RS. Até 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados, das 9h às 12h, o local está preparado para recepcionar a solidariedade.

Foto: Divulg. Memorial

Depoimentos de padrinhos

– Essa é a primeira vez que participo. Daqui para frente, virei mais vezes. Tem tantas formas de ajudar. Às vezes são pedidos simples, de roupas, ursos de pelúcia, bonecos... Estou escolhendo as cartas para dividir com o pessoal do meu trabalho – afirma Sabrina da Silva Pereira, funcionária de um salão de beleza. 

Foto:Divulg.Memorial
Já Maria Francisca Busanello é uma veterana nas doações. Faz quase dez anos que lê as cartas e sempre se sensibiliza com as frases. Lembra, com os olhos encharcados de lágrimas, o fato que motivou tanto engajamento. Seu filho, na época com sete anos, escreveu uma carta para o Papai Noel, pedindo um jogo. Na data comemorativa, os vizinhos do prédio vieram avisá-la que os Correios trouxeram um material para eles. Com muita curiosidade, o menino abriu o pacote e viu o seu anseio concretizado. Atualmente não são só os presentes no aspecto físico que Maria quer distribuir. Ela espera multiplicar o amor.

– Fiquei mais feliz do que ele. É simplesmente mágico – define Maria Francisca, após um longo silêncio dominado de emoção. 

As cartas, com caligrafia infantil e caprichados desenhos, tocam o coração de todos. Papéis recheados de fantasia, imaginação e esperança reavivam os leitores. Claudia Belomo faz a escolha com bases nas histórias. O valor dos objetos é um segundo critério. Segundo ela, os pedidos são bastante diversificados, desde materiais escolares até bicicletas. 

Bicicletas são também um motivo constante nas mensagens que Darlon Cecchi examina. Ele prefere aquelas que se referem a vestimentas de super-heróis. Assim lembra-se das brincadeiras de sua própria infância. 

– Nunca me negaram nada, agora quero ajudar os outros também. Queria ser o carteiro só para ver a alegria das crianças no momento de receber o pacote – confessa Cecchi.


Da esq.à dir.: Sabrina da Silva Pereira, Maria Francisca Busanello,
Claudia Belomo e Darlon Cecchi. Foto: Divulg.Memorial

Outros depoimentos você pode conferir no vídeo:


Mais informações sobre a campanha você pode conferir em: http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2012/


 



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exposição aborda as relações de gênero estabelecidas nos brinquedos



Por que os pais costumam presentear as meninas com bonecas e meninos com carrinhos? Esse e outros questionamentos são levantados na mostra Brinquedo é coisa séria, organizada pelo curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que pode ser visitada até o dia 1º de dezembro na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul. Com entrada gratuita, a exposição se dirige tanto a adultos como a crianças, para juntos repensarem velhos hábitos que predominam no imaginário coletivo. A visitação ocorre de terças a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h.

Objetos comuns ao universo infantil estão expostos, montados de forma inusitada, a fim de provocar uma reflexão sobre o papel do brinquedo na formação da identidade e das diferenças. Barbie dirigindo automóvel, Batman limpando a casa e Capitão América preparando o jantar são exemplos da proposta feita pelo grupo de estudantes e professores. De modo não convencional, eles convidam o público a explorar as relações de gênero estimuladas nas brincadeiras.


O espaço é dividido em três eixos principais, separados por cores. O primeiro remete à importância do brincar como meio de inserção social. Apresenta um painel de fotografias, vídeos e mesa de percepção, para que o visitante relembre sua infância e os valores que lhe foram transmitidos nessa etapa da vida. O segundo demonstra as diferenças de gênero estabelecidas nos brinquedos. O terceiro eixo sugere uma desconstrução dos papéis sociais através de bonecos em situações diferentes daquelas que lhe foram predeterminadas nas campanhas publicitárias.


Recursos de acessibilidade foram aplicados na exposição. Há mediação por libras (mediante agendamento), acervo tátil, vídeos com legendas em português, vídeo com autodescrição, material em braile, material para quem tem baixa visão e o local é amplo o suficiente para a circulação de cadeiras de rodas.

Paralelamente à mostra, acontecem eventos para aprofundar a discussão e reexaminá-la sob o aspecto lúdico. No dia 27 de novembro (terça-feira), das 16h às 17h30, ocorrerá a palestra Pedagogias de Gênero: educando meninos e meninas. No dia 28 (quarta-feira), das 10h às 11h, alunos da 2º ao 5º ano poderão participar da Contação de Histórias. Uma oficina de confecção de brinquedos reciclados, com o Jardineiro, artesão da Sucata, será realizada nos dias 21, 23, 28 e 30, às 10h30 ou às 15h. Inscreva-se nas atividades pelo e-mail brinquedoecoisaseria@yahoo.com.br


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O olhar antropológico de Eduardo Quintana no Memorial do Rio Grande do Sul



A exposição fotográfica Rostros e Identidades fica à disposição do público no Espaço Térreo do Memorial RS até 11 de novembro.


“Fotografar é compreender os seres humanos, apresentar denúncias e testemunhos, construir identidades individuais e coletivas”. Esses são os princípios defendidos pelo fotógrafo equatoriano Eduardo Quintana na exposição Rostros e Identidades, promovida pelo Ministério da Cultura da República do Equador e Consulado do Equador em Porto Alegre.

As 38 fotos que compõem a exposição estão divididas em três séries: Equador Tierradentro, Solidão Urbana, Semana Santa. Quintana selecionou as imagens pelas quais tem mais apreço em sua trajetória profissional. Para ele, o importante é o olhar antropológico, aquele que ultrapassa a mecânica da máquina e busca entender as histórias de vida. “Como um cronista, procuro combater o tempo e o esquecimento. O fotógrafo é um criador de memórias”, explica. “A câmera nada mais é do que a extensão do nosso próprio corpo, das nossas pupilas, da nossa sensibilidade”, completa o expositor.

Os temas predominantes em suas fotografias são os índios, as crianças e a religião. Quintana fez retratos de pessoas simples, em momentos também singelos, porém com expressões que inquietam, questionam e emocionam. Quase todas as imagens foram captadas com câmera analógica. O fotógrafo reconhece o poder das novas tecnologias, contudo, enfatiza o quanto tais mecanismos não substituem “o afeto e as lembranças dos cheiros do quarto escuro onde me sentia mais artesão, mais padeiro, carpinteiro, ferreiro e jardineiro, em definitivo, mais ‘fotero’”. 

“Fotero” foi o termo que Eduardo Quintana criou para designar a relação amistosa entre fotógrafo, câmera e sujeito fotografado. Ele lembra que não podem faltar ética, respeito, empatia e comunicação ao longo do processo fotográfico. “A obra fotográfica deve ser solidária e transparente”, aconselha. Além disso, a estética precisa ser levada em consideração. Segundo o equatoriano, é necessário usar estratégias para compor a caligrafia da luz e esperar o momento decisivo até apertar o botão de disparo. “Quem manda na foto é a pessoa, é ela quem emprega personalidade ao trabalho.” 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Africanidades 2012: Educação, mídia e racismo





Do dia 20/11 ao dia 1°/12, o Memorial do RS apresentará o Seminário Africanidades 2012: Educação, mídia e racismo.

As vagas são limitadas. 

Pré-Inscrição pelo fone 32247159 ou pelo e-mail acao-rs@sedac.rs.gov.br

Valor da inscrição R$ 30 reais. Certificado de 40 horas.

Mais informações na sala de Ação Educativa do Memorial do RS.

Abaixo segue a programação:


DIA HORÁRIO
ATIVIDADES
20/11/2012

19:00 horas

Abertura

As Lei 11.645/2008 e 10.639/2003: epidermalização e luta antirracista na educação.  Um breve histórico.
Prof. Orson Soares - Licenciado em História pela Unisinos. Pós-Graduando em História da Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Sócio-Educador CASEMI ligado ao Círculo Operário Leopoldense. Coordenador do Coletivo Fanon

Prof. MS. Walter Günther Lippold – Licenciado em História pela FAPA. Especialista em História do Mundo Afro-Asiático. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, onde estudou o ensino de História da África e o eurocentrismo nos currículos. Professor da Rede Municipal de Porto Alegre. Coordenador do Coletivo Fanon.

Uma Proposta de Aplicação da Lei 11.645/2008: Escola Padre Réus celebra Zumbi
Prof. José Ernesto Melo – Especialista em Ensino de História e professor da Rede Pública.

21/11/2012

19:00 horas

Educação, Mídia e Racismo: a análise dos Pensadores Africanos e da Diáspora  
Prof. Orson Soares - Licenciado em História pela Unisinos. Pós-Graduando em História da Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Sócio-Educador CASEMI ligado ao Círculo Operário Leopoldense. Coordenador do Coletivo Fanon.

Educação, Mídia e Racismo: a epidermalização na Propaganda e no Cinema
Prof. Ms. Walter Günther Lippold – Licenciado em História pela FAPA. Especialista em História do Mundo Afro-Asiático. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, onde estudou o ensino de História da África e o eurocentrismo nos currículos. Professor da Rede Municipal de Porto Alegre. Coordenador do Coletivo Fanon.

22/11/2012

19:00 horas

19 h - Exibição do documentário “A Negação do Brasil” e debate.
23/11/2012

19:00 horas

Mídia e Negritude
Profa. MS. Sátira Machado – Jornalista

Educação e Meios de Comunicação
Profa. Ms. Eliege Moura - Historiadora


24/11/2012

18:00 horas
18 h - Exibição do filme “Uma Onda no Ar” e debate.
27/11/2012

19:00 horas

Afrotheofobia: demonização e perseguição às religiões de matriz africana
Prof. Hendrix Silveira - Graduado em História, Mestrando em Teologia e História. Sacerdote de Matriz Africana

Documentário:  A Tradição do Bará do Mercado

28/11/2012

19:00 horas

Experiência e subversão - da roda ao disco e de volta à roda
Prof. MS. Deivison Campos - Jornalista. Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos). Mestre em História (Pucrs/2006) e especialista em História Contemporânea (FAPA/1999). Coordena o curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo da Ulbra. Pesquisa sobre mídias sonoras e identidade e pertecimento afro-brasileiro impactadas pelo midiático

A Música da Diáspora Africana nas Américas como instrumento pedagógico antirracista
Prof. Ms. Walter Lippold – Licenciado em História pela FAPA. Especialista em História do Mundo Afro-Asiático. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, onde estudou o ensino de História da África e o eurocentrismo nos currículos. Professor da Rede Municipal de Porto Alegre. Coordenador do Coletivo Fanon.

Prof. Orson Soares  - Licenciado em História pela Unisinos. Pós-Graduando em História da Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Sócio-Educador CASEMi ligado ao Círculo Operário Leopoldense. Coordenador do Coletivo Fanon.

29/11/2012

19:00 horas

Por que a Literatura Negra é antirracista?
Professor Jorge Fróes- Poeta, professor de Língua Portuguesa e Literatura, Diretor Cultural da ANC - Associação Negra de Cultura, entidade criada pelo poeta Oliveira Silveira.

Novas abordagens da arte Afro-brasileira em sala de aula
Profª MS. Cláudia Renata Pereira de Campos - Mestre em História – PUCRS. Especialista em História Africana e Afro-brasileira - FAPA. Professora de História da escola Neo-humanista Ananda Marga.

30/11/2012

19:00 horas

Mídia Alternativa e Educação Antirracista
Prof. Orson Soares - Licenciado em História pela Unisinos. Pós-Graduando em História da Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Sócio-Educador CASEMi ligado ao Círculo Operário Leopoldense. Coordenador do Coletivo Fanon.
Prof. Rodrigo dos Santos Melo – Licenciado em História - Fapa – Membro do Coletivo Fanon
Prof. Lucas Beltrame –  Licenciado em História – FAPA. Grafiteiro.


1/12/2012

18:00 horas


18 h - Ações Afirmativas e os discursos na mídia.
Profª. Dra. Laura López - Antropóloga formada na UBA (Argentina) e professora do PPG em Saúde Coletiva da Unisinos.
Cultura Política do Movimento Negro: uma prática antirracista.
Profª. Me. Kelly Moraes - Mestre UFRGS/ Professora Rede Municipal de Porto Alegre.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cine Memorial


Todas terças, quintas e sábados, às 12h30min, o Memorial do RS apresenta filmes para pensar as relações sociais e a história do Brasil. Com entrada gratuita, é possível assistir grandes produções do cinema nacional. Durante novembro, mês da Consciência Negra, será apresentada uma programação especial sobre essa temática. 

Abaixo segue a programação:

Dia 1 (Quinta) – Quanto vale ou é por quilo?
(Dir. Sérgio Biachi)

Dia 3 (Sábado) – Cidade de Deus
(Dir. Fernando Meirelles)

Dia 8 (Quinta) – Notícias de uma guerra particular
(Dir. João Moreira Salles)

Dia 10 (Sábado) – Xica da Silva
(Dir. Cacá Diegues)

Dia 13 (Terça) – 400 contra 1
(Dir. Caco Souza)

Dia 15 (Quinta) – Prisioneiro da grade de ferro
(Dir. Paulo Sacramento)

Dia 17 (Sábado) – 5 Vezes Favela

Dia 20 (Terça - às 11h30min) - Abdias Nascimento
(Dir. Antônio Olavo)          

Dia 22 (Quinta - às 11h30min) - Última Parada 174
(Dir. Bruno Barreto)

Dia 24 (Sábado) – Ganga Zumba
(Dir. Cacá Diegues)

Dia 27 (Terça) – Netto e o Domador de Cavalos
(Dir. Tabajara Rua)

Dia 29 (Quinta) – Barravento
(Dir. Glauber Rocha)


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Celebração da Data Francesa no Memorial

A comemoração da data máxima da França aconteceu no Memorial do Rio Grande do Sul.  O cônsul-geral Sylvain Itté se despediu do Brasil condecorando o cônsul honorário em Porto Alegre Roner Guerra Fabris. O evento contou com a presença do Prefeito José Fortunati, do Secretário de Estado da Cultura Assis Brasil, assim como, membros do corpo consular e demais personalidades.
Após a interpretação dos hinos da França, do Brasil e do Rio Grande do Sul pela soprano Anabel Alzaibar acompanhada pelos instrumentistas Velytchka Filipova e Filip Filipov ocorreu cerimonia de entrega da medalha Chévalier Dans L’ordre National du Mérite.
Homenagem à data nacional da França

Coquetel oferecido pelo consulado francês

Execução dos Hinos da França, do Brasil e do Rio Grande do Sul

Condecoração Chévalier Dans L'ordre National du Mérite 

Consul-geral Sylvain Itté 

Cônsul honorário da França Roner Fabris e a esposa Márcia recebem o consul-geral

Cônsul honorário da Suiça Gernot Haeberlin e sua esposa Isabel


Anabel Alzaibar, Sylvain Itté, Márcia Fabris e Roner Fabris

Secretário da Cultura Assis Brasil e a soprana Anabel Alzaibar

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Noites de Filó durante o mês de junho no Memorial RS


Projeto Noites de Filó promove exposição de fotos e apresentações durante o mês de junho no Memorial RS. O público pode conferir a legítima tradição italiana em atividades com entrada franca.]

A Libretos idealizou o projeto Noites de Filó e junto com o fotógrafo Marco Nedeff irá trazer um pouco da tradição que ainda vive em alguns municípios gaúchos como Antônio Prado, Caxias do Sul, Porto Alegre, Viadutos e Vila Flores para o Memorial do Rio Grande do Sul durante o mês de junho.
O filó abrange um conjunto de atividades comunitárias que as famílias italianas promoviam aos fins de tarde, hábito herdado dos imigrantes que chegaram ao Rio Grande do Sul na segunda metade do século 19. O sadio costume de reunir a vizinhança num ritual alegre e religioso, em que compartilham cantoria, bordados, contação de histórias, jogos, brincadeiras, danças e culinária típica é preservado até hoje como atividade cultural, por grupos organizados.
De 02 a 30 de junho, das 10h às 18h, será exibida a exposição de fotos de autoria de Nedeff, com a curadoria de Rafael Guimaraens. Além das imagens, o visitante pode vivenciar estas Noites de Filó assistindo às apresentações dos grupo de Filó: Grupo de Filó Projeto Memória / Cibrap / Coral Vozes do Prado, de Antonio Prado (dia 02), Massolin de Fiori, de Porto Alegre (dia 06), Grupo Felice Personne, de Caxias do Sul (dia 14) e Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola  Taliani Contenti, de Viadutos (dia 22). A entrada para todas as atividades é franca.
Nedeff acompanhou as Noites de Filó nos cinco municípios gaúchos. “Mais do que registrar as atividades desenvolvidas pelos grupos, ele captou a comunhão de sentimentos que perpetua e revigora essa prática ancestral, a preservar a cultura e fortalecer as identidades locais. Muitos se perguntam como os primeiros imigrantes conseguiram sobreviver e adquirir prosperidade em condições tão adversas. Neste sentido, as fotos de Marco Nedeff são mais do que reveladoras”, afirma o curador.
O projeto tem financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) e apoio de Aecia Cooperativa, Calábria 50 anos, Cooperativa Vitivinícola Forquetta, Memorial do Rio Grande do Sul,Nordeste Alimentos e Orgânicos Pérola da Terra.
Exposição de fotos Noites de filó
de Marco Nedeff
Local
Memorial do Rio Grande do Sul
Sala Multiusos
Praça da Alfândega, 2º andar
Porto Alegre/RS
Data
De 2 a 30 de junho
Horário
Das 10h às 18h
Filós fotografados
Grupo de Filó de Vila Flores / Vila Flores
Grupo de Filó Projeto Memória / Antônio Prado
Massolin de Fiori / Porto Alegre
Grupo Felice Personne / Caxias do Sul
Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola Taliani Contenti / Viadutos
Apresentações de Filós
ao vivo
19h  Entrada Franca
Dia 2 de junho (Sábado)
Grupo de Filó Projeto Memória / Cibrap /
Coral Vozes do Prado, de Antonio Prado
Dia 6 de junho  (Quarta-feira)
Massolin de Fiori, de Porto Alegre
Dia 14 de junho  (Quinta-feira)
Grupo Felice Personne, de Caxias do Sul
Dia 22 de junho  (Sexta-feira)
Associação Italiana Vêneta Modesto e Nicola  Taliani Contenti, de Viadutos
Realização
Libretos
Apoio
Aecia Cooperativa
Calábria 50 anos
Cooperativa Vitivinícola Forquetta
Memorial do Rio Grande do Sul
Nordeste Alimentos
Orgânicos Pérola da Terra
Financiamento
Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), do Sistema Pró-Cultura RS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...