quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exposição aborda as relações de gênero estabelecidas nos brinquedos



Por que os pais costumam presentear as meninas com bonecas e meninos com carrinhos? Esse e outros questionamentos são levantados na mostra Brinquedo é coisa séria, organizada pelo curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que pode ser visitada até o dia 1º de dezembro na Sala de Múltiplos Usos do Memorial do Rio Grande do Sul. Com entrada gratuita, a exposição se dirige tanto a adultos como a crianças, para juntos repensarem velhos hábitos que predominam no imaginário coletivo. A visitação ocorre de terças a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h.

Objetos comuns ao universo infantil estão expostos, montados de forma inusitada, a fim de provocar uma reflexão sobre o papel do brinquedo na formação da identidade e das diferenças. Barbie dirigindo automóvel, Batman limpando a casa e Capitão América preparando o jantar são exemplos da proposta feita pelo grupo de estudantes e professores. De modo não convencional, eles convidam o público a explorar as relações de gênero estimuladas nas brincadeiras.


O espaço é dividido em três eixos principais, separados por cores. O primeiro remete à importância do brincar como meio de inserção social. Apresenta um painel de fotografias, vídeos e mesa de percepção, para que o visitante relembre sua infância e os valores que lhe foram transmitidos nessa etapa da vida. O segundo demonstra as diferenças de gênero estabelecidas nos brinquedos. O terceiro eixo sugere uma desconstrução dos papéis sociais através de bonecos em situações diferentes daquelas que lhe foram predeterminadas nas campanhas publicitárias.


Recursos de acessibilidade foram aplicados na exposição. Há mediação por libras (mediante agendamento), acervo tátil, vídeos com legendas em português, vídeo com autodescrição, material em braile, material para quem tem baixa visão e o local é amplo o suficiente para a circulação de cadeiras de rodas.

Paralelamente à mostra, acontecem eventos para aprofundar a discussão e reexaminá-la sob o aspecto lúdico. No dia 27 de novembro (terça-feira), das 16h às 17h30, ocorrerá a palestra Pedagogias de Gênero: educando meninos e meninas. No dia 28 (quarta-feira), das 10h às 11h, alunos da 2º ao 5º ano poderão participar da Contação de Histórias. Uma oficina de confecção de brinquedos reciclados, com o Jardineiro, artesão da Sucata, será realizada nos dias 21, 23, 28 e 30, às 10h30 ou às 15h. Inscreva-se nas atividades pelo e-mail brinquedoecoisaseria@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...