sexta-feira, 11 de março de 2011

Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Memorial do Rio Grande do Sul, realiza a Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher.

Programação


“Mulheres: A Diversidade na Contemporaneidade”

A Mesa será coordenada por
Leonor Baptista Schwartsmann, historiadora e diretora do Memorial do RS;
Maria Helena Nunes, antropóloga e vice-presidente da Associação Nacional de Divulgação da História Política e Cultural do RS.

Palestrantes:
Hertha Spier – Foi prisioneira em três campos de concentração. Primeiro, em Plaszow (retratado no filme A Lista de Schindler). Posteriormente, transferida para o campo de extermínio de Auschwitz, foi selecionada para a força de trabalho e, por isso, poupada do morte nas câmaras de gás. Seu número, A21646, foi tatuado no braço esquerdo. Nos últimos meses, dos cinco anos da guerra, foi transportada para o campo de Bergen-Belsen, o mesmo para onde levaram Anne Frank. Com a libertação do campo pelas tropas aliadas, Hertha foi encontrada junto aos demais prisioneiros em estado terminal. Após um período de um ano de recuperação, numa unidade de sobreviventes na Suécia, veio ao Brasil onde refez sua vida. Casou, trabalhou e criou seus dois filhos. Personagem do livro A Sobrevivente A21646, tem a sua saga descrita pelo escritor Tailor Diniz em sua obra prefaciada pelo saudoso Moacyr Scliar. Aos 92 anos, essa testemunha da História, vive em Porto Alegre, cercada do carinho de sua família e inúmeros amigos.

Neuza Zoch - Cientista Social; Relações Públicas (PUCRS) e Pós-Graduada em Gestão Pública (UFRGS). Atua como dirigente do Núcleo da Fundação de Proteção Especial - Inserção Social, desde 2009. Recebeu, da Assembleia Legislativa, o Troféu: Mulher Cidadã/2008, pelos serviços prestados à sociedade rio-grandense.

Sônia Sittoni Goelzer - Graduada pela PUC/RS em Letras; professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação; idealizadora e fundadora da Quinta da Estância Grande, onde recebeu os prêmios: 1ª Fazenda Carbon-Free do Brasil; Maior Fazenda de Turismo Rural Pedagógico; Empresa Signatária do Pacto Global da ONU. Foi premiada pelo Sebrae, Mulher de Negócios 2010; pela FARSUL, Troféu Destaque Empreendedorismo Rural; e ainda recebeu o Prêmio Nacional MPE-Brasil; Responsabilidade Social.

Denise Souza Costa
Advogada, especialista em Direito Público, mestre em Direito do Estado e Consultora da UNESCO para o programa de Governança Solidária Local de Porto Alegre.

 Lena Kurtz - Graduada em Jornalismo pela FAMECOS-PUC/RS; Artista Plástica; jornalista e apresentadora da TVE e da Rádio Cultura da Fundação Piratini.

Maria Waleska Van Helden - Diretora da Cia. de Dança Contemporânea do Rio Grande do Sul.


As mulheres serão homenageadas com a apresentação do Coro Masculino da Sociedade Tiro ao Alvo de Nova Petrópolis, sob a regência Severino Seger, e com a exposição intitulada Mulheres, Deusas e Templos: pelo Olhar Fotográfico Masculino”, autor Celito M. Brugnara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...