quinta-feira, 31 de março de 2011

Memorial do RS sedia o primeiro dia do Seminário Internacional Memória, Verdade e Justiça: Marcas da Ditadura no Cone Sul

Na noite dessa quarta-feira (30/03), o Memorial do RS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, sediou o primeiro dia do Seminário Internacional Memória, Verdade e Justiça: as Marcas da Ditadura do Cone Sul. Os participantes ouviram os depoimentos de Camilo Casariego Celiberti, sequestrado em Porto Alegre no ano de 1978, e Edson Teles, sequestrado em São Paulo em 1972. A mesa redonda Ditaduras de Segurança Nacional: O Sequestro de Crianças foi mediada pela historiadora do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Ananda Simões Fernandes.

Estiveram presentes no evento, representando as instituições realizadoras: a diretora do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Caroline Rafaela Heck, a diretora do Memorial do RS, Leonor Schwartsmann, a historiadora do Teatro de Arena, Fernanda Stürmer, o professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Enrique Serra Padrós, a historiadora do Arquivo Público do Estado, vinculado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Clarissa Alves, e o presidente da Escola do Legislativo da Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado Jeferson Fernandes.

O seminário tem por objetivo a discussão dos reflexos das ditaduras do Cone Sul e marca o aniversário do Golpe Civil-Militar de 1964, lembrado oficialmente em 31 de março, e que decretou um longo período político de exceção e consequente violação dos direitos humanos. As atividades prosseguem na quinta-feira (31/03), no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 18h30min, e na sexta-feira (1º/04), no Salão de Atos II da UFRGS às 18h.

Veja fotos do evento (clique nas imagens para visualizar em tamanho maior):

Enrique Serra Padrós
Ananda Simões Fernandes, Edson Teles e Camilo Casariego
Edson Teles, Caroline Rafaela Heck,
Camilo Casariego Celiberti e Leonor Schwartsmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...