quarta-feira, 30 de março de 2011

Moacyr Scliar é lembrado em homenagem

A Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo Memorial do RS, realizou homenagem ao escritor Moacyr Scliar na noite dessa terça-feira (29). A diretora do Memorial, Leonor Schwartsmann, agradeceu a participação de todos os palestrantes, deu boas-vindas aos convidados e falou sobre o perfil identitário do homenageado e sua importância para a cultura gaúcha. Em seguida, o secretário Assis Brasil abriu o evento e, emocionado, falou sobre sua amizade com Scliar.

A mesa redonda Moacyr, um gaúcho transcultural, coordenada pela assessora cultural do Memorial e professora da ULBRA, Débora Mutter, buscou mostrar diferentes facetas do escritor, retratadas por quem conviveu com Scliar. Dr. José Camargo, médico, professor universitário e membro da Academia Nacional de Medicina, falou sobre a paixão de Scliar pela medicina e seu tempo como médico do escritor. Zilá Bernd, professora universitária, falou de seu livro sobre o escritor, O Viajante Transcultural. Cláudia Laitano, jornalista e escritora, retratou Moacyr Scliar através de seus feitos como cronista e jornalista. Ruben Oliven, antropólogo e professor universitário, mostrou um lado mais familiar do escritor. Fabio Prikladnicki, jornalista e doutorando em Letras, enfatizou as obras de Scliar que retratam o judaísmo.

A homenagem contou com a presença de Judith Scliar, esposa de Moacyr, que recebeu das mãos do presidente da Fundação Cultural Piratini, jornalista Pedro Osório, um acervo da TVE e FM Cultura com participações de Moacyr Scliar. Uma cópia também foi presenteada ao Memorial do RS. Dr. Dirceu Rodrigues, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Prêmio Moacyr Scliar, que será entregue pela instituição em junho. Estiveram presentes no evento Adão Villaverde, Presidente da Assembléia Legislativa, o diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, o diretor do Instituto Estadual do Livro, Ricardo Silvestrin, o escritor Armindo Trevisan, alunos da Ulbra, e muitos outros ilustres convidados.

Veja fotos do evento:

Abertura do evento
Leonor Schwartsmann
Secretário Assis Brasil

Dr. José Camargo
Zilá Bernd
Cláudia Laitano
Ruben Oliven
Fabio Prikladnicki
Débora Mutter, professoras e alunas da ULBRA
Leonor Schwartsmann, Judith Scliar e Débora Mutter

Clique nas fotos para visualizar em tamanho maior.
Clique aqui e veja mais fotos em nosso perfil no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...