quarta-feira, 29 de junho de 2011

História do Barão de Mauá, contada em exposição

 A trajetória de um dos principais atores do capitalismo brasileiro no século XIX: Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889) é mostrada em exposição no Memorial do Rio Grande do Sul, uma das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Com o título Barão de Mauá - O empreendedor, a exposição chega a Porto Alegre no dia 19 de Julho, depois de ter passado pelo Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.
A mostra resgata a trajetória de um homem arrojado, com visão de conjunto, capaz de sempre se lançar a novos desafios em diversas áreas de atuação. Grande industrial, banqueiro e diplomata, Mauá despertou admiração, rancor, respeito e inveja de seus contemporâneos. Pioneiro nas áreas da indústria, iluminação pública, ferrovia e rodovia, a atuação de Mauá contrastava com a sociedade rural e escravocrata de seu tempo.
Símbolo de uma época, Mauá foi um empreendedor que, não apenas estimulou como também participou de mudanças cruciais para a experiência de industrialização brasileira no século XIX. A exposição conta com acervo de fotos, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos que relatam a história desse grande empreendedor. Inspirada em livro homônimo, resultado de pesquisa realizada pelo escritor e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição tem curadoria do designer Victor Burton, também responsável pelo projeto gráfico do livro. 
 Para complementar essa viagem a um pedaço da história brasileira, será lançado, também no dia 19 de julho, um site com informações sobre Barão de Mauá e sua trajetória. De conteúdo dinâmico e interativo, a página da web terá versão bilíngue (português e inglês) do livro homônimo da exposição, ampliando o acesso ao conteúdo da mostra e possibilitando mais oportunidades de interação e aprofundamento acerca da vida dessa interessante personalidade de nossa história. 

SERVIÇO

Barão de Mauá - O empreendedor em PORTO ALEGRE
De 19 de Julho a 21 de Agosto de 2011.
Terça a Sábado das 10h às 18h. Domingos e feriados, das 13h às 17h.
Agendamento de visitas guiadas: 55 51 3224-4376
de Segunda a Sexta ou pelo e-mail visitas@memorial.rs.gov.br

Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 Praça da Alfândega
Centro Histórico – Porto Alegre - RS

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Denise Carvalho e Gilberto Maringoni
Texto: Gilberto Maringoni
Revisão de texto: Eveline Maria
Coordenação de Produção: Luiza Thesin
Produção: Luciana Cunha
Assistente de produção: Ana Julia Montanara, Keila Gisele e Natacha Marcatto.
Projeto Expográfico: Juliana Augusta Vieira
Montagem: Reginaldo Gomes – Phill
Diagramação: Fernando de Sousa Lima
Produção: AORI Produções Culturais     
Apoio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura por meio do Memorial do RS, Associação Nacional de Divulgação da Historia Política e da Cultura do Rio Grande do Sul, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...