quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nomeado comitê para festejos dos 260 anos do Povoamento Açoriano no Estado

Em solenidade realizada na manhã dessa quarta-feira (15) no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e a secretária de Estado de Turismo, Abgail Pereira, assinaram a Portaria nº 03 de 2011, que nomeia o Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado.

Em reconhecimento à relevante colaboração dos açorianos à cultura gaúcha estão previstas palestras, concursos, seminários e participação de eventos nativistas que ressaltem diferentes aspectos da influência portuguesa na formação da cultura sul-rio-grandense.

O secretário Assis Brasil brindou os presentes com uma pequena aula sobre a chegada dos açorianos ao Rio Grande do Sul. “Insisti para que usemos a expressão Povoamento porque historicamente foi o que tivemos aqui no Rio Grande do Sul com a chegada dos açorianos enviados pelo rei Dom João V. Agora com o trabalho desse comitê vamos comemorar como se deve a presença açoriana no estado”, disse Assis Brasil.

O secretário lembrou ainda que a miscigenação ocorrida fez com que ocorresse uma certa diluição da presença efetiva dos açorianos, exceto na região do litoral, onde a tradição é mais visível. Fato este destacado também pela secretária Abgail Pereira em seu pronunciamento. “Às vezes esquecemos de dar o devido destaque que os açorianos merecem. Pretendemos, a partir desse comitê, gerar um projeto que destaque a colaboração dos açorianos em nossa cultura e turismo”, finalizou a secretária.

O vice -cônsul de Portugal, Paulo Martins dos Santos ressaltou o orgulho e alegria pela criação do comitê e pela comemoração prevista.

O Comitê Estadual que vai definir as ações de comemoração pelos 260 anos do povoamento açoriano no estado é composto por 17 integrantes. A coordenação do Comitê será exercida em conjunto pelos representantes da Secretaria de Turismo e da Secretaria da Cultura.





Integrantes do Comitê :

Brenda Espíndola, representante da Secretaria de Estado de Turismo;
Roberto Schmitt-Prym, representante da Secretaria de Estado da Cultura;
Maria João Agostinho Tavares, representantes do vice-Consulado de Portugal;
Joaquim Firmino , representante da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Rio Grande do Sul;
Santa Inèze Domingues da Rocha Neiva Soares e Carlos Manuel Soares, representantes do Instituto Cultural Português;
Dione Peña Zanatta e Célia Silva Jachemet, representantes da Casa dos Açores – CAERGS
Ivo Ladislau Janicsek, representante da Rota Açoriana e da Associação dos Municípios do Litoral Norte;
Antonio Luis Schifino Valente, representante da Fundação universidade de Rio Grande- FURG;
Telmo Padilha Cesar, representante da Defender Defesa Civil do Patrimônio Histórico;
Joana Braga e Marcela Márquez, representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre;
Luiz Agnelo Chaves Martins, representante da Associação dos Municípios da Península – AMPERGS ;
Eduardo Cesar Martins e Rejane Kersting Leotte, representantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – ASMURC,
Sueli Ribeiro representante do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Rio Grande do Sul;
Maria de Fátima Richinitti, representante da Associação Gaúcha dos Prestadores de Serviços de Guiamentos Turísticos – AGUIATURS;
Nilson Noremberg e Claudemir Dornelles representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD COSTA DOCE.




Texto: Asscom Sedac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...