quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Acampamento Intercontinental da Juventude lança logo e convocatória aos jovens

O Acampamento Intercontinental da Juventude divulgou o seu logotipo para a edição 2012.
Junto com a identidade visual, o comitê autogestionário do AIJ lançou também a sua carta convocatória ao jovens.
O texto relembra a história do acampamento desde a primeira edição, também em Porto Alegre, e reafirma a sua função como espaço de debate político democrático e de reunião de todas as lutas da juventude.
Para 2012, a convocatória foca nos temas do Fórum Social Temático e chama a juventude para debater e fortalecer a luta por justiça social e ambiental e para discutir soluções para a crise capitalista.
O AIJ estará localizado no Parque Harmonia, na orla do Guaíba, na capital, durante os cinco dias do FST 2012, a partir de 24 de janeiro.
As incrições para participar do AIJ e para promover uma atividade autogestionária no local seguem abertas em fstematico2012.org.br
As atividades poderão ser inscritas até 16 de janeiro.
Leia abaixo a íntegra da convocatória:
Eu, você e todo mundo 
Jovens rebeldes, guerreir@s, ocupantes, resistentes, indignad@s e libertári@s dos quatro cantos do mundo,
Mais uma vez é hora de nos reunirmos para dialogar, trocar experiências, cantar e gritar a uma só voz nossos hinos de liberdade e transformação. Daqui alguns dias, entre 24 e 29 de janeiro de 2012, em paralelo ao Fórum Social Temático, será erguido novamente o emblemático Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ). E, o mais importante: outra vez em seu berço de gestação e nascimento, a capital gaúcha Porto Alegre.
Após vários anos, estamos de volta aonde tudo começou, para reafirmarmos todas as crenças e lutas que mantêm o AIJ vivo e pulsante, assim como a utopia sempre renovada de um "outro mundo possível", e agora necessário. Temos na mão, outra vez, a possibilidade de dize rque não é esta vida capitalista e sem valores que a juventude das mais diversas culturas e localidades do planeta quer. E contamos com sua energia para encorpar esse coro!
Contexto social
Sem dúvida, muito aconteceu na última década, com mudanças em todos os aspectos. O contexto global atual é bastante diferente daquele que inspirou a criação do FSM, do AIJ e de todos os movimentos e organizações que estas iniciativas oportunizaram surgir, graças à sua capacidade de mobilizar. A própria Porto Alegre, cidade que por muito tempo serviu como referência mundial de práticas e vivências democráticas, já não é mais a mesma.
Esta, não é uma situação exclusiva, pois o capitalismo, mesmo cambaleante em nível global, consegue arrastar parcela significativa dos jovens. Mantidos sem os níveis de educação adequados e com o acesso à cultura limitados, acabam cada vez envolvidos no sistema consumista fomentado pela tecnologia.
Nossa postura
Em contraponto a esta postura alienada e alienante, o AIJ traz consigo o legado de todos nós, que de uma forma ou outra, participamos de sua construção coletiva e plural ao longo da última década. Período este de transformações, mudanças, desafios, quebras de paradigmas e, principalmente, do crescimento, da rebeldia, insurreição social e desobediência civil.
O ano recém findado de 2011 foi, sem dúvida, um dos que mais presenciou "distúrbios sociais" ao redor do globo, não se safando ileso nem os países com maior concentração de renda e poder, como o EUA e seus pares europeus. Países da África convulsionaram diante das organizações juvenis e seu basta às tiranias. E a América do Sul, hoje dominada em grande parte por governos pseudo populares e democráticos, convive com a luta entre defensores do meio ambiente e das liberdades individuais e seus adversários, os caçadores da liberdade de imprensa, latifundiários que aprovam 'códigos ambientais' farsescos e outros crimes sociais. 
Enquanto isso, multiplicam-se as mobilizações e advertências populares, como a dos estudantes chilenos e índios bolivianos. No Brasil, manifestações de rua, descentralizadas e horizontais, marchas da maconha e passeatas anticorrupção e antirepressão ocorrem nos mais diversos estados e cidades do país. São os anônimos, excluídos e invisíveis mostrando sua cara.
Passado inspira o futuro (ou O ciclo se renova)
Ao se construir o primeiro AIJ, ousamos pensar uma cidade "autônoma temporária" com todos os princípios sonhados para uma nova sociedade, com técnicas que respeitam o meio ambiente, trabalho solidário e cooperação. Um espaço de convivência onde se pratica a justiça Social e Ambiental e se consolidam intercâmbios de informações, conhecimentos, trabalhos, atividades culturais e debates; onde os meios de comunicação são acessíveis a todos e a cultura é a essência da contestação não mercantilizada e nem alienada.
Como nas edições anteriores, que rodaram o mundo e multiplicaram a esperança de novos dias mais justos, outra vez voltaremos a viver, durante uma semana 'fora do tempo', uma mescla de utopia, rebeldia, sonho e realidade. Será neste período que poderemos protagonizar de forma verdadeira e autônoma os rumos que queremos para nossa vida e para nosso planeta, além de reafirmar a possibilidade concreta de um mundo sem guerras, de tolerância e respeito a todas as diferenças.
Assim pode ser definido o AIJ 2012: trata-se da renovação do sonho coletivo, do início de um novo ciclo que vivencia os últimos tempos do capitalismo em queda e suas sedutoras mas incoerentes artimanhas de submissão, tais como as ideias de 'governança global', 'desenvolvimento sustentável' e 'economia verde' - as velhas mentiras com novos rótulos, mais coloridos e sonoros.
Nossas tarefas, nosso papel
A força viva e intensa dos acampamentos anteriores fornece acúmulo para que o AIJ canalize os ideais e as práticas contemporâneas rumo a um futuro ainda em construção. Cabe a nós, jovens de hoje, não deixar a luta morrer, reunindo para o diálogo as diferentes juventudes,com a intenção de combate prático e resistência local, nacional e global.
Assim, propomos que as atividades do AIJ 2012 culminem na apresentação de um manifesto da juventude contra o neoliberalismo, esclarecendo pontualmente nossas divergências e discordâncias com relação ao desmonte da educação, à exploração no mercado de trabalho, à falta de acesso a cultura, saúde, meios de transporte e tantos outros temas que nos afetam diretamente no cotidiano.
Desejamos, ainda, construir um calendário de mobilização intercontinental, com ações e campanhas unificadas. A começar pela Cúpula dos Povos e a Rio+20!
A Terra precisa e conta com tua vontade de mudança e força de transformação. É a única esperança dela! Não seja apenas mais um telespectador, seja um JOVEM de ATITUDE, no melhor e mais intenso sentido da expressão!
Nunca esqueça: Nós, unidos somos muito mais do que a soma de cada um!
Comitê Organizador Autogestionário AIJ 2012 - Porto Alegre, janeiro de 2012 
@AIJ2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...