sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A América Latina e a construção das alternativas – 2001-2011 – de 24 a 28 de janeiro

           O ano de 2001 foi marcado por impactantes acontecimentos: a primeira edição do Fórum Social Mundial; a crise Argentina, acompanhada de sucessivas quedas de presidentes em função das mobilizações populares; o ataque de 11 de setembro, usado como argumento justificador para o endurecimento da políticaexterna dos Estados Unidos e para as intervenções estadunidenses no Iraque e Afeganistão.

Dentre os eventos mencionados, o Fórum Social Mundial configurou-se como espaço-laboratório para o encontro, a elaboração e o desenvolvimento de alternativas ao neoliberalismo e à barbárie do capital. Paralelamente às suas edições, na América Latina, concretizaram-se processos políticos que buscavam promover à igualdade e à justiça a partir da mobilização das organizações populares.

É o caso da Bolívia, da Venezuela, do Equador e dos países do cone-sul. Nesses países, a hegemonia neoliberal foi enfrentada e neles buscou-se o reaparelhamento do Estado - atingido pelo ajuste neoliberal - para a promoção do desenvolvimento econômico com redistribuição de renda, geração de empregos, qualificação da oferta dos serviços públicos e, com diferenças entre os casos, algum protagonismo popular.

Tanto as lentes que captaram as imagens como as mãos que as editaram não são neutras, pois participam e propõem visões sobre os acontecimentos filmados, sugerindo leituras. Isso não retira ou afeta o caráter de desvelamento e apresentação da realidade inerente ao documentário. Assim, analisar esses materiais de pouca circulação e de inegável ineditismo na grande mídia é uma forma de produzir um contraponto para a informação oficial: novos conjuntos de informações e outros atores sociais são trazidos ao primeiro plano, o que permite uma visão mais complexa, rica e plural dos processos sociais e dos eventos políticos ocorridos nestes últimos dez anos de história.

Portanto, a realização deste ciclo constitui-se num convite à reflexão sobre o período 2001-2011 a partir do cinema-documentário. Esperamos oferecer uma visão panorâmica do período, trazendo exemplos das crises e conflitos e as experiências alternativas de organização social.

Programação do Ciclo de Cinema:

Dia 24
12h - 4ª Guerra Mundial (Dir. Rick Rowley e Jacqueline Soohen, 2003, 76 min.)
Dia 25
12h - Panelaço - A Rebelião Argentina (Dir. Carlos Pronzato, 2002, 60 min.)
Dia 26
12h - Venezuela Bolivariana: Povo e Luta na 4ª Guerra Mundial (Dir. Marcelo Arreaza, 2004, 76 min.)
Dia 27
12h - Bolívia – A Guerra do Gás (Dir. Carlos Pronzato, 2003, 60 min.)
Dia 28
12h - Haiti: Soberania e Dignidade (Dir. Alejandro Barrientos, 2005, 40 min.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...