quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ciclo de cinema sobre Ditadura e Direitos Humanos na América Latina

       De 17 a 21 de janeiro o Memorial do RS promove um Ciclo de Cinema sobre os Direitos Humanos. As exibições têm ENTRADA FRANCA.
       Essa atividade é uma preparação para as exposições que tratam dos Direitos Humanos e que se instalarão no Memorial RS na semana de 24 a 29 de janeiro. Cobrindo o período de 1964 até o presente, o ciclo contemplará a conformação das Ditaduras Civis-Militares do Cone Sul, incluindo temas como a organização internacional dos regimes, o papel desempenhado pelos Estados Unidos, as resistências, a tortura, os fatos relacionados a crianças, a Ditadura em Porto Alegre, bem como as reflexões e ações políticas atuais relativas ao direito à memória e à justiça. 
       As apresentações ocorrerão em dois horários diários com diferentes filmes, organizados de forma a evidenciar os casos do cone-sul (Chile, Uruguai, Argentina), primeiramente; para, em seguida, fornecer visões de conjunto a respeito da organização internacional dos regimes repressivos e da participação dos Estados Unidos, e, por fim, apresentar o caso do Brasil, por meio da visão ficcional do cinema - até a questão da Ditadura em Porto Alegre, através de depoimentos. 

A relação de filmes e horários será divulgada durante a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...