sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dilma defende ganhos sociais como caminho para sustentabilidade

       A presença da presidenta Dilma Rousseff foi a grande atração do Fórum Social Temático nessa quinta-feira, 26.
       Após se encontrar com o governador Tarso Genro e com o Conselho internacional do Fórum Social Mundial, Dilma participou da atividade "Diálogos Sociedade Civil e Governos", no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Tarso e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também estiveram presentes e fizeram breves saudações.
        Representando a sociedade civil, o boliviano Pablo Solon falou sobre os desafios ambientais que o planeta e a humanidade estão enfrentando e cobrou posições concretas dos governos na reunião de cúpula da Rio +20, em junho, no Rio de Janeiro.
        Em sua fala, a presidenta defendeu a idéia de que o desenvolvimento do país se tornará cada vez mais sustentável à medida que o povo brasileiro tenha mais e mais ganhos sociais. 
        Ela saudou a realização do Fórum Social Temático 2012 e lembrou que esteve presente na primeira edição do FSM, em 2001, quando era secretária de Minas e Energia do governo Olívio Dutra (também presente ao ato).
        O Gigantinho recebeu um bom público, entre 4 e 5 mil pessoas, com maioria de apoiadores, mas Dilma não deixou de ouvir protestos. Houve pedidos pela interrupção da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pelo veto do novo código florestal e pela intervenção federal na desocupação violenta da comunidade do Pinheirinho, em São Paulo.
Em seu discurso, Dilma não fez qualquer menção a nenhuma das três questões.

Depois de participar do ato, Dilma voou de volta para Brasília.

Foto: Ivan Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...