sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desconferência - FST 2012

O evento ocorreu no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul e teve inicio as 15h. Segue abaixo imagens:



Fotos - Gustavo Fagundes

Dilma defende ganhos sociais como caminho para sustentabilidade

       A presença da presidenta Dilma Rousseff foi a grande atração do Fórum Social Temático nessa quinta-feira, 26.
       Após se encontrar com o governador Tarso Genro e com o Conselho internacional do Fórum Social Mundial, Dilma participou da atividade "Diálogos Sociedade Civil e Governos", no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Tarso e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também estiveram presentes e fizeram breves saudações.
        Representando a sociedade civil, o boliviano Pablo Solon falou sobre os desafios ambientais que o planeta e a humanidade estão enfrentando e cobrou posições concretas dos governos na reunião de cúpula da Rio +20, em junho, no Rio de Janeiro.
        Em sua fala, a presidenta defendeu a idéia de que o desenvolvimento do país se tornará cada vez mais sustentável à medida que o povo brasileiro tenha mais e mais ganhos sociais. 
        Ela saudou a realização do Fórum Social Temático 2012 e lembrou que esteve presente na primeira edição do FSM, em 2001, quando era secretária de Minas e Energia do governo Olívio Dutra (também presente ao ato).
        O Gigantinho recebeu um bom público, entre 4 e 5 mil pessoas, com maioria de apoiadores, mas Dilma não deixou de ouvir protestos. Houve pedidos pela interrupção da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pelo veto do novo código florestal e pela intervenção federal na desocupação violenta da comunidade do Pinheirinho, em São Paulo.
Em seu discurso, Dilma não fez qualquer menção a nenhuma das três questões.

Depois de participar do ato, Dilma voou de volta para Brasília.

Foto: Ivan Trindade

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Repressão política no campo: lançamento de livro amplia debate sobre o tema

Lançamento e debate do livro “Retrato da Repressão Política no Campo” acontecerá durante o Fórum Social Temático 2012 no Rio Grande do Sul
“Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos” conta a saga de homens e mulheres que ergueram a bandeira da reforma agrária e lutaram pelos direitos dos trabalhadores da terra durante a ditadura militar. Para isso, o livro reúne relatos de trabalhadores e líderes que sofreram as agressões na própria pele, ou de familiares e pessoas que testemunharam o período, além de informações de variadas fontes documentais, impressas e audiovisuais. O livro contém cerca de 85 histórias de sindicalistas, advogados e militantes que participaram do processo de luta pela terra no meio rural brasileiro entre 1962 e 1985.
Fruto de parceria entre o MDA e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a publicação busca lançar luz a uma época de nossa história marcada por arbitrariedades, pela censura e violência. Insere-se num conjunto de iniciativas do governo federal como as investigações conduzidas na última década pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a publicação do livro-relatório Direito à Memória e à Verdade. A obra também dialoga com a criação da Comissão da Verdade.
O lançamento da publicação acontecerá durante o Fórum Social Temático 2012, no Memorial do Rio Grande do Sul. Estarão presentes na mesa de debates Marta Cioccari, uma das autoras do livro; José Francisco da Silva, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag);
O livro, que está na segunda edição, conta agora com mais referências para que o leitor possa aprofundar o conhecimento sobre o tema, além de correções e acréscimos de informações e descrições ao longo do texto. Essa edição acrescenta ainda informações sobre a repressão no Ceará, ampliando os dados sobre o sindicalista Antônio Rodrigues de Amorim, um dos fundadores da Central única dos Trabalhadores (CUT), e acrescenta quatro histórias na parte do livro que reúne casos de advogados que atuavam em defesa dos trabalhadores rurais.
O lançamento será realizado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República (SDH). O evento integra o conjunto das iniciativas de memória desenvolvidas pela SDH, que também vai promover uma exposição no mesmo local sobre o projeto Direito à Memória e à verdade, que
O livro Retrato da repressão política no campo – 2º edição está disponível para download gratuito no Portal NEAD, no link  http://www.nead.gov.br/portal/nead/publicacoes/

Serviço:
Debate e lançamento do livro “Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos”Data: 27 de janeiro de 2012
Horário: 10h
Local: Fórum Social Temático 2012, Memorial do Rio Grande do Sul. Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega. Centro Histórico - Porto Alegre (RS)
Fonte: Assessoria Ministério do Desenvolvimento Agrário 

Agenda da Presidenta da República, Dilma Rousseff no FST 2012

Presidência da República

Quinta-feira - 26 de janeiro de 2012



16h      - Cerimônia no Palácio Piratini
              Salão Negrinho do Pastoreio

17h30 - Comitê Internacional do Fórum Social Mundial
            Hotel Plaza San Rafael

19h15 - Fórum Social Mundial - Diálogos entre Sociedade Civil e
            Governo
            Ginásio Gigantinho
A TV NBR transmite ao vivo o primeiro e ultimo evento. E possivel acompanhar pelo site
http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo
Fonte: Secom - Brasília

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marcha de abertura do FST 2012 reúne 20 mil em Porto Alegre

   A marcha de abertura do Fórum Social temático 2012 reuniu cerca de 20 mil pessoas em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira. A comissão organizadora considerou o ato de abertura do FST 2012 um sucesso.
   Provando mais uma vez ser um espaço da pluralidade de pensamento, a marcha teve espaço para as mais diversas causas e ativismos. Movimentos sociais do Brasil e do mundo empunharam suas bandeiras e passaram suas mensagens. 
    Lá estavam representados o movimento LGBT, feministas, o movimento negro, ambientalistas, indígenas, trabalhadores, estudantes, entre diversos outros. 
   Nem o calor intenso no início, nem a chuva torrencial desaminaram os participantes. 
   Depois de caminhar desde o largo Glênio Peres até o anfiteatro Pôr do Sol, os participantes se concentraram para acompanhar os shows de abertura do FST 2012.
   Nesta quinta-feira, 25, iniciam as atividades de debates do FST 2012. 
   Clique aqui e confira uma galeria de fotos exclusiva da Marcha.

Programação cultural do FST 2012 disponível para download

A programação cultural do Fórum Social Temático 2012 está disponível para os participantes baixarem ou imprimirem.
O arquivo comtempla atrações programadas para os cinco dias de evento, nas quatro cidades.
Estão previstos dezenas de shows musicais, apresentações de teatro, circo, mostras de cinema e artes plásticas. 
Clique aqui e acesse a programação cultural do FST 2012. 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Em evento pré-FST, Boaventura de Sousa Santos repudia violência em Pinheirinho

Texto: Ivan Trindade

     O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos comentou a violenta ação da polícia militar de São Paulo na desocupação da comunidade do Pinheirinho, emSão José dos Campos, na manhã deste domingo. Relatos dos próprios moradores dão conta de pelo menos sete mortes, informação não confirmada pelapolícia militar.
     Em Canoas para uma oficina da universidade Popular dos Movimentos Sociais, evento pré-Fórum Social Temático, Boaventura condenou duramente a ação de reintegração de posse autorizada pela justiça paulista e executada pelo governo do estado, comandado pelo tucano Geraldo Alckimin.
Para o professor, a violência é um recado da direita oligárquica a todos os movimentos sociais que lutam por seus direitos. Uma tentativa de desmoralizá-los. Para ele, a direita é anti-democrática e não hesita em usar de todos os meios para garantir seus interesses, sejam meios legais ou não.
     O sociólogo cobrou uma ação firme do Governo Federal no caso e considera que mesmo com a violência, os movimentos sociais não se deixarão desmoralizar e seguirão em suas lutas pelos direitos fundamentais de cada cidadão.
    Assista o vídeo com a declaração de repúdio de Boaventura:

Conheça a programação do Encontro Mundial dos Pontos de Cultura

1º Encontro Mundial das Redes dos Pontos de Cultura e Rede Sem Fronteiras
Tema: Cultura como  Bem Universal dos Povos
Propostas para a Carta Rio +20 “ Cultura Viva, Economia Solidária e Justiça Social e Ambiental “
Dia 25 de Janeiro de 2012
Horário: das 9h às 18h20
Local: Parque Esportivo Eduardo Gomes – Parcão, em Canoas/RS   
Objetivo:  
Realizar o 1º Encontro Mundial das Redes dos Pontos de Cultura e Rede Sem Fronteiras com apresentação de debates,  painéis e apresentação artística cultural nos eixos da Cultura Viva, Economia Solidária, Justiça Social e Ambiental com o objetivo de elaborar propostas para a Carta Rumo à Cúpula dos Povos na Rio +20, respaldando o Fórum Social Temático, Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, como  cenário de grande significado na construção coletiva da Sociedade Civil organizada em nível global. 


Programação:
8h30  - Credenciamento
9h - Apresentação artístico-cultural: Grupo de Capoeira e Povos de Terreiros dos Pontos Cultura de Canoas e do Brasil
9h15- Abertura Oficial com autoridades convidadas, Srª.Marly Cuesta, Representante dos Pontos de Cultura do RS na CNPdC e  da Rede Mundial dos Pontos de Cultura no GT-Cultura do Fórum  Social Temático 2012, Sr.  Ricardo Haesbaert, da Associação  Cultural José Martí-ACJM/RS;   Sr. Flavio Adônis, Secretário Municipal de Cultura de  Canoas; Sr.Pedro Vasconcellos,Secretário de Cultura de São Leopoldo Sr.Jairo Jorge, Prefeito Municipal de  Canoas;  Sr.Luiz Antonio de Assis  Brasil, Secretário de Cultura do RS,   Srª. Margarete Moraes, Representante da Regional Sul do Ministério da Cultura e   a Srª. Ana de Hollanda,Ministra da Cultura do Brasil(a confirmar) 
9h45- Café cultural – apresentação musical dos Pontos de Cultura.
10h- Painel – Programa Cultura Viva
Painelistas:
- Jorge Iván Blandón Cardona (Medellín,Colômbia), representante da Plataforma Puente, Rede  Latino - Americana de Pontos de Cultura 
- TT Catalão, (Rio de Janeiro,RJ/Brasil)  ex - Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura no  Governo Lula e idealizador do  Projeto Puntos Sin Fronteras(em fase de confirmação)
- Rodrigo Martinez, (San Jose/Costa Rica) Colectivo 8 Remolinos, que trabaja en las cárceles y en comunidades de San José-Costa Rica y también es parte  de Voceros de la Guanared- las personas que animan la comunicación   
- Célio Turino (Campinas,SP/Brasil), idealizadores do Programa Cultura Viva com o Projeto Pontos de Cultura e ex – 
   Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura no Governo Luiz Inácio Lula da Silva
- Márcia Helena Rollemberg, (Brasília/DF), Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (em fase de confirmação)
Mediadoras: Luzia de Badé,  Coordenadora da Rede de Pontos de Cultura de Diadema e do Pontão Sete Cidades -SP/Brasil e Fernanda Kaingang, Especialista em Gestão Pública, do Ponto de Cultura Indígena Raízes do Kaingang, Ronda Alta/RS
11h30 - Debates
12h- Encerramento das atividades da manhã com uma caminhada cultural do FST no Calçadão de Canoas

14h- Painel Cultura Viva, Justiça Social e Ambiental.
Painelistas:    
-Gloria Teresa Gusmanich Renaut (Paraguai), produtora, entre outros, do Festival Latinoamericano em Assunção e Quito 
 denominado Canto de Todos.
-Carmen Lucia Reyes de Mejía (Nicarágua), produtora cultural popular; 
-Alejandro Rubbo (Uruguai), Coordenador de Relacionamento com a Comunidade da República do Uruguai, Coordenador do MOVIARTE 
(Movimento Latino americano de Arte)Coordenador do Museu do Carnaval, Montevidéu e Presidente de Associação Civil Canelones De-Muestra
-Maria Laura Couto (Argentina), coordenadora do Programa de Práticas Culturais Transformadoras e de Políticas de Intervenção Cultural em Contextos de Encarceramento e Setores Sociais Vulneráveis, do Instituto Cultural de Buenos Aires

Mediadores:  Maria Aparecida Tozatti, Representante dos Pontos de Cultura do Paraná na CNPdC  e  Aderbal Moreira,Membro do GT-de Matriz Africana na Comissão Nacional dos pontos de Cultura
15h30 - Debates
15h55 - Início das atividades para elaboração da Carta Rumo à Cúpula dos Povos na Rio+20, com a seguinte metodologia: 
16h- Palestra para formação nos seguintes temas: 
- Sustentabilidade e  Desenvolvimento sustentável para viabilizar a Justiça  Ambiental Profª.Drª. Rita Patta Rache, Pró-Reitora de Extensão e Educação da FURG e - Economia Solidária da Cultura para viabilizar a Justiça Social, Sr.Adair Coelho,Diretor de Economia Solidária da Cultura de Canoas
- Comunicação para a  valorização da Cultura local e ambiental, Silvia Marcuzzo, Jornalista Sócio-Ambiental de Porto Alegre
Mediador: Leri Faria, Membro do GT-Sustentabilidade na Comissão Nacional dos pontos de Cultura
16h40- Composição dos GTs Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, de Economia Solidária  e  de Comunicação para a valorização da Cultura Local e ambiental
17h20- Café Cultural – apresentação por ponto de cultura
17h30- Elaboração das propostas pelos GTs para a agenda comum da Rede Mundial dos Pontos de Cultura estabelecendo critérios e  posicionamentos rumo à Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, respaldando o Fórum Social Temático, Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental como espaço preparatório para a Rio+20
18 h20 - Sistematização  das  propostas para compor a Carta  para a Cúpula dos  Povos na Rio + 20.
19 h00 – Encerramento com o Cordão da saideira puxado pelos Mestres, Griôs e Povos de Terreiro

DNIT e STE no Fórum Social Temático

Integrado na temática do Fórum Social Temático 2012 “Crise capitalista, Justiça social e Ambiental”, o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em parceria com a Gestão Ambiental da BR-448 (STE- Serviços Técnicos de Engenharia S.A.) participa com a exposição: “Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente”. O Fórum acontece de 24 a 29 de janeiro, em Porto Alegre e região metropolitana, como etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio +20.
A exposição é composta por quatro árvores de ferro reciclado cobertas com lixo abordando diferentes temáticas, além de 24 fotografias, que revelam as consequências da atitude do descarte irregular e propõe diversas “leituras” sobre uma consciência ambiental frente aos bens naturais do planeta. As imagens trazem também elementos inusitados coletados durante a captação das fotos que compõem as árvores.
O material explicativo que acompanha a mostra foi traduzido para o inglês, espanhol e francês. Toda a exposição está instalada no Comitê Central do Fórum, no Memorial do Rio Grande do Sul, centro histórico da capital gaúcha, desde o dia 20 de janeiro.

Exposição:
“Que árvore você quer para o futuro? Não Faça do lixo a semente.”
Concepção Artística: Zé Augustho MarquesFotografia: Andrea WeschenfelderDireção de Arte: Mário de Almeida/UBX-labArtistas Plásticos: Eduardo Nunes e Jovino RibeiroColaboradores: Mário Alves Severo, Marines Bião, Terezinha Bião e Thalia de SouzaData: 20/01 a 29/01/2012Horário: a partir das 9 horas

Mosaico de Livros no FST


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) participará do Fórum Social Temático apoiando a campanha Mosaico de Livros. A ideia é formar a Biblioteca Social Mundial, promovendo a diversidade cultural, o conhecimento compartilhado e a consciência crítica.
A campanha Mosaico de Livros teve inicio em outubro de 2001, quando cada participante do 2º Fórum Social Mundial foi convidado a trazer pelo menos uma obra de seu país de origem. Foram recebidos livros de diferentes partes do mundo nas edições do Fórum Social Mundial de 2001, 2002 e 2003 e nas edições do Fórum Social da Educação.
Além de ser um espaço que contenha a história e  memória dos Fóruns, a Biblioteca Social Mundial pretende ser  uma espaço ativo, criativo, local e mundial.  É apenas o início da construção de uma grande obra coletiva, no espírito da solidariedade, doação, voluntarismo e vontade de construir um mundo melhor.
Os participantes do FST podem entrar nessa campanha trazendo obras que versem de preferência sobre a temática da atual edição: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Os livros podem ser entregues em mãos ou enviados pelo correio para o Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro Histórico – CEP 90010-191 – Porto Alegre – Rio Grande do Sul).
Saiba mais sobre a história do Mosaico de Livros: www.mosaicodelivros.blogspot.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Palestra do diretor-geral da FAO abre programação do Fórum Social Temático


Garantir acesso a alimentos em quantidade e qualidade para todas as populações é o tema da primeira atividade do Fórum Social Temático (FST), que começa sua programação na terça-feira (24), às 8h30, com a palestra do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano, no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS). É a primeira atividade de Graziano no Brasil após assumir o cargo. O evento será transmitido pela Internet.
O colóquio "A importância da sociedade civil para a Segurança Alimentar e Nutricional" contará com a participação do governador Tarso Genro; do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e conselheiro do CDES nacional Alberto Broch; do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) do RS, Miguel Medeiros Montaña; e do conselheiro do CDES-RS, Sérgio Schneider, professor associado do Departamento de Sociologia da Ufrgs.
A atividade é organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social gaúcho (CDES/RS), Conselho Nacional com apoio do Consea e da FAO.
Preparando a Rio+20
O tema segurança alimentar e nutricional está entre as questões prioritárias do documento inicial da Conferência Rio+20, divulgado pela ONU no dia 10 de janeiro, que reúne contribuições de diversos países e vai nortear as discussões durante a Conferência, em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

O CDES-RS também promove na quarta-feira (25), o Diálogos CDES sobre a Conferência Rio+20 e Desenvolvimento Sustentável, às 10h30, no Auditório do BRDE (Rua Uruguai, nº 155 - 14º andar). 

FST 2012: Gil, Nando Reis e Racionais comandam a programação cultural

           Já está definida a programação cultural do Fórum Social Temático 2012.
       De 24 a 29 de janeiro, shows musicais, apresentações teatrais, mostras de cinema e de artes plásticas, além de oficinas e diversas outras atividades vão ocupar diversos espaços nas quatro cidades sedes.
       As maiores atrações são os shows de Leci Brandão (24, em POA), Nando Reis (25, em Canoas), Gilberto Gil (26, em Canoas), Mundo Livre SA (27, em São Leopoldo) e Racionais (28, em POA).
       Além dos shows principais, que acontecem no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre; no Parque Eduardo Gomes, em Canoas; e no Centro de Eventos da Prefeitura, em São Leopoldo, diversos outros espaços serão ocupados pela cultura.
       Na capital, haverá ainda um palco no terraço da Usina do Gasômetro, um no Largo Zumbi dos Palmares (Epatur) e outro no Acampamento Intercontinental da Juventude (Parque Harmonia).
        O projeto MusicAmérica completa a programação com shows em Porto Alegre, dia 24, em Novo Hamburgo, no dia 25, e em São Leopoldo, no dia 28. Na atividade, cantores, compositores e trovadores de diversos países da América Latina se apresentarão.
Confira abaixo a programação dos shows gerais:
24/01 - Show Geral de Abertura – Porto Alegre - Anfiteatro Pôr do Sol
19h - Falas de Abertura      
19h20 - Indígenas
19h40 - MúsicAmérica
21h10 - Mestres Grios e Tribuwudu
21h50 - BFN/W Negro/ Hantaru Attack Frontal/Rebelião
22h10 - Atitud Maria Marta
22h50 - Rutera
23h20 - Leci Brandão

25/01 - Show Geral – Canoas - Parque Eduardo Gomes
18h – Branco e Abu
19h – BIL / ACRER
20h - Produto Nacional
20h30 - Nando Reis

26/01 - Show Geral – Canoas - Parque Eduardo Gomes
18h - Mateus Possebon
19h - Bil
20h30 - Gilberto Gil

27/01- Show Geral – São Leopoldo  - Centro de Eventos da Prefeitura
19h - E.S. Alambique           
20h - Claudio Nilson
20h30 – Bleff
21h50 - De Falla
22h30 - Autoramas e B. Negão
23h - Mundo Livre S.A.

28/01 – Show GEral Encerramento – Porto Alegre - Anfiteatro Pôr do Sol
19h -Trobo Brasil/Zumbira e Os Palmares/ Casa da Sogra
20h - Indigentes e R.E.D
21h - Rinoceronte e Bandinha DiDaDó
22h - Macaco Bong
23h - Racionais

Caderno de Programação do FST 2012 já está disponível para consulta

Já está disponível o caderno de programação do Fórum Social Temático 2012.
O arquivo em pode ser baixado ou impresso a partir do sítio do evento.
O FST 2012 terá mais de 900 atividades, entre palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas.
A programação do Fórum engloba as quatro cidades sedes: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
As tabelas indicam dia, horário e local de cada atividade, mas não as salas específicas para cada atividade em cada local onde será realizado o evento.
A informação sobre as salas específicas de cada atividade será postada no sítio fstematico2012.org.br até o início do FST 2012 e também haverá orientadores em cada local indicando as salas de cada atividade.
Consulte agora o Caderno de Programação.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fórum Mundial de Educação define horários e locais das atividades

         O Fórum Mundial da Educação já definiu os locais e horários de suas atividades. No site do evento, é possível consultar e baixar a programação completa dos cinco dias do FME.
         As atividades vão se concentrar no campus central da UFRGS, em Porto Alegre. Entre os destaques, a sessão especial conjunta do FME e do Fórum Social Mundial, no dia 27, com a presença de Camila Vallejo, Emir Sader, Pablo Gentilli, Emir Sader, Boaventura Souza Santos e a Ministra Maria do Rosário.
         Confira a programação completa em fmejsa.forummundialeducacao.org.

Reunião define últimos detalhes do Acampamento Intercontinental da Juventude

       A 6 dias da abertura do Fórum Social Temático 2012, o Acampamento Intercontinental da Juventude define os últimos detalhes do seu funcionamento.Para tanto, uma reunião está sendo convocada pelo Comitê Autogestionário do AIJ.
       O encontro vai acontecer no Memorial do Rio Grande do Sul, que fica na Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre, às 19hs da próxima quinta-feira, 19 de janeiro. Na pauta da reunião, serão discutidos: Programação e gestão, Meio ambiente, Credenciamento, Comunicação, Infraestrutura, Segurança, Alimentação.
       O AIJ estará localizado no parque Harmonia, na orla do Guaíba, em Porto Alegre, de 24 a 29 de janeiro.
      Para maiores informações, ligue para (51) 3212-1680.

Programação cultural - Memorial do RS no Fórum Social Temático

24 de janeiro – terça-feira – 1ª dia -

– Exposições –
1 – Direito à Memória e à Verdade (SDH) – sala Múltiplos Usos, segundo andar;
2 – Direitos Humanos no Parque (SDH) – no terraço, segundo andar;
3 -  Prêmio Nacional de Direitos Humanos (SDH) – no térreo;
4 – Que árvore você quer para o futuro (STE) – no térreo, espaço próximo ao acesso pela Siqueira Campos.
5 – Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça (Ministério da Justiça) - no térreo.

às 12h - Ciclos de cinema – Auditório – com entrada franca.
Filme: 4ª Guerra Mundial.


25 de janeiro – quarta-feira – 2ª dia

às 12h - Ciclos de cinema – Auditório – com entrada franca.
Filme: Panelaço - A Rebelião Argentina.

às 19h - Sarau Global:
Local: Espaço Cultural da Memória do FSM.
Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul.
Presença de mestre Chico, mestre Paraqueda, Ação Griô e poetas, músicos, compositores.

Às 19h30m - Abertura da Biblioteca Mosaico de Livros do FST:
No térreo (próximo ao acesso pela Cassiano do Nascimento)
Com presença de autoridades.


26 de janeiro – quinta-feira – 3º dia

às 12h - Ciclos de cinema – Auditório – com entrada franca.
Filme: Venezuela Bolivariana: Povo e Luta na 4ª Guerra Mundial


27 de janeiro – sexta-feira – 4º dia

às 12h - Ciclos de cinema – Auditório – com entrada franca.
Filmes: Bolívia – A Guerra do Gás

às 10h - Lançamentos de Livro e Debate
-  Retrato da Repressão Política no Campo - Da Secretaria dos Direitos Humanos e Ministério de Desenvolvimento agrário.
Local: Auditório Memorial do Rio Grande do Sul – Praça da Alfândega.
Com presença de autoridades.

às 15h - Desconferência – (Uma desconferência é um espaço onde todos são palestrantes e platéia, que vai debater a temática autoralidade, a qual trata do direito autoral).
Local: Auditório Memorial do Rio Grande do Sul – Praça da Alfandêga
Participação de Brô MC’s Rap Indígena, LF Trampo, Instituto Trocando Idéias Tonho Crocco e Boaventura de Souza Santos.

às 18h30min - Lançamento do Documentário 
- Carlos Marighella - Quem Samba Fica, Quem Não Samba Vai Embora - Direção e roteiro: Carlos Pronzato, 2011. Realização: Memorial do Rio Grande do Sul e La Mestiza Produções

Local: Auditório Oswaldo Goidanich – Memorial do Rio Grande do Sul, rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico de Porto Alegre/RS
Entrada Franca

às 19hLançamento de livro
 - Latifúndio Midiota: crimes, crises e trapaças – Autor: Leonardo Wexell Severo – Do coletivo de Comunicação da Coordenação das centrais sindicais do Conesul (CCSCS) e assessor da CUT Nacional.
Local: no espaço do Mosaico de Livros do FSM.


28 de janeiro – sábado – 5º dia 

às 12h: Ciclos de cinema – Auditório – com entrada franca.
Filme: Haiti: Soberania e Dignidade

às 19h - Ópera Rap Global
Local: Espaço Cultural Memória FST
Térreo do Memorial do RS
Para convidados e autoridades, com presença de Boaventura do Santos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Frei Betto escreve sobre o Fórum Social Temático 2012

       Porto Alegre abrigará, de 24 a 29 deste mês de janeiro, o FSM (Fórum Social Mundial) centrado no tema “Crise capitalista – justiça social e ambiental”. O evento é uma das atividades preparatórias da Cúpula dos Povos da Rio+20, que se reunirá na Cidade Maravilhosa entre 20 e 21 de junho de 2012.
       O FSM se realiza no momento em que vários povos se movimentam por liberdade e democracia, como ocorre no mundo árabe. No Ocidente, a crise do capitalismo suscita o movimento Ocupem Wall Street. As duas manifestações têm em comum clareza quanto ao que não se quer, sem, no entanto, apresentar propostas alternativas viáveis.
No último 15 de outubro, houve mobilizações em quase 1 mil cidades de 82 países! No mundo andino, povos indígenas questionam o modelo capitalista de desenvolvimento e resgatam os valores do bem viver - sumak kawsay.
         Como resultado da incompetência de um sistema que prioriza a acumulação privada da riqueza em detrimento dos direitos humanos, sociais e ambientais, o capitalismo conhece, agora, nova crise. Diante dela, a reação dos donos do poder é o samba de uma nota só: austeridade, cortes, aumento de impostos e desemprego, flexibilização das leis trabalhistas, congelamento de salários.
        Salvam-se os bancos e dane-se a população. Mais miséria à vista; jovens sem perspectiva de futuro, condenados à droga e ao crime; fluxos migratórios desordenados.
Do lado da esperança, e após três décadas de globocolonização neoliberal, as manifestações sinalizam valores positivos como a empatia pelo sofrimento alheio, a solidariedade, a defesa da igualdade, a busca de justiça, o reconhecimento da diversidade e a preservação ambiental. Sem esse universo ético não há esperança de se construirum outro mundo possível.
        É preciso reinventar a convivência humana. E, da parte dos donos do poder, não há nenhuma proposta fora da preocupação de não refrear a roleta do cassino global. A crise ambiental é ignorada pela ONU, pelos governos dos EUA e da União Europeia, e nada garante que a Rio+20 conseguirá reunir, como na Eco-92, chefes de Estado dos países do G8.
Mercantiliza-se a vida, destroem-se os ecossistemas, reduz-se rapidamente a biodiversidade. Em todo o planeta, acentuam-se os empreendimentos extrativistas, sem nenhuma preocupação com seus impactos sociais e ambientais. Áreas fundiárias são descaradamente transnacionalizadas em países do Terceiro Mundo.
      Em Belém 2009 e Dakar 2011, o FSM deu passos significativos na busca de alternativas ao desenvolvimentismo e ao consumismo, tendo em vista a preservação ambiental. Agora, a luta social é oxigenada pela busca de democracia e soberania nos países árabes, e as amplas manifestações, na Europa e nos EUA, contra a lógica necrófila do neoliberalismo.
Se outro mundo é possível, isso se dará a partir da convergência de todas essas mobilizações, da sincronia entre todos que lutam pela preservação ambiental, do diálogo entre as forças sociais e políticas convencidas de que dentro do capitalismo não há salvação para o futuro da humanidade.
        O FSM de Porto Alegre 2012 deverá ser o ponto de encontro de sujeitos políticos capazes de apontar uma saída para a crise e as bases de construção de um novo modelo civilizatório, no qual predomine a globalização da solidariedade. E dele poderão brotar propostas temáticas para abastecer aqueles que, em junho, se encontrarão na Cúpula dos Povos (Rio+20).
       A dinâmica do FSM 2012 será à base de grupos temáticos, de modo a acolher experiências e contribuições dos participantes em torno de quatro eixos transversais: 1. Fundamentos éticos e filosóficos: subjetividade, dominação e emancipação; 2. Direitos humanos, povos, territórios e defesa da Mãe-Terra; 3. Produção, distribuição e consumo: acesso à riqueza, bens comuns e economia de transição; 4. Sujeitos políticos, arquitetura de poder e democracia.
        Mais informações em fstematico2012.org.br.
---------- 
Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Marcelo Barros, de “O amor fecunda o Universo – ecologia e espiritualidade” (Agir), entre outros livros.

Plenária de organização dos voluntários do FST é nesta terça-feira

As inscrições ainda estão abertas para trabalhar voluntariamente durante o FST 2012. Para se cadastrar, acesse o link: http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=48.

É necessário falar fluentemente duas línguas, ter mais de 18 anos, estar disponível nos dias 24 a 29 de janeiro e desejar participar voluntariamente sem remuneração.

Amanhã, 17, às 18h, no Memorial do RS, haverá uma plenária de organização do trabalho a ser realizado pelos voluntários, bem como as demandas do FST 2012.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comitê Organizador do FST reúne-se com governador em exercício do RS

          Na tarde desta quinta-feira, 12, o Comitê Organizador do FST 2012 se reuniu com o governador em exercício, Adão Villaverde, no Palácio Piratini.
          As demandas referentes à estrutura do Fórum foram a pauta da reunião. Estão sendo finalizados os materiais de divulgação e ampliados os espaços para a realização das atividades.
“Necessitamos ampliar os espaços para as mulheres, bem como de mais um armazém para o Cais do Porto”, destacou Celso Woyciechowski, organizador do FST, ao dialogar com Villaverde.
          O governador em exercício se mostrou bastante interessado em apoiar o Comitê Organizador, comprometendo-se em ajudar no que for preciso. “Estamos aqui para ajudar a realizar mais esta edição do FST, evento de extrema importância para Porto Alegre.”
  

Hospedagem solidária segue recebendo incrições para o FST 2012

         As inscrições para a hospedagem solidária do Fórum Social Temático 2012 seguem abertas. Os organizadores apelam para que moradores das quatro cidades anfitriãs se inscrevam para receber visitantes durante o Fórum.
         A rede de hospedagem solidária do FST 2012 está usando a ferramenta Couch Surfing (Surfistas de Sofá), que facilita o encontro entre visitantes e moradores locais.
         Um grupo exclusivo do FST 2012 foi criado e pode ser acessado em couchsurfing.org/fst2012.
         Para participar, é necessário se inscrever no site em couchsurfing.org/register.
Todos os inscritos podem tanto receber pessoas em suas casas, quanto ser recebidos. Todas as hospedagens são, a princípio, gratuitas.
         Não perca essa oportunidade de fazer novas amizades com pessoas de todo o mundo!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A América Latina e a construção das alternativas – 2001-2011 – de 24 a 28 de janeiro

           O ano de 2001 foi marcado por impactantes acontecimentos: a primeira edição do Fórum Social Mundial; a crise Argentina, acompanhada de sucessivas quedas de presidentes em função das mobilizações populares; o ataque de 11 de setembro, usado como argumento justificador para o endurecimento da políticaexterna dos Estados Unidos e para as intervenções estadunidenses no Iraque e Afeganistão.

Dentre os eventos mencionados, o Fórum Social Mundial configurou-se como espaço-laboratório para o encontro, a elaboração e o desenvolvimento de alternativas ao neoliberalismo e à barbárie do capital. Paralelamente às suas edições, na América Latina, concretizaram-se processos políticos que buscavam promover à igualdade e à justiça a partir da mobilização das organizações populares.

É o caso da Bolívia, da Venezuela, do Equador e dos países do cone-sul. Nesses países, a hegemonia neoliberal foi enfrentada e neles buscou-se o reaparelhamento do Estado - atingido pelo ajuste neoliberal - para a promoção do desenvolvimento econômico com redistribuição de renda, geração de empregos, qualificação da oferta dos serviços públicos e, com diferenças entre os casos, algum protagonismo popular.

Tanto as lentes que captaram as imagens como as mãos que as editaram não são neutras, pois participam e propõem visões sobre os acontecimentos filmados, sugerindo leituras. Isso não retira ou afeta o caráter de desvelamento e apresentação da realidade inerente ao documentário. Assim, analisar esses materiais de pouca circulação e de inegável ineditismo na grande mídia é uma forma de produzir um contraponto para a informação oficial: novos conjuntos de informações e outros atores sociais são trazidos ao primeiro plano, o que permite uma visão mais complexa, rica e plural dos processos sociais e dos eventos políticos ocorridos nestes últimos dez anos de história.

Portanto, a realização deste ciclo constitui-se num convite à reflexão sobre o período 2001-2011 a partir do cinema-documentário. Esperamos oferecer uma visão panorâmica do período, trazendo exemplos das crises e conflitos e as experiências alternativas de organização social.

Programação do Ciclo de Cinema:

Dia 24
12h - 4ª Guerra Mundial (Dir. Rick Rowley e Jacqueline Soohen, 2003, 76 min.)
Dia 25
12h - Panelaço - A Rebelião Argentina (Dir. Carlos Pronzato, 2002, 60 min.)
Dia 26
12h - Venezuela Bolivariana: Povo e Luta na 4ª Guerra Mundial (Dir. Marcelo Arreaza, 2004, 76 min.)
Dia 27
12h - Bolívia – A Guerra do Gás (Dir. Carlos Pronzato, 2003, 60 min.)
Dia 28
12h - Haiti: Soberania e Dignidade (Dir. Alejandro Barrientos, 2005, 40 min.)

Programação do Ciclo de cinema: Ditadura e Direitos Humanos na América Latina

No mês de Janeiro irá ocorrer o Ciclo de Cinema do Memorial do Rio Grande do Sul
Confira as datas, filmes e horários:
# Dia 17
12h - Batalha do Chile – O golpe de Estado (Dir. Patricio Guzmán, 1977, 90 min.)
16h - Buscando Allende (Dir. Carlos Pronzato, 2008, 70 min.)
# Dia 18 
12h - Estado de Sítio (Dir. C. Costa-Gavras, 1972, 115 min.)
16h - A História Oficial (Dir. Luis Puenzo, 1985, 112 min)
# Dia 19 
12h - 15 Filhos (Dir. Maria Oliveira e Marta Nehring, 1996, 20 min.) - Apresentações as 12 e 13 horas
# Dia 20 
12h – Condor (Dir. Roberto Mader, 2007, 106 min.)
16h - Guerra Contra a Democracia (Dir. John Pilger, 2007, 96 min.)
# Dia 21
12h - Pra Frente Brasil (Dir. Roberto Farias, 1983, 104 min.)
16h - Arquivos da Cdade (Dir. Felipe Diniz, 2009, 29 min.) - Apresentações as 16 e às 17 horas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Acampamento Intercontinental da Juventude lança logo e convocatória aos jovens

O Acampamento Intercontinental da Juventude divulgou o seu logotipo para a edição 2012.
Junto com a identidade visual, o comitê autogestionário do AIJ lançou também a sua carta convocatória ao jovens.
O texto relembra a história do acampamento desde a primeira edição, também em Porto Alegre, e reafirma a sua função como espaço de debate político democrático e de reunião de todas as lutas da juventude.
Para 2012, a convocatória foca nos temas do Fórum Social Temático e chama a juventude para debater e fortalecer a luta por justiça social e ambiental e para discutir soluções para a crise capitalista.
O AIJ estará localizado no Parque Harmonia, na orla do Guaíba, na capital, durante os cinco dias do FST 2012, a partir de 24 de janeiro.
As incrições para participar do AIJ e para promover uma atividade autogestionária no local seguem abertas em fstematico2012.org.br
As atividades poderão ser inscritas até 16 de janeiro.
Leia abaixo a íntegra da convocatória:
Eu, você e todo mundo 
Jovens rebeldes, guerreir@s, ocupantes, resistentes, indignad@s e libertári@s dos quatro cantos do mundo,
Mais uma vez é hora de nos reunirmos para dialogar, trocar experiências, cantar e gritar a uma só voz nossos hinos de liberdade e transformação. Daqui alguns dias, entre 24 e 29 de janeiro de 2012, em paralelo ao Fórum Social Temático, será erguido novamente o emblemático Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ). E, o mais importante: outra vez em seu berço de gestação e nascimento, a capital gaúcha Porto Alegre.
Após vários anos, estamos de volta aonde tudo começou, para reafirmarmos todas as crenças e lutas que mantêm o AIJ vivo e pulsante, assim como a utopia sempre renovada de um "outro mundo possível", e agora necessário. Temos na mão, outra vez, a possibilidade de dize rque não é esta vida capitalista e sem valores que a juventude das mais diversas culturas e localidades do planeta quer. E contamos com sua energia para encorpar esse coro!
Contexto social
Sem dúvida, muito aconteceu na última década, com mudanças em todos os aspectos. O contexto global atual é bastante diferente daquele que inspirou a criação do FSM, do AIJ e de todos os movimentos e organizações que estas iniciativas oportunizaram surgir, graças à sua capacidade de mobilizar. A própria Porto Alegre, cidade que por muito tempo serviu como referência mundial de práticas e vivências democráticas, já não é mais a mesma.
Esta, não é uma situação exclusiva, pois o capitalismo, mesmo cambaleante em nível global, consegue arrastar parcela significativa dos jovens. Mantidos sem os níveis de educação adequados e com o acesso à cultura limitados, acabam cada vez envolvidos no sistema consumista fomentado pela tecnologia.
Nossa postura
Em contraponto a esta postura alienada e alienante, o AIJ traz consigo o legado de todos nós, que de uma forma ou outra, participamos de sua construção coletiva e plural ao longo da última década. Período este de transformações, mudanças, desafios, quebras de paradigmas e, principalmente, do crescimento, da rebeldia, insurreição social e desobediência civil.
O ano recém findado de 2011 foi, sem dúvida, um dos que mais presenciou "distúrbios sociais" ao redor do globo, não se safando ileso nem os países com maior concentração de renda e poder, como o EUA e seus pares europeus. Países da África convulsionaram diante das organizações juvenis e seu basta às tiranias. E a América do Sul, hoje dominada em grande parte por governos pseudo populares e democráticos, convive com a luta entre defensores do meio ambiente e das liberdades individuais e seus adversários, os caçadores da liberdade de imprensa, latifundiários que aprovam 'códigos ambientais' farsescos e outros crimes sociais. 
Enquanto isso, multiplicam-se as mobilizações e advertências populares, como a dos estudantes chilenos e índios bolivianos. No Brasil, manifestações de rua, descentralizadas e horizontais, marchas da maconha e passeatas anticorrupção e antirepressão ocorrem nos mais diversos estados e cidades do país. São os anônimos, excluídos e invisíveis mostrando sua cara.
Passado inspira o futuro (ou O ciclo se renova)
Ao se construir o primeiro AIJ, ousamos pensar uma cidade "autônoma temporária" com todos os princípios sonhados para uma nova sociedade, com técnicas que respeitam o meio ambiente, trabalho solidário e cooperação. Um espaço de convivência onde se pratica a justiça Social e Ambiental e se consolidam intercâmbios de informações, conhecimentos, trabalhos, atividades culturais e debates; onde os meios de comunicação são acessíveis a todos e a cultura é a essência da contestação não mercantilizada e nem alienada.
Como nas edições anteriores, que rodaram o mundo e multiplicaram a esperança de novos dias mais justos, outra vez voltaremos a viver, durante uma semana 'fora do tempo', uma mescla de utopia, rebeldia, sonho e realidade. Será neste período que poderemos protagonizar de forma verdadeira e autônoma os rumos que queremos para nossa vida e para nosso planeta, além de reafirmar a possibilidade concreta de um mundo sem guerras, de tolerância e respeito a todas as diferenças.
Assim pode ser definido o AIJ 2012: trata-se da renovação do sonho coletivo, do início de um novo ciclo que vivencia os últimos tempos do capitalismo em queda e suas sedutoras mas incoerentes artimanhas de submissão, tais como as ideias de 'governança global', 'desenvolvimento sustentável' e 'economia verde' - as velhas mentiras com novos rótulos, mais coloridos e sonoros.
Nossas tarefas, nosso papel
A força viva e intensa dos acampamentos anteriores fornece acúmulo para que o AIJ canalize os ideais e as práticas contemporâneas rumo a um futuro ainda em construção. Cabe a nós, jovens de hoje, não deixar a luta morrer, reunindo para o diálogo as diferentes juventudes,com a intenção de combate prático e resistência local, nacional e global.
Assim, propomos que as atividades do AIJ 2012 culminem na apresentação de um manifesto da juventude contra o neoliberalismo, esclarecendo pontualmente nossas divergências e discordâncias com relação ao desmonte da educação, à exploração no mercado de trabalho, à falta de acesso a cultura, saúde, meios de transporte e tantos outros temas que nos afetam diretamente no cotidiano.
Desejamos, ainda, construir um calendário de mobilização intercontinental, com ações e campanhas unificadas. A começar pela Cúpula dos Povos e a Rio+20!
A Terra precisa e conta com tua vontade de mudança e força de transformação. É a única esperança dela! Não seja apenas mais um telespectador, seja um JOVEM de ATITUDE, no melhor e mais intenso sentido da expressão!
Nunca esqueça: Nós, unidos somos muito mais do que a soma de cada um!
Comitê Organizador Autogestionário AIJ 2012 - Porto Alegre, janeiro de 2012 
@AIJ2012

Amaury Ribeiro lança Privataria Tucana em POA durante o FST 2012

     O livro do momento no Brasil também marcará presença no Fórum Social Temático 2012. O jornalista Amaury Ribeiro Jr estará em Porto Alegre para lançar sua obra "A Privataria Tucana". O lançamento seguido de debate com o autor acontece no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no dia 25 de janeiro, às 16hs.
     A Privataria é o livro de não ficção mais vendido no país há algumas semanas, fato que até a revista Veja não pode esconder. Em 344 páginas, Amaury conta com detalhes e comprova com vasta quantidade de documentos os crimes de tráfico de influências, evasão de divisas e favorecimento ocorridos durante o processo de privatização realizado durante os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.



Novo Hamburgo divulga programação para o FST 2012

      Novo Hamburgo já definiu a programação do município durante o Fórum Social Temático 2012.
      As atividades vão se concentrar no dia 25 de janeiro, nos pavilhões da FENAC, que estão localizados na Rua Araxá, 505, Bairro Ideal.
     A programação contém palestras, oficinas, mostra de vídeos e o Forunzinho, evento dedicado às crianças.
     O comitê organizador de Novo Hamburgo preparou um sítio com todas as informações sobre as atividades na cidade.
Para mais informações, entre em fstematico2012nh.org.

Ciclo de cinema sobre Ditadura e Direitos Humanos na América Latina

       De 17 a 21 de janeiro o Memorial do RS promove um Ciclo de Cinema sobre os Direitos Humanos. As exibições têm ENTRADA FRANCA.
       Essa atividade é uma preparação para as exposições que tratam dos Direitos Humanos e que se instalarão no Memorial RS na semana de 24 a 29 de janeiro. Cobrindo o período de 1964 até o presente, o ciclo contemplará a conformação das Ditaduras Civis-Militares do Cone Sul, incluindo temas como a organização internacional dos regimes, o papel desempenhado pelos Estados Unidos, as resistências, a tortura, os fatos relacionados a crianças, a Ditadura em Porto Alegre, bem como as reflexões e ações políticas atuais relativas ao direito à memória e à justiça. 
       As apresentações ocorrerão em dois horários diários com diferentes filmes, organizados de forma a evidenciar os casos do cone-sul (Chile, Uruguai, Argentina), primeiramente; para, em seguida, fornecer visões de conjunto a respeito da organização internacional dos regimes repressivos e da participação dos Estados Unidos, e, por fim, apresentar o caso do Brasil, por meio da visão ficcional do cinema - até a questão da Ditadura em Porto Alegre, através de depoimentos. 

A relação de filmes e horários será divulgada durante a próxima semana.

Últimos detalhes para o Fórum Social Temático

                                      Reunião realizada no Memorial do Rio Grande do Sul

Mais informações: Fórum Social Temático
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...